Testei 5 desodorantes diferentes: veja qual segura melhor o suor e o cheiro
Rebecca Vettore
Colaboração para Guia de Compras UOL
25/04/2024 04h00Atualizada em 25/04/2024 13h56
Por costume e praticidade, por muitos anos usei desodorante antitranspirante de spray para proteção contra odores no dia a dia e em atividades físicas, seja caminhada, andar de bicicleta ou aula de pilates. Entretanto decidi buscar novas alternativas.
Durante um mês testei cinco desodorantes diferentes: spray, roll on, cristal, em barra e em creme, e cheguei a um veredito, que você confere a seguir.
Spray
- Sensação: na hora de passar, deu a sensação de hidratação e "geladinho". Já estou mais que acostumada com o desodorante em spray, por isso não me incomodou durante o teste.
- Cheiro: com cheiro suave, característico dos produtos da marca, o odor do desodorante se manteve por sete horas.
- Teste de durabilidade: usei o produto num dia quente (em torno dos 30 graus). Passei o desodorante depois do banho, às 8 horas, e fiquei em casa. Às 14h30, após pequenas atividades, como lavar louça e trabalhar no computador, precisei reaplicar o desodorante. No começo da noite, fiz pilates em uma sala com ar-condicionado. A roupa ficou úmida com a transpiração, mas o cheiro não ficou forte.
- Custo-benefício: bom, apesar de não ser o mais barato.
Roll on
- Sensação: passei e só coloquei a blusa depois de 5 minutos para secar a região. Contudo, a sensação de molhado nas axilias permaneceu.
- Cheiro: o perfume do produto surge logo após passá-lo. Ele se manteve bem durante todo o dia e é agradável, especialmente para mim, que sou sensível a odores.
- Teste de durabilidade: com o último banho realizado na noite anterior, no dia do teste (temperatura por volta de 24 graus) apliquei o desodorante às 8h15 e trabalhei de casa. No final do dia, fiz uma aula de boxe por uma hora em um ambiente sem ar-condicionado, apenas com três ventiladores, e ainda caminhei por 20 minutos de volta para casa. O desodorante aguentou bem o dia todo e só notei que ele "tinha vencido" às 21h30.
- Custo-benefício: ele se enquadra entre os desodorantes mais baratos, porém pé um dos menores em tamanhos (50 g). Então tende a acabar mais rápido.
Cristal
- Sensação: diferentemente dos outros, ele foi o único que precisei molhar antes de aplicar nas axilas. A sensação foi boa, apesar de elas ficarem um pouco molhadas.
- Cheiro: não possui perfume.
- Teste de durabilidade: foi o que mais me surpreendeu. Com o último banho tomado na noite anterior, às 8 horas do dia do teste (que marcava média de 30 graus) passei o desodorante. Peguei conduções até chegar no local que sou voluntária, onde fiquei por 4 horas horas abaixando e levantando numa atividade de limpeza. Mesmo com ar-condicionado, eu transpirei bastante. Voltei para casa às 16h30 e não senti nenhum cheiro desagradável nas axilas.
- Custo-benefício: é o mais caro da lista, mas atende bem quem busca um produto sustentável e que dure muito e para várias aplicações (tem 120 g).
Em barra
- Sensação: ao passar, o produto deixa uma sensação boa na região. Na hora da aplicação senti uma hidratação instantânea. Além disso, não fiquei com a sensação de axila molhada ou melada, e a camiseta não ficou manchada.
- Cheiro: com um odor bem suave, durante o dia ainda consegui sentir o cheiro de lavanda.
- Teste de durabilidade: após tomar banho, apliquei o desodorante às 8 horas e sai de casa. Peguei algumas conduções usando blusa de frio (a temperatura estava na casa dos 20 graus) e cheguei ao local do voluntariado. Neste dia trabalhei por mais de 4 horas em um ambiente sem ar-condicionado, transpirei bastante e senti calor, mesmo com a temperatura mais baixa. Ao chegar em casa, perto das 19h30, o desodorante ainda estava "funcionando": não senti nenhum cheiro desagradável antes de tomar banho novamente.
- Custo-benefício: como é necessário pouca quantidade a cada aplicação, o frasco deve durar bastante, mesmo com apenas 45g.
Em creme
- Sensação: assim como o desodorante de roll on, o Herbíssimo também acabou molhando um pouco a minha camiseta após a aplicação. Depois de secar, a sensação foi boa.
- Cheiro: com um cheiro suave, foi agradável sentir o produto na axila por muitas horas.
- Teste de durabilidade: passei o produto por volta das 20 horas, após o banho. No dia seguinte, com a temperatura na casa dos 23 graus, ainda foi possível sentir o cheiro do produto, por isso não fiz a reaplicação. Depois da aula de pilates, entre 10 horas e 11 horas, com o ar-condicionado desligado, suei bastante e o desodorante "venceu" um pouco.
- Custo-benefício: com uma quantidade razoável de produto na embalagem (55g), o preço é um dos que mais compensa.
Para quem é o produto
Desodorante da Alva: o produto que mais gostei durante o teste, e que vale o investimento. Se você também é uma pessoa sensível a cheiro e está procurando um produto que vai durar bastante, e não liga de pagar um pouco mais caro, essa é a melhor opção.
Herbissímo e Nivea: será melhor para quem já gosta de um desodorante com mais perfume, não liga dele melar um pouco a roupa e quer economizar.
Dove: é indicado para quem quer ter mais praticidade, hidratar a axila e economizar também.
Secret: é ótimo para quem quer passar um desodorante cheirosinho e que ainda hidrata a axila.
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).