Nem água tira: segredos da maquiagem blindada e opções de produtos seguros

Pode esfregar, jogar água e até passar demaquilante. Nada é capaz de tirar a maquiagem blindada. A técnica, que foi criada e popularizada pela maquiadora Natanne Rosa, promete deixar a sua maquiagem à prova de tudo, inclusive de água.

Desde que a técnica foi criada em 2020, outras marcas passaram a criar suas próprias maquiagens. No início, o objetivo era atender noivas, mas hoje os produtos já são utilizados por qualquer pessoa.

A pergunta que fica é: o que tem na base para que ela fixe tanto na sua pele? De acordo com a Geisa Costa, médica dermatologista e diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center, os produtos da maquiagem blindada, como a base, têm entre sua composição conservantes à base de silicone.

"Esses elementos fazem a maquiagem colar a tal ponto na pele que ela não sai com água e nem encostando. Este tipo de produto cria um tipo de barreira fina de plástico, como as máscaras de limpeza de pele."

Cuidados com a pele

Antes de aplicar o corretivo ou a base da maquiagem blindada, esteja com a pele bem hidratada e limpa. Na hora da aplicação dos produtos, use pouca quantidade para não ficarem muitas camadas na sua pele. A base é o item mais importante para montar esse tipo de maquiagem. O rímel à prova d'água ajuda a compor a make. Para tirar tudo isso você vai precisar de mais de um produto. Para te ajudar, listamos os produtos mais indicados para que sua maquiagem não saia nem com água ou suor.

Este tipo de maquiagem pode até durar muito e não sair nem no banho — blogueiras mostraram isso diversas vezes —, mas nem por isso você deve ficar muito tempo com ela, segundo a Dra. Geisa. "A pele é um órgão humano vivo que necessita fazer trocas constantes. Se ela ficar constantemente blindada, pode gerar tipos de irritações, como acne mecânica, por obstrução dos poros, ou dermatite de contato."

Continua após a publicidade

Não é só com a base que você deve ter cuidado e tirar assim que possível. O rímel à prova d'água, se retirado da forma errada, pode causar uma obstrução no canal lacrimal e, em casos mais graves, causar um quadro de blefarite crônica.

A indicação é que você use esse tipo de maquiagem apenas uma vez na semana, tire assim que puder, e deixe a pele respirando no dia seguinte, sem nenhum tipo de maquiagem, mesmo que seja aquela comum, que você está acostumada.

Como tirar

Para tirar a maquiagem blindada: primeiro use um sabonete normal, sem esfregar, apenas para tirar a primeira camada. Na sequência use um produto à base de cleansing oil ou à base de cleansing balm. O que restar, você pode tirar com um demaquilante ou água micelar.

Continua após a publicidade

Só água e sabão não são suficientes para tirar o rímel à prova d'água, por isso a maquiadora profissional Juliana Rakoza recomenda usar produtos à base de cleansing oil ou à base de cleansing balm.

Deixe seu comentário

Só para assinantes