Escova secadora Britânia alisa, modela e ajuda a economizar; confira teste
Marcella Duarte
Do Guia de Compra UOL
24/05/2024 04h00Atualizada em 24/05/2024 14h54
Escovas secadoras são famosas pela promessa de deixar os cabelos modelados, mais lisos e dar aquele brilho. Mas será que funcionam mesmo? O Guia de Compras UOL escolheu o modelo Soft, da Britânia, que é sucesso em vendas, para esmiuçar o seu funcionamento.
Spoiler: o resultado surpreendeu positivamente. O produto facilita a rotina e economiza tempo e até o dinheiro gasto no salão. Tudo por um custo-benefício bem interessante. Confira a seguir como a escova secadora funciona, impressões de uso e resultados dos nossos testes.
Os nossos testes
Usamos a escova secadora Soft Britânia em um cabelo longo, ondulado e fino. O objetivo foi testar seu desempenho para deixar os fios mais lisos — mas sem aquele efeito extremamente liso que a chapinha oferece.
A escova não é rotativa. É preciso fazer os movimentos manualmente.
O produto foi usado com os fios apenas úmidos. Não é recomendado utilizá-lo em cabelos molhados logo após a lavagem.
O que mais gostamos
Não danificou os fios: além das cerdas macias na medida certa, que não machucam ou enroscam, a escova tem tecnologias protetoras, como a luz infravermelha (ajuda a selar as cutículas e evitar o ressecamento), o revestimento de nanocerâmica (evita o atrito, protegendo os fios do calor e dando brilho) e os íons de turmalina (ajudam a reduzir o frizz).
Potente: com 1.300 watts de potência, este modelo é um dos mais fortes do mercado. Ele tem três temperaturas e duas velocidades, que são selecionadas girando a base da escova:
- Com vento forte e menos calor, sem infravermelho;
- Com vento mais fraco e quente, com infravermelho;
- A mais potente, com velocidade alta e infravermelho.
Prática de usar: O processo de secagem e modelagem levou apenas uns 10 minutos. Ressaltando que não se deve usar a escova com os fios totalmente molhados, para não acabar "cozinhando" os cabelos. O ideal é esperar estarem apenas úmidos. Lembre também de usar um protetor térmico.
Não deixa liso chapado: e isso não é uma coisa ruim. Para quem já tem os cabelos lisos, o produto deixa os fios ainda mais alinhados. Quem tem o cabelo ondulado, consegue tirar o volume e o frizz, porém sem aquele efeito liso escorrido. Após usar a escova, uma dica é finalizar com um óleo para um acabamento ainda mais suave e brilhante.
Modela e dá volume: a escova também serve para quem não gosta de cabelo tão liso. É possível utilizá-la para dar volume em algumas áreas, como a raiz, ou modelar (por exemplo, deixar pontas para dentro ou para fora ou até fazer umas ondas no comprimento). Basta usá-la girando para um lado ou outro.
Pontos de atenção
O bivolt não é automático: há uma chavinha seletora, com as opções 110V ou 220V. Então certifique-se de estar na voltagem correta da sua tomada. De fábrica, costuma vir no 220V (até porque, se você ligar no 110V, ela vai apenas funcionar mais fraca, e não queimar). O grande problema é se estiver no 110V e for ligada no 220V.
É preciso cuidar das cerdas: após usar a escova, como ela está bem quente, é preciso deixá-la esfriar de maneira que as cerdas fiquem retinhas, para que não amassem (ou seja, nada de ficar apoiada na pia). A parte superior da escova é projetada justamente para que ela consiga parar em pé, de cabeça pra baixo — deixe assim por um tempo, e depois pode guardar como preferir. Tomando esses cuidados, a durabilidade das cerdas será bem maior. A testada já tem dois anos e meio de uso e segue quase como nova.
Vale a pena para quem?
O produto é super versátil e funciona bem em diversos tipos de cabelo, especialmente os lisos ou ondulados, seja com fios finos ou grossos, mais ou menos volumosos.
Para pessoas que gostam de manter os cachos definidos, porém, esse tipo de secagem não deve fazer sentido. Mas também é possível utilizar a escova para modelar os fios.
O custo-benefício da escova secadora Soft da Britânia é imbatível, pois não é difícil encontrá-la entre R$ 100 e R$ 150. Além da verde, como a testada, também há uma opção rosa claro.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.