Topo

Zé Roberto critica arbitragem após derrota: "mais nervosos que jogadoras"

Leandro Carneiro

Do UOL, em Milão (Itália)

11/10/2014 14h48

O técnico José Roberto Guimarães criticou a arbitragem da partida entre Brasil e Estados Unidos, mas fez questão de não colocar a culpa da derrota nos árbitros. Depois da partida, vencida por 3 a 0 pelos americanos, o treinador exaltou a inexperiência dos juízes que comandaram o duelo.

“Já começou errado porque Estados Unidos estava fora de posição nos dois primeiros pontos. Incrível que a juíza estava mais nervosa do que todo mundo no jogo, porque eles não estão acostumados a arbitrar partida desse tipo. É complicado falar de arbitragem, depois tivemos oito erros no segundo set, para os dois lados. Mas, o dois toques que não existiu, Jaque e Thaísa que foram recuperar a bola, pecado porque estraga um pouco espetáculo”, disse o treinador.

Ao comentar a arbitragem, o treinador explicou o que o levou a invadir a quadra em algumas oportunidades. Segundo Zé Roberto, ele estava tentando acalmar os juízes.

“Ele estava tão nervoso que ele queria acelerar o jogo, as vezes que entrei na quadra foi para acalmar um pouco. Não queria que ele acelerasse, porque ele queria que o jogo passasse rápido e não é assim. Houve um erro, houve reclamação dos dois lados e aí tem que: ‘segura ali e retoma’. Mas independente disso os EUA jogou melhor”, completou.

Jaqueline também não quis colocar a culpa na arbitragem, mas ressaltou que os juízes acabaram tirando o Brasil do jogo.

“Achei que a arbitragem pecou e acabou tirando a gente do jogo. Uma cosia que a gente não podia ter deixado acontecer. A arbitragem hoje me decepcionou e, com certeza, decepcionou todo o grupo. Sei que isso não é desculpa, mas isso acaba tirando uma ou outra jogadora do jogo. É decepcionante você atacar uma bola, como aconteceu com uma bola minha no primeiro set que tocou no bloqueio e ele marcou que não. Acaba todo mundo entrando no meio de uma confusão. A gente não conseguiu se ajustar”, afirmou a atleta.

O Brasil volta à quadra neste domingo para o duelo pelo terceiro lugar. O rival será a Itália, que perdeu a outra semifinal para a China por 3 sets a 1.