'Saboroso' e 'ótimo pós-treino': por que bebidas proteicas fazem sucesso
As bebidas proteicas já caíram no gosto dos consumidores, principalmente entre quem pratica alguma atividade física e quer aumentar a quantidade de proteínas na dieta. Hoje elas são encontradas nas prateleiras da maioria dos mercados e em diversas marcas.
Mas, afinal, o que são bebidas proteicas, quando são indicadas e que cuidados tomar antes do uso? O Guia de Compras UOL responde a essas perguntas a seguir:
O que são bebidas proteicas?
Bebidas proteicas são ricas em proteínas, nutrientes fundamentais para diversos processos do organismo humano, incluindo a formação de estrutura das células, dos músculos e do sistema imunológico.
Para quem treina com regularidade, bebidas ricas em proteínas são muito desejadas, pois favorecem o ganho de força e de massa muscular, além de contribuir para a regeneração e a produção das fibras musculares.
A composição das bebidas proteicas pode variar de acordo com a marca. Porém, em todos os casos, a quantidade de proteínas é maior do que a de produtos que não são considerados proteicos.
Muitas delas contam com whey protein, ou proteína do soro do leite, queridinha de quem treina. Mas outras fontes de proteínas podem estar disponíveis entre seus ingredientes, incluindo:
- Proteína da soja.
- Proteína da ervilha.
- Caseína (um outro tipo de proteína do leite).
- Colágeno hidrolisado.
- Leite puro combinado com essas substâncias citadas.
Nutricionistas recomendam?
Pessoas com carência nutricional podem se beneficiar com este tipo de bebida proteica, quando indicado por nutricionistas.
Porém, o público que mais tende a consumir esse produto é mesmo o que realiza exercícios físicos. Para essas pessoas, os nutricionistas costumam recomendar suplementos ou mesmo bebidas proteicas como forma de aumentar o aporte de proteínas na dieta, pois nem sempre é fácil consumir a quantidade adequada de alimentos ricos neste nutriente. Também pode ser uma forma fácil e rápida de conseguir a quantidade adequada de proteínas antes ou depois do treino.
Vale destacar que existem diferentes tipos de bebidas proteicas e de suplementos no mercado. Assim, uma consulta com um nutricionista é indicada se você quer adicionar o produto à sua rotina alimentar e não sabe quais os melhores momentos para consumi-lo e que tipo escolher.
Veja aqui a avaliação das marcas de bebidas proteicas feitas pelo VivaBem.
Quais cuidados tomar?
De forma geral, as bebidas proteicas não têm contraindicação e podem ser consumidas de forma equilibrada por todas as pessoas. Mesmo as que não se exercitam podem colher benefícios de consumi-las como uma forma de lanche rápido.
Uma indicação de nutricionistas costuma ser sobre a leitura do rótulo. Produtos com muitos ingredientes, que incluem aromatizantes, estabilizantes e adoçantes artificiais, merecem uma avaliação mais rígida.
Vale, ainda, notar a proporção de carboidratos/proteínas (preferindo as que tenham menos açúcares adicionados) e a quantidade de fibras por porção.
A atenção fica para pessoas que têm algum tipo de problema renal, já que a proteína em excesso pode contribuir para a formação de pedras nos rins. Nesses casos, a bebida proteica só deve ser usada com a devida orientação médica ou nutricional.
Confira algumas opções:
- Possui 15g de proteínas;
- Com leite parcialmente desnatado;
- Não contém lactose e adição de açúcares.
O que diz quem comprou?
Ótima opção para pós-treino e lanches rápidos.
Vanessa Q.
É saboroso e mata a fome de verdade. Sustenta a pessoa por um bom tempo! [...] Não tem sabor de chocolate muito forte igual a Toddynho, mas ainda assim você sente o leve "abraço" do cacau na alma.
Raisa
- 15g de proteínas;
- Fonte de fibras;
- Possui aminoácidos essenciais, a exemplo do BCAA, além de colágeno, cálcio e vitamina D;
- Zero lactose.
O que diz quem comprou?
Tenho intolerância a lactose e me adaptei superbem a ele, diferente de outras marcas concorrentes. O sabor de chocolate é o melhor. Excelente custo-benefício.
Felipe Cordon
Mais saudável do que muitos do gênero e bem saboroso. Recomendo.
Diogo Barreto
- Com aveia brasileira;
- Sem lactose e sem glúten;
- 100% vegano;
- Zero adição de açúcar.
O que diz quem comprou?
Ótimo para um lanche rápido. Muito gostoso e cumpre o que promete.
Luana R.
Muito bom. Como tudo da Nude, esse produto não deixa a desejar na saciedade. Ótimo para carregar na mochila. Sabor suave de café, excelente. Textura incrível também, bem melhor do que essas bebidas proteicas tradicionais do mercado.
Gustavo
- Não contém glúten;
- Zero lactose;
- Feito com ingredientes de origem natural;
- Zero adição de açúcares.
O que diz quem comprou?
Bom para levar na bolsa.
Sissy
Chegou bem antes do previsto. Ótimo.
Gabriela
- Sem leite e lactose em sua composição;
- Fonte de fibras;
- Baixo índice de gordura;
- Tem até 20g de proteínas e 8g de aminoácidos.
Quer saber mais sobre produtos de bem-estar, beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Esse massageador portátil ganhou o coração de dois tipos de pessoas: quem treina e quem trabalha o dia todo sentado. Ele ajuda a aliviar a tensão muscular, é leve e fácil de usar. Curtiu? Link na bio! #massageador #massageadormuscular #compactgun #multilaser #guiadecomprasuol #TikTokMadeMeBult #review #dicassaude ? som original - Guia de Compras UOL
Deixe seu comentário