Alexa mais esperta: comparamos a nova geração da Echo Show 5 com a antiga
Marcella Duarte
Do Guia de Compras UOL
30/10/2023 04h00
Este ano, a Amazon lançou a terceira geração do Echo Show 5, seu menor alto-falante com tela, equipado com a assistente virtual Alexa. A promessa é que, com um novo processador e outras melhorias, o dispositivo esteja mais "esperto".
Compacto, o Echo Show 5 é ideal para o quarto, mesa do escritório ou na cozinha —dá para assistir a vídeos de receitas enquanto faz a preparação. O Guia de Compras UOL comparou os dois modelos para ver o que mudou na prática e se vale a pena investir no mais recente.
Relacionadas
Está disponível nas cores preto ou branco e também é possível adquirir um suporte articulado, que é ótimo para posicionar o aparelho no ângulo mais adequado, além de oferecer uma saída USB-C para carregamento de celular.
O que a terceira geração da Echo Show 5 tem de bom?
Eu, pessoalmente, gosto muito de usá-lo como um tipo de rádio relógio, na mesa de cabeceira ao lado da cama. Consigo, por exemplo:
- controlar as luzes do quarto
- ouvir músicas ou podcasts antes de dormir
- pedir notícias ao acordar
- perguntar a previsão do tempo
- configurar alarmes e timers
- fazer uma chamada de vídeo com meus pais
- monitorar meu gato pela câmera quando não estou em casa
- colocar fotos, como um porta-retratos digital
O que mudou na terceira geração?
À primeira vista, eles são idênticos: uma tela de 5,5 polegadas com um alto-falante projetado para trás. Colocando lado a lado, porém, dá para perceber que o novo Echo Show 5 tem um acabamento mais refinado e é um pouquinho mais longo do que a versão anterior. Isso para acomodar um falante mais potente (1,75 polegada) que, de acordo com a empresa, oferece "vocais mais limpos e baixos mais profundos".
Mas a maior mudança está por dentro: o processador AZ2 Neural Edge da Amazon, que equipa os dispositivos mais recentes da linha. Esse chip possui aprendizado de máquina e detecção de fala aprimorados e, aliado à atualização dos microfones do aparelho, garante que a Alexa reconheça seus comandos e responda mais rápido.
Isso é algo de que muitos usuários, inclusive eu, queixavam-se sobre a segunda geração do Echo Show 5: às vezes, ele simplesmente não te ouve ou demora vários segundos para executar uma ação, como ligar uma luz.
Além disso, o som é um pouco abafado e, nos volumes mais altos, distorcido. Fico satisfeita em ver esses pontos um tanto irritantes sendo aprimorados.
Prós
- Novo processador: respostas até 20% mais rápidas
- Arranjo de microfones aprimorado: te ouve melhor
- Alto-falante interno maior: mais volume e qualidade sonora
Contras
- Mais caro
- Resolução da câmera segue baixa (2 MP)
Qual devo comprar?
Ambos têm as mesmas funções de casa inteligente. Mas, de fato, a terceira geração nos ouve melhor e responde mais rápido. A qualidade sonora também está notavelmente melhor, com um som mais potente e sem distorções.
Só faltou uma câmera aprimorada, mas ela segue a mesma de 2 MP do modelo anterior —o que é OK para fazer videochamadas em uma tela desse tamanho.
Essas mudanças, apesar de muito bem-vindas, não são suficientes para fazer alguém trocar seu Echo Show 5 "antigo", a não ser que apareça uma grande promoção (alerta de Black Friday chegando), mas são relevantes o bastante para quem ainda não tem um. Então, vale pagar um pouco a mais na terceira geração e garantir a tecnologia mais avançada.
E, para aqueles que preferem uma tela maior, com mais qualidade nas chamadas e também para assistir a vídeos, os Echo Show 8 e o Echo Show 10 são boas opções.