Churrasqueira elétrica, a gás ou carvão? Saiba qual a melhor para sua casa
Foi-se o tempo em que churrasco só podia ser feito em uma casa com quintal. Em termos de churrasqueira e espaço, muita coisa mudou nas possibilidades para o preparo de um assado.
Os produtos à disposição atualmente têm tamanhos e características para se adequar a qualquer lugar, conforme a necessidade. Até mesmo um pequeno apartamento sem varanda pode receber uma churrasqueira. Basta encontrar a ideal.
Para ajudar a definir o que é melhor para você, o Guia de Compras UOL reuniu as vantagens e desvantagens de cada tipo de churrasqueira: elétrica, a gás e a carvão. Confira a seguir.
Churrasqueira Elétrica
Uma grande vantagem das churrasqueiras elétricas é a fonte de alimentação única e o preparo para utilização quase que imediata, além de ser prática e segura. Excelente opção para quem gosta de agilidade e rapidez no processo de preparo dos alimentos.
Sua desvantagem é a falta do sabor defumado característico do churrasco, por não usar madeira ou carvão como fonte de calor. Porém, isso não compromete em nada a suculência da carne.
Indicação
O modelo elétrico é indicado para quem tem espaço reduzido, mas não quer abrir mão de fazer um churrasco. Veja algumas opções a seguir:
- Termostato contínuo
- Com alças laterais para transportar
- Possui bandeja coletora de gordura
- Promete grelhar alimentos facilmente sem grudar
- Com revestimento MaxxGold, para uma limpeza mais simples
- Tem potência de 1.200 W
- Potência de 2.000W
- Com controle de temperatura
- Grelha e resistência removíveis
Carvão
Esse tipo de churrasqueira é o único que confere à carne aquele sabor característico de defumado, por conta de sua fonte de calor: carvão. A desvantagem é que ela leva mais tempo que as outras para atingir a temperatura ideal para começar o processo de assar. A quantidade de fumaça também pode ser desagradável.
Indicação
Por serem churrasqueiras de tamanho maior e que precisam de mais espaço para a instalação, além da fumaça produzida, são mais indicadas para casas com quintais ou locais amplos e arejados. Veja uma seleção de modelos:
- Construída em aço carbono
- Desmontável e com rodinhas
- Tem bacia esmaltada
- Feita de aço de carbono
- Tem 2,86 kg
- Dimensões: 54 cm x 35 cm x 64 cm
- Comporta até 1,5 kg de carvão
- Corpo e grelha de aço inox
- Bandeja para carvão em aço esmaltado
- Feita em aço esmaltado preto
- Grelha em aço
- Tem alças resistentes
Gás
Utiliza o fogo como fonte de calor, porém a gordura não gera fumaça. É considerada a mais ecológica das opções.
A desvantagem é a mesma da elétrica: por não ter fumaça, a preparação dos alimentos não terá como resultado o sabor defumado obtido com uma churrasqueira tradicional a carvão, mas a suculência e a maciez da carne não são comprometidas.
Indicação
São ideais para locais fechados, como apartamentos com pouco espaço. Há modelos de embutir ou de usar sobre uma superfície e que usam gás encanado ou de botijão.
- Com acabamento em aço inox escovado
- Possui lâmpada interna
- Tem acendimento automático
- Design compacto
- Usa botijão de 13 kg
- Feito em aço inox
- Acedimento automático
- Com três queimadores controlados separadamente
- Tem termômetro
Fontes ouvidas pela reportagem: Lisa Torrano, chef e vencedora do BBQ Brasil (competição de churrasqueiros exibida no SBT), e Ricardo Cobra, do site Homem na Cozinha, gastrônomo com pós-graduação em gastronomia autoral.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Realmente não gruda? O Guia de Compras UOL testou frigideiras antiaderentes da Tramontina e da Polishop, duas favoritas dos consumidores. Curtiu? Link na bio. #frigideiraantiaderente #polishop #tramontina #TikTokMadeMeBult #guiadecomprasuol #dicas_utilidades #dicasnacozinha ? som original - Guia de Compras UOL
Deixe seu comentário