Topo

Brasil está classificado, mas parte mais importante da 1ª fase está por vir

Leandro Carneiro

Do UOL, em Trieste (Itália)

25/09/2014 10h00

O Brasil garantiu a classificação na manhã desta quinta-feira para a segunda fase do Mundial. Mas, o regulamento da competição não permite que as atletas relaxem nos dois jogos finais ainda em Trieste, na Itália.

Como é provável que Sérvia e Turquia sigam para a próxima fase da competição, os resultados conquistados no sábado e domingo seguirão valendo para a classificação. Ou seja, dois das três primeiras partidas devem ter seu placar desconsiderado.

“Acho que agora fico feliz por estar classificada, mas não estamos nem pensando nisso, a gente sabe que o foco grande é a Turquia e o time da Sérvia, sabe que são grandes jogos pela frente”, disse Fabiana.

“Claro que o mais importante é classificação, mas a gente busca evolução a cada partida. Vai eliminando adversários e a dificuldade vai aumentando. Agora tem dois adversários muito difíceis, a gente precisa buscar melhorar e na próxima fase, a mesma coisa, só vamos encontrar mais pedreira”, completou Fernanda Garay.

A Sérvia, último adversário desta fase, pode ser um duelo direto também pela primeira posição do grupo. Até agora, a seleção brasileira leva vantagem por não ter perdido nenhum set, enquanto as sérvias precisaram de um tie-break contra a Bulgária (o que fez a equipe perder um ponto), além de perder uma parcial para a Turquia.

O técnico José Roberto Guimarães disse que já esperava por essa situação mais tranquila nos jogos contra Camarões e Canadá, e ressaltou a importância dos dois próximos jogos.

“A gente sabia que o primeiro jogo seria o jogo complicado por causa da estreia como foi contra a Bulgária. Nesses dois, sabíamos que ia passar com tranquilidade e agora vem a parte mais difícil que é o jogo contra a Turquia, adversário de nossa última derrota, e depois a Sérvia, que vem já de duas vitórias contra adversários importantes. Agora, são jogos que vão contar muito para classificação do grupo, precisamos ter carinho muito grande principalmente em alguns fundamentos como saque, bloqueio e os contra-ataques”, afirmou.

No Mundial feminino, assim como aconteceu entre os homens, as seleções carregam os resultados da primeira fase para a segunda, exceto os placares construídos contra os times eliminados.

Nesta fase, o Brasil terá duelos contra os quatro classificados do grupo C, que tem Rússia e Holanda na liderança até agora. As duas seleções europeias ganharam suas duas partidas.

Apenas os três melhores colocados da segunda fase chegam à terceira fase, quando dois novos grupos serão montados.