Adeus, oleosidade: shampoo a seco me salvou nos dias corridos e em viagens

Quem tem cabelo oleoso sabe o desafio que é mantê-lo bonito e com aspecto limpo até o fim do dia. Eu entro nessa conta, então faz parte da minha rotina lavá-lo todos os dias — o que nem sempre é recomendado. Mas isso ficou mais difícil depois que passei a trabalhar em São Paulo alguns dias na semana.

Moro no Rio de Janeiro, e o trajeto casa-rodoviária-trabalho começa a deixar os meus cabelos mais oleosos do que o normal, com aquela sensação de "sujo" mesmo tendo lavado antes de viajar. Para tentar amenizar esse aspecto, resolvi testar o shampoo a seco da marca Océane, que promete ser o melhor amigo das rotinas corridas — que é o meu caso.

Imagem
Imagem: Ana Carolina Cardoso/UOL

O que ele tem de bom?

Praticidade. Usei o produto por três semanas. Consigo concluir que ele cumpre a promessa de amenizar a oleosidade da raiz e deixar os cabelos com a sensação de limpos.

Perfume. Ele é muito cheiroso e tem a fixação ideal para passar uma manhã com o cabelo perfumado (depois de algumas horas, o aroma começa a diminuir).

Custo-benefício. Ele tem 150 ml e dura bem mesmo com uso diário. Usei quase todos os dias durante essas três semanas e ainda tem produto na embalagem para finalizar o mês.

Vegano e tem fórmula cruelty free. Ele também é livre de petrolatos e parabenos, evitando danificar os fios na sua aplicação.

Continua após a publicidade

Volume aos fios. Observei ainda que ele funciona bem para segurar penteados do dia a dia. Ele não chega a pesar nos cabelos e consegue dar um volume legal quando aplicado na raiz e um pouco no comprimento.

Para testar essa função, apliquei no cabelo semipreso, dando o efeito mais coladinho na raiz e mais volumoso na parte solta. Funcionou bem e não ficou aquele efeito de cabelo com laquê.

Por dentro dos meus testes

O produto é em formato de spray, e deve ser aplicado no cabelo seco com aproximadamente 20 cm de distância do couro cabeludo.

Após a aplicação, é necessário massagear os fios para espalhar o produto, pois ele fica inicialmente com aquele resíduo branco.

Resíduo na aplicação do shampoo
Resíduo na aplicação do shampoo Imagem: Ana Carolina Cardoso/UOL

No primeiro momento, não senti o produto absorver todas as impurezas e precisei aplicar mais uma vez para começar a funcionar. Então, se o seu cabelo estiver muito oleoso, recomendo uma aplicação mais intensa na raiz dos fios.

Continua após a publicidade

Ele funciona bem na função de "esconder" a oleosidade da raiz e não pesa muito o cabelo. Os fios ficam soltinhos assim que ele termina de absorver o produto, além de muito cheirosos. Porém, ao longo do dia, o produto vai perdendo o efeito e é necessário reaplicar se você quiser ter aquela sensação perfumada e de limpeza.

Na minha experiência funcionou melhor da seguinte forma: aplicação no início do dia para garantir o efeito "limpo e cheiroso", e depois reaplicar à tarde para diminuir o aspecto oleoso até o fim do dia de trabalho.

Para quem ele vale a pena?

Segundo o site Océane, o produto é recomendado para todos os tipos de cabelos, sendo liso, cacheado ou crespo, e para os naturais ou coloridos.

O meu cabelo é liso e está na sua cor natural, e não senti ressecar ou danificar os fios mesmo com o uso quase diário nessas três semanas.

Continua após a publicidade

Ele é uma boa opção para quem não quer/não pode lavar o cabelo todos os dias, ou para quem fez algum exercício físico e tem algum compromisso depois.

Mas é importante reforçar novamente que o efeito dele varia de acordo com o "estado" do cabelo, então quanto mais oleoso, menos durabilidade ele terá.

Perfume capilar é um plus

Gostei tanto do perfume dele que quis ter esse cheiro mesmo nos dias em que estava com o cabelo lavado e não precisava do shampoo a seco. Por isso, resolvi testar também o Perfume Capilar da mesma linha da Océane.

Foi ótimo. Apliquei o produto no cabelo seco, da raiz até as pontas, e com poucas borrifadas já senti o banheiro inteiro perfumado. No dia a dia achei a fixação da fragrância dele mais forte do que a do shampoo, mas, conforme o dia vai passando, ele também fica mais sutil.

A prova de fogo foi no show do The Weeknd no Rio de Janeiro. Choveu o tempo todo. Apliquei o perfume no cabelo todo antes de sair. Assim que cheguei ao local do evento, já começamos a enfrentar o temporal.

Continua após a publicidade

Foram quase três horas de chuva forte — e o produto resistiu. No fim do show eu (e quem estava comigo) ainda sentia o perfume.

Imagem
Imagem: Ana Carolina Cardoso/UOL

O produto custa o mesmo valor do que o shampoo a seco no site da marca (R$ 39), mas a embalagem do perfume é menor, com 60 ml. Comprando os dois itens em um kit, você consegue 30% de desconto e leva por R$ 54,60.

Curte produtos de beleza, moda e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no X (ex-Twitter - @ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.