Para desacelerar: listamos 10 livros de histórias leves e acolhedoras
Entre as tendências em alta no mercado literário, a chamada healing fiction —"literatura de cura", em tradução ao pé da letra— ocupa lugar de destaque. São livros com histórias leves e pessoas simples com dilemas e percalços semelhantes aos da vida real. Em geral, os enredos se passam em bibliotecas simpáticas, livrarias fofas ou cafés e lojinhas agradáveis. A atmosfera é acolhedora e, ao fim de suas páginas, a sensação que paira no ar é bem-estar, conforto e até mesmo gratidão.
Um dos fatores que explicam o sucesso da healing fiction é o contraponto que faz às demandas corridas do cotidiano. Assim, cada história —muitas de origem asiática— funciona como um bálsamo literário para a loucura do dia a dia.
Se interessou? O Guia de Compras UOL selecionou dez títulos imperdíveis para você.
- A história: Nora Seed, 35 anos, decide não viver mais após ser demitida e seu gato ser atropelado. Ela acaba indo parar na Biblioteca da Meia-Noite, uma espécie de umbral entre a vida e a morte, e recebe a oportunidade de reescrever a própria história - ou melhor, as próprias histórias - e reverter escolhas feitas no passado. Entre tantas opções, Nora acaba refletindo sobre seu próprio papel no mundo.
- Por que ler: Lançado em 2020, o título é um dos best-sellers da Amazon e foi o livro mais comprado entre os leitores do Guia de Compras UOL em 2023.
- A história: Em cinco histórias independentes que se entrelaçam de maneira sutil, o leitor tem a chance de conhecer pessoas que estão em momentos diferentes da vida, lidando com situações como a frustração no trabalho, a falta de oportunidades, o medo do fracasso e a vontade de começar de novo. Sra. Komachi, a bibliotecária, tem o dom de saber exatamente de qual livro cada visitante precisa para olhar a própria jornada por outra perspectiva e voltar a cultivar sonhos.
- Por que ler: Foi sucesso absoluto de vendas no Japão.
- A história: Cansada de decepções e do eterno sentimento de vazio no peito, Yeongju decide abrir uma livraria e ajudar, com dicas literárias, quem também precisa de cura e acolhimento. Entre dificuldades e aprendizados, ela também descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser.
- Por que ler: Os diálogos são o ponto alto dessa obra sensível e cativante. O livro vendeu 250 mil exemplares só na Coreia do Sul.
- A história: Dok-go mora na Estação Seul e passa seus dias olhando para a mesma loja de conveniência. Num certo dia, acaba ajudando Yeom, uma professora de História aposentada que perdeu a bolsa, e ainda salva o estabelecimento de sofrer um assalto. Ao se tornar empregado do local, cativando a todos, Dok-go enfrenta a desconfiança do filho da senhora Yeom, que quer descobrir o que o rapaz tenta esquecer a todo custo.
- Por que ler: Sucesso absoluto na Coreia do Sul, onde foi o livro mais vendido no país em 2022, com mais de um milhão de cópias.
- A história: Nina George conta a história de Monsieur Perdu, que mantém um barco-livraria ancorado no rio Sena e prescreve livros para todas as dificuldades da vida. Ao decidir, finalmente, ler a carta deixada pela mulher que mais amou, ele parte para o sul da França com um novo propósito.
- Por que ler: Esta edição especial celebra o sucesso do romance lançado em 2016 e que hoje é tido como um dos precursores da healing fiction, que preza o amor pela literatura como fio condutor narrativo.
- A história: Takako, 25 anos, vê sua vida desmoronar quando seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. No auge do desespero e em depressão profunda, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio excêntrico que ela não via havia muitos anos e a quem vai começar a ajudar em sua livraria.
- Por que ler: Best-seller internacional, curtinho e leve, trata-se de uma história sobre recomeços e o poder transformador da literatura.
- A história: O leitor acompanha a viagem do gato Nana e de seu dono, Satoru, pelo Japão. Enquanto visitam velhos conhecidos e se deparam com novas pessoas em sua jornada, sua amizade vai pouco a pouco cativando -- e emocionando -- página a página dessa aventura narrada em vozes alternadas.
- Por que ler: Publicado em mais de dez países, o livro trata das pequenas belezas do dia a dia e que é possível encontrar alegria onde menos se espera.
- A história: Rintaro Natsuki cresceu entre os corredores tomados de estantes até o teto da loja de livros usados do avô. Quando o doce velhinho morre, a perspectiva de fechar a livraria enche o coração de Rintaro de tristeza. Até que Tigre, um misterioso gato malhado, surge em seu caminho para ajudá-lo em três aventuras mágicas para resgatar a beleza e o poder da literatura.
- Por que ler: Fenômeno editorial no Japão, "O Gato que Amava Livros" é envolvente do início ao fim.
- A história: Se fosse possível viajar no tempo, quem você gostaria de encontrar? Certamente muita gente -- até você, apostamos -- já se fez essa pergunta uma vez na vida. Em "Antes que o Café Esfrie", quatro pessoas vivem essa experiência transformadora ao entrarem em um café centenário e misterioso em uma ruazinha estreita e tranquila de Tóquio.
- Por que ler: Amor, redenção, perda, arrependimento, amizade e gratidão são alguns dos temas que permeiam este livro de 2022 que vendeu mais de um milhão de exemplares no Japão e rendeu um segundo volume com novas histórias lançado no ano passado.
- A história: Decidida a vencer um concurso para ter acesso à única cópia de um livro de um famoso e misterioso escritor, a solitária professora Lucy Hart embarca para a Ilha Relógio, onde, em meio a sequências de puro realismo mágico, vai ter de disputar o prêmio com colecionadores astutos e matar diversas charadas.
- Por que ler: Em seu romance de estreia, Meg Shaffer faz questão de deixar explícito o amor por clássicos como "Matilda" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate", de Roald Dahl.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Para os amantes de livros físicos: Luminária de leitura portátil, com 2 modos de iluminação suave e recarregável via USB. Ideal para leitura antes de dormir. Curtiu? Link na bio. #leitura #livros #dicaslivros #review #lampadaled #luminariadeleitura #guiadecomprasuol #tiktoktech ? som original - Guia de Compras UOL
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.