'Alexa' a partir de R$ 224: testamos dois modelos para te ajudar a escolher
Marcella Duarte
Do Guia de Compras UOL
14/12/2023 04h00
Este ano, a Amazon lançou novos modelos de seus alto-falantes famosos equipados com a famosa assistente de voz Alexa. Entre eles, estão o Echo Dot e o Echo Pop, os dois menores e mais acessíveis da linha.
E eles estão ainda mais baratos neste final de ano, com as ofertas de Natal, a partir de R$ 224,10. O Guia de Compras UOL testou os dois modelos para te ajudar a escolher qual garantir.
Relacionadas
Echo Pop: o baratinho
A promessa é que o Echo Pop ofereça um tempo de resposta 20% mais rápido em comparação com os dispositivos anteriores. Mas é algo sutil; em nossos testes, não conseguimos perceber essa diferença de maneira tão significativa.
Com design em formato de "metade de laranja", com os alto-falantes projetados para frente, é ideal para cantos e ambientes menores, como a mesa de cabeceira do quarto ou até a bancada do banheiro. Também é uma opção legal para presentear crianças.
Em comparação com o Echo Dot (que é uma esfera completa), porém, o Echo Pop tem qualidade de áudio inferior.
Echo Dot: som mais potente
Se você busca uma melhor qualidade de som, vale investir no Echo Dot, que tem alto-falantes maiores que dão a volta toda no aparelho. Ele oferece um som mais alto, nítido e com graves mais potentes, além de alguns recursos extra.
Graças a um acelerômetro, é possível dar comandos com batidinhas no dispositivo — para pausar uma música ou desligar um alarme, por exemplo. Já um termômetro embutido fornece a temperatura exata do ambiente onde ele está (e não a do exterior, oferecida por serviços de clima).
O Echo Dot possui, ainda, uma versão com relógio. Além de mostrar as horas, o display minimalista exibe informações como temperatura e nome das músicas reproduzidas.
Resumindo, o Echo Pop é uma opção atraente para aqueles que desejam um dispositivo inteligente a um preço mais acessível, enquanto o Echo Dot 5 é a escolha ideal para quem quer uma qualidade de som superior.
A diferença de preço não é tão grande — um investimento que vale a pena para quem pretende usá-lo em um ambiente maior.
Ambos possuem os mesmos recursos de interação com a Alexa (pedir músicas, timers e até piadas) e de controle de casa inteligente (como ligar e desligar luzes).
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).