Sem esforço: saiba como escolher o melhor saca-rolhas para abrir vinhos
Se você não dispensa uma boa garrafa de vinho, sabe que um item indispensável é um saca-rolhas decente. Mas qual é o melhor tipo para se ter em casa? Existem diversos modelos e cada um é ideal para um estilo, sabia?
Ouvimos um especialista no assunto para conhecer as vantagens e desvantagens de cada um. Ubiratan A. Miranda, professor de Bebidas e Harmonização da Universidade Anhembi Morumbi, passou as dicas e o Guia de Compras UOL traz opções de cada um dos modelos:
Saca-rolhas tradicional
Característica: Esse tipo de abridor, que consiste em apenas um ferro rosqueado com uma barra de madeira formando um "T", é muito mais usado no serviço profissional do que em casa, já que traz mais elegância quando manejado corretamente.
Ponto de atenção: Ele requer menos força do que as pessoas acreditam — é mais uma questão de habilidade, que muitos não sabem empregar, o que acaba resultando em acidentes.
Saca-rolhas borboleta
Característica: Esse modelo é semelhante ao tradicional, com o diferencial de ter um sistema que permite o emprego de menos força ao puxar a rolha, o que o torna bastante popular, mesmo sendo um modelo mais antigo.
Ponto de atenção: Para a abertura das asas, é preciso afundar bastante o parafuso, portanto, o uso em rolhas mais curtas pode causar sua perfuração, derrubando pedaços de cortiça no vinho.
Saca-rolhas em pinça
Característica: Esse tipo de abridor de vinhos é menos conhecido, mas tem como vantagens o tamanho pequeno e a facilidade de transporte.
Normalmente eles são usados em vinhos com longos períodos de armazenagem, já que, com o passar dos anos, as rolhas envelhecem, tornam-se mais frágeis e propensas a quebrar.
Ponto de atenção: Eles pedem uma maior habilidade de quem está manuseando, devem deslizar de forma limpa entre a rolha e a garrafa, permitindo levantá-la e removê-la com cuidado sem danificar sua estrutura.
Saca-rolhas de pressão
Característica: Como o nome já diz, esse abridor de vinho utiliza a pressão do ar para empurrar a rolha para fora da garrafa. Isso faz com que ele tenha uma fácil manipulação e o torna bastante apropriado para o uso em casa.
Ponto de atenção: Consumidores relatam alguma fragilidade nesse tipo de produto após sequência de uso.
Saca-rolhas elétrico
Características: Ele faz todo o trabalho por você. Para abrir uma garrafa de vinho, esse saca-rolhas só exige duas etapas: posicioná-lo e pressionar um botão.
Outra vantagem é ser uma opção melhor para pessoas que tenham limitação de movimento das mãos.
Ponto de atenção: É preciso estar de olho na carga da bateria.
Saca-rolhas sommelier
Característica: Também conhecido como saca-rolhas de garçom, ele é prático e portátil: basta rosquear na rolha, apoiar um lado no canto da boca da garrafa e usar a alavanca para puxar. Muitos ainda vêm com uma faquinha para ajudar com o lacre.
Ponto de atenção: Sua desvantagem é que requer um pouco de habilidade para o uso.
Saca-rolhas de alavanca ou "coelho"
Característica: Esse saca-rolhas é bastante seguro, já que é fixado ao redor do gargalo da garrafa de vinho. Basta pressionar a alça para inserir a ponta do eixo na rolha e, em seguida, levantá-la novamente para uma remoção simples e rápida.
Ponto de atenção: É um modelo que costuma ser mais caro que os outros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.