Topo

Review Ticwatch Pro 5: relógio é rápido, monitora exercícios e 'envia Zap'

Relógio Ticwatch Pro 5 Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Para o Guia de Compras UOL

05/01/2024 04h00

Quando se pensa em smartwatches, dificilmente você ouve falar da marca de Hong Kong Ticwatch. Mas um modelo da empresa testado nos últimos meses deixou esse nome na minha cabeça - e no pulso: o Ticwatch Pro 5.

É um relógio inteligente robusto e com um processador rápido (o Snapdragom W5+ Gen 1, da Qualcomm, o mais sofisticado da empresa). Além disso, ele ganha pontos por vir com a última versão do WearOS, o sistema operacional do Google, o que possibilita acessar o WhatsApp diretamente dele, por exemplo.

Relacionadas

O que o Tic watch Pro 5 tem?

  • Tela boa Oled de 1,43 polegada
  • Modelo apenas Bluetooth
  • Certificação militar e suporta até 50 m de profundidade
  • Monitora batimento cardíaco, sono, estresse e saturação de oxigênio. Se você fica parado muito tempo, sugere que você se mova
  • Mede mais de 100 atividades físicas - durante o exercício a tela muda de cor conforme zona de batimento cardíaco. Verde é aquecimento, laranja é cardio e vermelho indica perigo
  • Bateria de 628 mAh - aguenta até três dias longe da tomada
  • 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno

Como foi a experiência de uso

Medição de batimentos cardíacos do relógio Ticwatch Pro 5 Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

No Brasil, especificamente, ele é comercializado pela marca de relógio Orient. Ele está disponível em sites como o da Amazon, parceira do UOL, e em outros marketplaces.

Ele funciona com a maioria dos telefones com sistema do Google (o Android) e não necessita de instalação de apps fora da Play Store. Abaixo destaco as minhas impressões:

A integração dele ao Android é ótima: dá para facilmente "inserir" a Carteira do Google nele - logo, você consegue efetuar pagamentos via cartão de crédito aproximando o relógio. Outra facilidade é baixar músicas do Spotify direto no vestível.

Ele mede a atividade física com bastante precisão com o app Mobvoi Health: É possível integrá-lo com o Google Fit; assim, você mantém seus treinos gravados no app do Google. Pratico natação e ele consegue contar as voltas que dou na piscina e medir os batimentos cardíacos.

Resistência: Quando digo que ele é durão, quero dizer que em mais de três meses de uso, nadando duas vezes na semana, entrando no mar e tomando banho com ele no pulso, e o relógio continuou funcionando perfeitamente.

Isso tem relação com o fato de ter certificação militar MIL-STD 810H - significa que ele foi submetido a testes de condições adversas. Então, ele aguenta ambientes como gelo, areia, chuva, choque, etc.

WhatsApp: por ter o WearOS, sistema do Google, ele permite que você acesse o WhatsApp do relógio. Dá para responder mensagens por ele (via teclado ou voz) e até ouvir áudios. Só não dá pra ver figurinhas ou imagens, mas essas funções previamente citadas quebram o galho.

Teclado do app do WhatsApp no Ticwatch Pro 5 Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Recursos extras

Modo de baixo consumo de energia: ainda que tenha uma tela colorida, ele tem um modo básico que faz a bateria durar até três dias. Ele mostra as horas de forma simples na maior parte do tempo, o que pra mim é o suficiente.

Coroa e botão lateral do relógio Ticwatch Pro 5 Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Coroa: se você precisa navegar pelas opções com o relógio úmido (de suor ou água), a coroa na lateral possibilita escolher com precisão os menus.

Pontos de atenção

Com formato arredondado, ele é um relógio grande e mais robusto. Pensando no público com pulsos menores, muitas marcas desenvolvem relógios com corpo menor. Não é o caso do Ticwatch Pro 5.

Relógio Ticwatch Pro 5 sobre caixa do produto Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Vale a pena?

De modo geral, diria que é um relógio bacana para quem usa celular com o Android, precisa de boa duração de bateria e é desastrado e/ou pratica esportes mais intensos, já que ele aguenta bem pancadas e o contato com a água.

O corpo grande pode afastar algumas pessoas com pulsos menores. Mas se a ideia é usar para medir atividade física, vai na fé que ele é bem preciso.

Outra opção de produto do mesmo segmento que também pode ser interessante é o Galaxy Watch 6. O relógio da Samsung é bonito, tem diferentes tamanhos e muitas funções, como eletrocardiograma e análise de composição corporal. A bateria dura dois dias e é encontrado por cerca de R$ 1.750.

Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Review Ticwatch Pro 5: relógio é rápido, monitora exercícios e 'envia Zap' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eletrônicos