Topo

Varre, aspira, passa pano: por que este aspirador robô fez sucesso em 2023

Imagem: Arte UOL

Priscila Carvalho

Colaboração ao Guia de Compras UOL

31/12/2023 04h01

Os aspiradores de pó robôs podem ser grandes aliados para quem não aguenta mais passar tanto tempo na limpeza da casa. Dispositivos desse tipo aspiram o chão sozinhos e contam com sensores que evitam colisões com objetos (como mesas) e quedas de escadas. Alguns modelos ainda passam pano.

Seguindo a nossa retrospectiva, destacamos hoje o Robot W90, da marca WAP, que foi o preferido dos leitores do Guia de Compras UOL em 2023. O modelo foi campeão de vendas. Só no site da Amazon, foram mais de 1 mil compras no mês passado.

Relacionadas

O que ele tem de bom?

  • Modelo 3 em 1: varre, aspira e passa pano;
  • Autonomia para limpeza de 1 hora e 40 minutos;
  • Mop em microfibra, que pode ser lavado na máquina;
  • Sensores de impacto e antiqueda;
  • Tem oito centímetros de altura, o que permite que o aspirador limpe embaixo de móveis e algumas camas;
  • Tem três modos de limpeza: aleatoriamente, espiral a partir do ponto de início e cantos, no qual ele concentra a limpeza em áreas do cômodo.

O que gostamos: um dos melhores custo-benefício atualmente. É verstátil por aspirar e passar pano. Ainda que não substitua a limpeza pesada, ele diminui a frequência dela, já que mantem a casa limpa.

Quem pode gostar: quem quer praticidade e manter a sujeira controlada, além de pessoas alérgicas a pó e que sofrem com rinites e doenças respiratórias. Tutores de pets que soltam muitos pelos também podem gostar da praticidade.

O que diz quem comprou

O aspirador robô da WAP tem nota média de 4,3, de um máximo de 5, entre as mais de 6,6 mil avaliações na Amazon, parceira do Guia de Compras UOL. Confira a seguir as avaliações de compradores:

Superou minhas expectativas por ser um dos mais simples. Moro em apartamento, então, a sujeira é pouca, mais poeira e tal, e depois de passar o robô, só passo um pano úmido e está ótimo. A manutenção é excelente. Deixei ligado em um cômodo e fui fazer outra coisa. Praticidade é a melhor. Só um adendo, a bateria não dura muito, para meu uso ficou funcionando por no máximo 1h e meia. Mas, assim, é só ter paciência para deixar carregando.

Crystian

É um modelo mais simples de aspirador robô, mas cumpre o que promete, aspirando com os modos aleatório, zigue-zague e de cantos. Também passa o pano, o que é ótimo para pisos lisos. Atenção apenas a duas coisas: caso tenha animais em casa, é preciso limpar constantemente a caixinha e o filtro, pois os pelos podem impedir o bom funcionamento depois de acumulados e entulhar a entrada de ar; e é preciso atenção à configuração do sensor de batentes para ajustar aos pisos claros ou escuros, bem como escadas e desníveis. Mas funciona bem e é um bom custo-benefício.

Irapuan Peixoto Lima Filho

É um produto muito bom para o que se propõe, aspira muito bem pelos de gato, cabelo e poeirinha, entretanto ele não aspira coisinhas mais pesadas tipo areia de gato, mesmo assim atendeu as minhas expectativas. [...] Algo a se pontuar é que o ruído dele é baixo e o filtro é bem prático de remover e limpar. O único ponto negativo é que poderia vir uma escovinha de reposição no lugar do paninho de chão (eu nem considerei usar essa função já que algumas avaliações diziam que era inútil). Enfim, no geral, considerando a proposta dele, eu recomendo sim.

Geovana

Principais reclamações

A maior parte das reclamações dos compradores é em relação ao poder de sucção e à duração da bateria.

Estou decepcionada com a compra! Eu sabia que não poderia esperar o desempenho de um aparelho de mais de 1k reais. No entanto, esse ficou ainda muito abaixo da expectativa. Primeiro, o poder de sucção dele é muito fraco e o local onde aspira é pequeno, logo ele só aspira exatamente a sujeira que se encontrar abaixo desse pequeno local. Além disso, ele parece sempre ir para os mesmos lugares, deixando todo o restante da área descoberta e suja. Passar pano com ele nem pensar, sujará ainda mais o ambiente 'empoeirado'.

Isabela Maria

Achei que a bateria durou muito pouco, nem 1 hora. Já tive o w100, e eu sei que esse era inferior. Porém a limpeza em aspiral não sai do lugar, fica rodando e não aumentando o círculo, deu pra entender?

Daniel Nicolau

A bateria dura 3 min. O aparelho é muito útil, porém a minha insatisfação é ver um equipamento com um valor considerável se degradar muito rápido, pois a bateria que durava 1,15 min agora depois de dois meses dura em média 3 min de uso.

Cesar Peixoto de Carvalho

Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Varre, aspira, passa pano: por que este aspirador robô fez sucesso em 2023 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eletrônicos