Este massageador portátil me deu um alívio real nas dores nas costas
Júlia Guglielmetti
Colaboração para o Guia de Compras UOL
16/02/2024 04h00
Nas redes sociais, um tipo de massageador portátil sem fio ganhou o coração de dois tipos de pessoas: quem treina e quem trabalha o dia todo sentado. Infelizmente, eu faço parte do segundo grupo e vivo com dor nas costas. Então, precisei testar.
O modelo analisado foi o massageador muscular Compact Gun, da Multilaser Saúde, que conta com seis intensidades de massagem: leve, moderada ou intensa.
O massageador vem com quatro cabeças:
Redonda, que ajuda a relaxar o corpo todo;
Em U, para massagear a coluna;
Achatada, que tem um estímulo mais intenso que a redonda;
Ponta, para pontos específicos.
O que mais gostei
Praticidade. Ele é leve, pequeno e sem fio. Dá para levar para qualquer lugar.
Fácil de usar. Para trocar as cabeças, basta puxar e empurrar, sem muito segredo. Na parte traseira tem o botão de liga e desliga. Nele, também é possível selecionar a potência, que varia de um a seis.
Boa bateria. A carga leva 8 horas para ser completada e a autonomia da bateria é de 10 horas. O carregamento é feito via cabo USB.
Funciona mesmo para ajudar a relaxar. Confesso que sempre tenho um pé atrás com esses produtos que viram moda na internet, principalmente quando envolve saúde. Por isso, bati um papo com o meu médico Marcus Yu Bin Pai, especialista em fisiatria, para entender se é seguro. E, sim, é.
O aparelho serve para trazer um pequeno alívio na tensão. Só é preciso tomar cuidado com músculos lesionados, usando ao redor da área dolorida, nunca sobre ela.
Marcus Yu Bin Pai
O médico acrescenta que modelos mais simples desses massageadores não são tão potentes e só atingem as camadas mais superficiais.
De forma geral, Yu Bin Pai explica que "músculos tensos e contraídos podem causar dor, má circulação e limitação de movimentos" e que, por isso, os massageadores podem ajudar na dor pós-exercício e a soltar pequenas contraturas. "É o mesmo princípio dos rolos de liberação miofascial. A ferramenta ajuda a 'quebrar' os pequenos nós musculares", completa.
Pontos de atenção
Potência não é muito forte. Não compre pensando que vai resolver todos os seus problemas com dores, tá? Conforme o médico explicou, o massageador serve para trazer um pequeno alívio. Realmente dá para sentir um relaxamento, mas não acho que substitui uma massagem profissional.
Vale a pena pelo preço que ele custa?
Para quem treina, é uma boa ferramenta sim para aliviar os músculos contraídos depois do esforço físico. Já para quem é do meu time que passa o dia todo sentado em frente ao computador, é legal deixar por perto e usar para trazer uma sensação de alívio.
Para mim, a grande vantagem é poder usá-lo em mim mesma, sem precisar da disponibilidade de outra pessoa para relaxar a região do trapézio, dos braços e das pernas. Só para a parte da coluna e das costas que não tem jeito, precisa de alguém.
Por fim, vale lembrar que se suas dores forem persistentes, é importante procurar um profissional para entender quais são as causas dela e realizar o tratamento adequado.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).