Topo

Companhia diz que só tirou gigante russo de avião por insultos à tripulação

Do UOL, em São Paulo

16/03/2017 10h46

A companhia aérea Pobeda publicou um comunicado na qual informa não serem verdadeiras as informações divulgadas de que o jogador de vôlei Alexander Kimerov, de 2,15m, foi retirado do avião que operava a rota Samara-Moscou em virtude de seu tamanho.

De acordo com a empresa, a remoção do atleta da aeronave só foi feita pela polícia aeroportuária pois ele proferiu diversos insultos contra membros da tripulação, os ameaçou de agressão e ainda prometeu que iria causar confusão durante o voo. 

A Pobeda informa ainda que em nenhum momento o jogador pediu para trocar de assento com outra pessoa - como havia justificado - e intencionalmente ocupou um lugar ao qual não teria direito. Este assento ficava na saída de emergência e por oferecer maior espaço para as pernas custava mais caro.

Ao ser obrigado a retornar ao seu assento original, Kimerov esticou as pernas no corredor e impediu a circulação pelo corredor. De acordo com a companhia isso viola as leis de segurança aérea, que exigem possíveis rotas de evacuação livres de qualquer obstáculo.

A partir daí, o jogador passou a insultar repetidamente os membros da tripulação pedindo mais conforto e atenção do que os outros passageiros alegando ser uma celebridade. Ele também teria prometido fazer um "show" no ar e criar confusão. Foi então que a polícia local foi acionada para retirá-lo da aeronave.

"A Pobeda Linhas Aérea informa que Kimerov estava voando com outros atletas de sua equipe, que não eram inferiores a ele em altura. Entretanto, seus colegas ficaram quietos em seus assentos e não arrumaram confusão", diz trecho do comunicado.

A Pobeda informou ainda que entrará com uma ação judicial contra o atleta cobrando-o pelos gastos devido ao atraso de mais de 27 minutos no voo, que provou um efeito cascata nos outros operados pela companhia.

"A Pobeda é um membro do Grupo Aeroflot (estatal) implementando um projeto clássico de low-cost. O objetivo da companhia é melhorar o deslocamento da população e acesso a diversas regiões da Rússia", diz.

A companhia afirma que todo passageiro é livre na hora da aquisição do bilhete ou no check-in de pagar valores extras para ter mais benefícios durante o voo.