Topo

Zé Roberto faz reunião com atletas antes de decisões. Jaque fica fora

Leandro Carneiro

Do UOL, em Verona (Itália)

03/10/2014 17h18

Um dia antes de entrar em quadra para enfrentar a Rússia, na reedição da final o último Mundial, o técnico José Roberto Guimarães fez uma reunião com suas atletas e comissão técnica antes do treino. A exceção ficou por conta de Jaqueline.

Antes de iniciar as atividades em Verona, o treinador passou meia hora conversando com todos. Segundo o técnico, a reunião não teve nada demais, foi apenas para corrigir os erros de marcação que aconteceram contra a Holanda e para falar sobre o duelo deste sábado.

“Foi sobre o jogo de ontem, sobre a marcação, sobre as jogadoras que elas tinham dado opção de marcar e a gente estava falando exatamente sobre isso. Nosso time precisa jogar como um todo, principalmente contra a Rússia, precisa dar uma distribuída para não sobrecarregar ninguém. É em relação ao jogo de ontem que a gente não conversou e sobre o de amanhã”, disse o treinador.

Durante o papo, foi possível perceber que pelo menos duas atletas deram as opiniões sobre o jogo, casos da capitã Fabiana e de Dani Lins. A levantadora inclusive teve uma reunião particular com o técnico depois que a conversa com todos foi encerrada.

A exceção na conversa ficou por conta de Jaqueline, que não esteve no ginásio com as demais atletas nem para a reunião, nem para o treino.

“Ela está indisposta, nada físico, mas teve uma indisposição estomacal”, completou.

Quando o treino foi iniciado, a comissão técnica demonstrou uma preocupação para não forçar atletas, como Fe Garay, que ficou fazendo compressa de gelo no ombro direito.

“Excesso de jogo, não pode chegar no treino seguinte e ‘pau’, que tem jogo amanhã e jogo no outro dia. Se não tiver cuidado de tentar preservá-las, você corre o risco de estourar. Como a gente tem esse cuidado de avisar se tiver alguma dúvida, para não agravar. É melhor prevenir do que remediar depois”, finalizou o técnico.

Além da Rússia no sábado, a seleção brasileira ainda enfrenta os Estados Unidos no domingo. As três equipes, junto com a Sérvia, brigam por três vagas na próxima fase.