Topo

Brasil inicia terceira fase contra única mulher treinadora do Mundial

Lang Ping é a única treinadora mulher do Mundial - fivb
Lang Ping é a única treinadora mulher do Mundial Imagem: fivb

Leandro Carneiro

Do UOL, em Milão (Itália)

08/10/2014 06h00

A seleção brasileira de vôlei feminino encontrará uma novidade em seu primeiro jogo na terceira fase do Mundial. Será a primeira vez que a equipe comandada por Zé Roberto Guimarães terá uma treinadora no banco de reservas adversário.

Lang Ping, treinadora da seleção chinesa, foi a única representante do sexo feminino a aparecer como técnica durante a competição deste ano. Já experiente no vôlei, ela é alvo de elogios por parte de Zé Roberto.

“Lang Ping tem feito bom trabalho por onde passa, foi nos EUA que levou à final olímpica, passou pela Itália e Turquia, agora voltou para China e pegou um time do ciclo passado e mais algumas jovens, mas um time que está evoluindo. Ela está conseguindo ensinar muita coisa importante, principalmente para as mais jovens”, disse o treinador brasileiro.

Vivendo de vôlei desde 1973, quando assinou seu primeiro contrato na modalidade como atleta, Ping tem como principais resultados as medalhas de ouro na Olimpíada de 1984 e no Mundial de 1982, ainda como jogadora.

Como treinadora, seus principais resultados vieram nas Olimpíadas. Primeiro, em 1996, pela China, ela ficou com a prata. Já em 2008, pelos EUA, ela acabou derrotada na decisão pelo Brasil.

É justamente essa experiência nos Estados Unidos que faz Zé Roberto falar que sua adversária conseguiu fazer uma boa combinação de dois estilos.

“Ela mostra bem sua filosofia de trabalho, acho que ela é uma mistura de oriental e ocidental. Essa mistura dá muito certo também. Ela viveu nos EUA, viveu em vários lugares do mundo, ela ampliou seus horizontes. Os times que são treinados por ela são times bastante eficientes”, completou.

Ping retornou ao comando da seleção chinesa em 2013. Sua primeira passagem foi interrompida em 1999, por problemas de saúde.

E ela tem feito um bom trabalho no Mundial. Nas duas primeiras fases, a China só foi derrotada na última rodada da segunda, quando enfrentou a Itália, dona da casa.

Brasil e China entram em quadra nesta quarta-feira pela primeira rodada da terceira fase às 12h30. As duas equipes ainda enfrentarão a República Dominicana nos grupos.