Redmi Note 12: por que este celular é boa opção para quem quer gastar pouco
Aurélio Araújo
Colaboração para o Guia de Compras UOL
10/11/2023 04h00Atualizada em 10/11/2023 16h49
Se você está procurando um celular barato e com câmeras de qualidade comprovada, o Redmi Note 12, da fabricante chinesa Xiaomi, pode ser uma boa pedida. O produto foi destaque na live do Guia de Compras UOL de terça-feira (7), que exibiu diversas ofertas do "esquenta" da Black Friday.
Com desconto, o Redmi Note 12 está saindo por menos de R$ 1.000, e são poucos os smartphones de qualidade oferecidos nessa faixa de preço no mercado. Ele é considerado um celular da linha mais básica da Xiaomi, mas ainda assim cumpre bem o papel ao qual se propõe.
Relacionadas
Por que ele vale a pena?
A primeira coisa que chama a atenção nesse modelo são suas câmeras. Na parte traseira, são três: um sensor principal de 50 MP, uma lente ultrawide de 8 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Já a sua câmera frontal é de 13 MP.
Quando falamos em MP, estamos falando em "megapixels", uma medida de resolução do número de pixels que pode ser capturado pelo sensor de uma câmera. Na prática, isso significa que um número de MP mais alto pode capturar mais detalhes em cada clique.
Só isso não garante uma qualidade de foto melhor, porque ela também depende dos sensores, do tamanho dos pixels e da capacidade de processamento do aparelho. Ainda assim, é um bom indicativo.
A câmera frontal, é claro, serve para produzir selfies. Já a câmera traseira combina esse conjunto para produzir imagens da seguinte forma: o sensor principal é o maior responsável pela produção de imagens, aplicando seus muitos MP para fazer fotos. Já a lente ultrawide é acionada para capturar alvos mais amplos nas fotos, como fotografias de paisagens, arquitetura ou de grandes grupos.
Por fim, o sensor de profundidade é um dispositivo usado para medir a distância entre o celular e os objetos em quadro, ajudando a focar no que está próximo e "borrando" o fundo.
Tudo isso nos leva a concluir que o conjunto de câmeras do Redmi Note 12 é bastante competente para sua faixa de preço, especialmente pelo sensor principal com 50 MP, que oferece condições de produzir boas fotos.
Outro ponto de destaque é sua tela AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz. A tecnologia de display AMOLED tem várias vantagens sobre telas de LCD, como mais contraste, densidade de pixels e cores vibrantes. Já a taxa de resolução da tela é o que dita a fluidez com que as imagens aparecem. Portanto, quanto mais alto esse número, melhor. É uma característica de destaque desse modelo.
O Redmi Note 12 tem 128 GB de armazenamento, o que significa que ele tem uma boa capacidade de memória e não deve ficar "lotado" de arquivos facilmente.
Ele ainda conta com 6 GB de memória RAM. Essa memória é importante para garantir que o sistema funcione de maneira eficaz e rápida, já que ela lida diretamente com as tarefas em uso naquele momento. Quanto maior a memória RAM, mais rapidamente você pode abrir um app ou arquivo.
O que diz quem já comprou
Na Amazon, esse celular possui a nota de 4,8 estrelas, de 5 possíveis. 86% dos que compraram ficaram satisfeitos o suficiente para dar a nota máxima, enquanto apenas 2% deram a nota mínima de 1 estrela. Veja abaixo alguns comentários de consumidores:
Este é um ótimo celular custo benefício para aquele tipo de pessoa que está precisando de um bom aparelho e não sabe qual comprar. (...) Essa tela AMOLED de 120 hz é incrível para jogos e atividades do dia a dia. (...) Câmera: Achei incrivelmente bom para o nível de preço desse aparelho, esses 50 MP ajudam muito na qualidade das fotos
Pedro Brito
Pesquisei muito uma opção boa de smartphone para substituir o meu antigo. Após muitas consultas, encontrei esse, li as informações e assisti alguns vídeos sobre ele, e como disseram... ELE É SIMPLESMENTE SENSACIONAL e isso é fato. Ele tem uma coisa que os grandes top de linha têm que é uma excelente taxa de atualização na tela de 120 Hz, uma fluidez boa e absurda. Sua memória interna de 128 GB é boa demais, suporta bastante coisa, mas claro que é necessário moderar o uso e não enchê-la. Possui 6 GB de RAM com até 6 GB de expansão pegando da memória interna (o que pra mim, não interfere em nada, portanto, recomendo desativar) o que nesta faixa de preço é sensacional, celular roda liso e é compatível com praticamente tudo que é aplicativo."
Eduardo de Oliveira
O produto superou as expectativas pelo custo-benefício. Super rápido ao mexer, as fotos são bem nítidas e a gravação também é ótima. (...) Valeu muito a pena compra-lo e o preço está ótimo para um celular tão robusto. Parabéns Xiaomi!
Dani
O aparelho é bonito e serve bem às necessidades de quem costuma usar um celular do tipo intermediário.
Israel Rocha
O celular é bom e atende bem para o uso do dia a dia com redes sociais e jogos que não exigem muito. Um Call Of Duty, por exemplo, não roda com os gráficos 100%, mas dá para jogar tranquilo. A bateria dura bastante e a qualidade do material é boa. Pra quem busca alta qualidade nas fotos e vídeos, ele não irá atender. Não que as fotos e os vídeos fiquem ruins, mas para quem trabalha com redes sociais e precisa de qualidade, melhor investir num modelo com mais qualidade de câmera.
Douglas Moura
Live shop
A live shop do Guia de Compras UOL traz uma curadoria especial de produtos. Durante a transmissão, você fica sabendo os detalhes de cada um dos itens e consegue fazer a compra na hora, diretamente dos parceiros. É possível assistir pelo link http://uol.com.br/liveshop e pelos canais do UOL no Youtube, Facebook e Tik Tok
O programa é uma coprodução do UOL com o estúdio Live Cake, especializado em live shop. Gostou? Então fique ligado que toda terça-feira tem live shop.
Para ficar por dentro das principais ofertas da internet, acompanhe o Monitor de Ofertas UOL, que seleciona diariamente grandes descontos em diversos produtos. Siga o Monitor de Ofertas também no X, (ex-Twitter).