É base ou protetor? Testamos dois filtros solares com cor da La Roche
Marcella Duarte
Do Guia de Compras UOL
06/02/2024 04h00
Sair de casa sem protetor, especialmente no verão, é perigoso. Mas proteger o rosto pode ser um problema para muita gente, principalmente quem gosta de se maquiar, tem marcas na pele ou sofre com oleosidade. Os cremes brancos mais comuns costumam ser densos e desconfortáveis.
Pensando nisso, o Guia de Compras UOL testou dois protetores com cor da famosa marca francesa La Roche-Posay: o Anthelios Ultra Cover, que tem textura de base e FPS 60, e o Anthelios Airlicium+, com FPS 80 e que ajuda a diminuir a oleosidade. Veja o que cada um tem de melhor.
Relacionadas
Anthelios Ultra Cover
É uma ótima opção para quem não abre mão da maquiagem. Ele tem performance de base, e uma camada é suficiente para alta cobertura. Também fica fácil aplicar outros produtos por cima, como corretivo, pó ou blush.
Inclusive, não recomendo usá-lo sem ao menos um pó finalizador, para selar e evitar que derreta ou transfira para as roupas (assim como fazemos com uma base), pois sua textura é mais hidratante.
Como tenho marcas na pele e dificilmente saio de cara limpa, foi minha escolha para ir ao trabalho ou a eventos sociais diurnos. Optei pela cor mais clara disponível, a 2.0 (vai até a 6.0), que ficou perfeita.
O que mais gostei no Ultra Cover:
- Textura fluida: espalha fácil e rende bem
- Cobertura de base: uma camada esconde as imperfeições
- Acabamento sedoso: dá um 'glow' e aceita maquiagem
Anthelios Airlicium+
Para ir a um parque ou à praia, por exemplo, já acho maquiagem um pouco demais. Prefiro um produto que dê uma uniformizada na pele sem pesar, e que tenha o máximo possível de proteção solar. Assim, para esses casos, minha escolha foi o Anthelios Airlicium+.
Ele tem fator de proteção altíssimo e "gruda" mais na pele, com acabamento bem matte. A textura é mais de protetor do que de base, mas ainda leve, entre um gel e um creme. É um pouco mais difícil de espalhar que o outro, precisando aplicar uma camada mais generosa, que não fica tão bem com maquiagem por cima.
Um diferencial é que ele possui ativos que ajudam a reduzir a oleosidade da pele com o uso contínuo, o que é bem-vindo para mim que sofro com a zona T. A marca promete até 27% menos oleosidade em uma semana de uso — não posso garantir que isso aconteceu comigo, mas de fato segura bem durante o dia todo.
Nesta linha, há uma cor ainda mais clara, a 1.0, que foi a que escolhi e ficou ideal para quando não estou bronzeada. Também há uma versão sem cor para quem não precisa disfarçar marcas na pele.
O que mais gostei no Airlicium+:
- Acabamento matte: não é preciso usar outro produto por cima
- Controla a oleosidade: deixa a pele sequinha por horas
- Alta proteção solar e aderência: ideal para ambientes mais quentes
Qual é o melhor para você?
Basicamente, se você usa maquiagem ou quer esconder mais imperfeições, opte pelo Ultra Cover, que é como uma base com alta proteção solar.
Para quem quer dar uma uniformizada usando apenas um produto, e/ou sofre com oleosidade, fique com o Airlicium+, que tem mais jeito de protetor e deixa a pele bem sequinha.
E, dependendo da sua rotina, não é preciso escolher um só. Eu, por exemplo, adoro ambos, cada um em sua situação mais adequada.
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).