Cabelo macio em 15 minutos: testei recarga de queratina e me surpreendi
Rebecca Vettore
Colaboração para o Guia de Compras UOL
13/11/2023 04h00
Dependendo do tipo do seu cabelo, o tempo de hidratação pode variar bastante. O meu naturalmente tem a raiz oleosa e as pontas ressecadas. Quando faço mechas, muda bastante e fica com a raiz menos oleosa e as pontas mais críticas.
Como faço uso de química há mais de 10 anos, estou acostumada a fazer hidratação mensalmente. Por conta do valor alto cobrado no salão de beleza, sempre busco um hidratante bom e confiável para deixar meu cabelo bonito e bem cuidado. Foi em uma dessas buscas que achei a recarga de queratina brasileira da Novex.
Assim que usei, senti meus fios instantaneamente mais hidratados, da raiz até as pontas. A hidratação nas pontas foi a que se manteve por mais tempo, cerca de uma semana depois da aplicação.
Mas atenção, se você também tem cabelo oleoso, evite passar o produto na raiz. A minha ficou mais pesada depois do enxágue. Por isso, conte uns três dedos e faça a aplicação. Espere entre 10 e 15 minutos. Depois enxágue o produto e seu cabelo estará pronto. Caso você goste de secar os fios com secador, a recarga vai protegê-los.
Para quem é o produto
Indico a recarga de queratina para todas as pessoas que querem deixar o cabelo mais solto, com vida e hidratado.
Quem tem pressa também vai gostar do produto, porque ele é bem fácil de aplicar e age rápido. A hidratação se mantém por alguns dias no cabelo todo. Vale bastante a pena.
Respeite o tempo de uso do produto
Arainy Antunes, professora do curso de Estética e Cosmética da Estácio, explica que é normal sentir os fios mais pesados e enrijecidos após o uso. O momento de aplicar a recarga pode variar bastante dependendo de como está seu cabelo. No caso, o meu não estava tão desidratado assim e nem uso secador com frequência.
De acordo com a especialista, o tempo entre uma hidratação e outra pode variar de uma vez por semana para cabelos mais danificados, até 30 ou 45 dias para os fios menos danificados. Se tiver dúvidas, consulte um especialista.
"Essa proteína é extremamente importante porque constitui 90% da nossa estrutura capilar. Por isso, se ela estiver em falta precisa ser reconstituída. Cuidado só para não usar demais, porque quando a reconstituição acontece em excesso também há um risco de danificar seu cabelo", explica Arainy.
Use só a quantidade necessária
Como o produto tem a consistência meio oleosa, é fácil se perder na quantidade que precisa ser aplicada em cada mecha. Eu apliquei bastante e isso também ajudou a deixar meu cabelo mais pesado.
Para que serve a queratina?
De acordo com Arainy, a queratina é uma proteína extremamente importante. Ela está presente na segunda camada dos cabelos. Quanto mais usamos produtos que causam dano para o cabelo, mais esta proteína, responsável por deixar os fios nutridos e com aspecto elástico, acaba sendo perdida. Fazer escova, pintar, descolorir e passar chapinha reduz a queratina.
Uma das formas de fazer essa recuperação e reestruturação dos fios é usando cremes hidratantes ou itens como a recarga de queratina. Antes de decidir usar este produto faça a seguinte análise: meu cabelo está ressecado, desestruturado, com muito frizz, opaco e sem elasticidade? Se a maioria das respostas foi positiva, pode usar o produto.