Pote hermético a vácuo conserva mais os alimentos? Nós testamos
Julia Guglielmetti
Colaboração para o UOL
01/12/2023 04h00
Sou a louca da organização de cozinha e, como vegana, consumo muitas frutas e vegetais. Nem sempre é uma tarefa fácil manter tudo dentro da validade na geladeira. Quando vi que a Electrolux lançou, há algum tempo, potes herméticos com bomba de vácuo, fiquei muito curiosa para testar.
A promessa do fabricante é que o produto ajuda a conservar os nutrientes e os alimentos por até cinco vezes mais tempo, evitando o desperdício e preservando a textura e o sabor.
Relacionadas
Como são os potes com bomba a vácuo?
No conjunto vem dois potes e uma bombinha, que também pode ser usada em sacos reutilizáveis da marca, e um cabo USB para o carregamento da bateria.
Os potes são feitos de plástico bem resistente. Há uma válvula de borracha na tampa, é só encaixar a bomba e pressionar o botão do topo. Logo ela começa a fazer um barulhinho, o que indica que está tirando o ar de dentro do recipiente. Se você tentar abrir a tampa, não vai conseguir. Primeiro é preciso levantar a válvula para liberar o ar.
O uso da bomba é bem fácil e intuitivo. Por ela ser pequena, dá para guardar na cozinha sem comprometer o espaço dos gabinetes.
Na tampa também tem um seletor de data, pra você saber quando foi que armazenou a comida e, na lateral, há uma alça para guardar os potes encaixados na porta da geladeira. Achei que esse detalhe é uma ótima sacada, principalmente para pessoas como eu, que precisam da geladeira sempre arrumada.
Comparando com outros potes
Para saber se o produto realmente preserva melhor os alimentos, fiz um teste usando folhas de alface. Separei em dois potes a vácuo, em dois potes herméticos de vidro com tampa de bambu e em dois potes herméticos de plástico. Metade deles foi para a geladeira e a outra parte ficou de fora.
Depois de três dias, as alfaces dos que ficaram em temperatura ambiente estavam com pontos escurecidos. O modelo que melhor preservou foi o de vácuo, em segundo lugar ficou o de plástico e, por último, o de vidro.
Com o passar dos dias, essa ordem se manteve e, depois de uma semana, já estava tudo estragado.
Os três potes que foram armazenados dentro da geladeira ficaram lado a lado, na última prateleira. Depois de uma semana, todas as folhas estavam com aparência de nova, em todos os recipientes.
Depois de 12 dias, manchinhas pretas começaram a aparecer, mas foi difícil identificar qual estava melhor. Analisando criteriosamente, deu para perceber que a alface de dentro do modelo a vácuo estava ligeiramente mais bem conservada do que as demais. Portanto, sim, o produto cumpre o que promete.
Vale a pena?
Se você é uma pessoa que gosta de cozinhar para a semana toda, com certeza vai gostar desses potes. Me vejo guardando salada, frutas cortadas e refeições prontas neles. Como o preço pode ser um empecilho para uma boa quantidade de recipientes, vale ter menos e usá-los para armazenar aquilo que vai demorar mais para comer.
Se o valor estiver fora do seu alcance, os outros produtos testados —potes de plástico e de vidro— também mostraram que conservam muito bem os alimentos, valem o investimento e são bem mais baratos.
Curte produtos de casa e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).