Topo

Fone gamer PlayStation Pulse Explore me envolveu em um jogo em outro nível

Fone de ouvido do PlayStation promete qualidade na imersão em um jogo Imagem: Rodrigo Lara

Rodrigo Lara

Colaboração para o Guia de Compras UOL

03/06/2024 04h00Atualizada em 03/06/2024 15h03

Bons fones de ouvido são essenciais para aproveitar todo o potencial de um game. Os jogos contam com grande detalhamento sonoro, frequentemente usando efeitos como o surround, para indicar posição de inimigos e auxiliar na imersão.

Nem todo fone é capaz de fazer o serviço com resultados satisfatórios, e é aí que entra o PlayStation Pulse Explore, testado por algumas semanas pelo Guia de Compras UOL. Trata-se de um acessório em duas peças individuais do tipo intra-auricular, que você encaixa na orelha, na entrada do canal auditivo.

O que gostei

Qualidade sonora. A experiência com o Pulse Explore é, no geral, excelente. É verdade que um pouco mais de ênfase nos graves seria algo bem-vindo, mas isso não impede o gadget de brilhar ao oferecer um som rico, detalhado e que permite aos jogadores identificarem a origem dos mais variados tipos de ruídos.

Em jogos de tiro em primeira pessoa com modos competitivos, isso é fundamental para descobrir a direção dos adversários. Testei os fones em uma partida de "Call of Duty: Warzone" e não tive nenhuma dificuldade para ter essa referência.

Em games para um jogador mais focados na aventura, como "Final Fantasy XVI", os fones ajudaram não apenas a reproduzir músicas com detalhes, como também a passar uma sensação espacial excelente, tanto em ambientes mais amplos quanto em locais fechados.

Ajuda muito no quesito a compatibilidade com o recurso Tempest 3D AudioTech do PlayStation 5, que "dialoga" com fones compatíveis para criar um áudio espacial mais detalhado.

PlayStation Pulse Explore também pode ser usado para jogar no computador ou celular Imagem: Rodrigo Lara

Microfone. Dependendo do game, a comunicação com outros jogadores é fundamental. O Pulse Explore conta com dois microfones, um em cada earbud e, com isso, é capaz de captar a voz dos jogadores sem que eles precisem falar muito alto.

Ainda conta com sistema de cancelamento de ruído que utiliza inteligência artificial para cumprir sua função. Durante o teste isso funcionou muito bem, permitindo uma comunicação clara.

Compatibilidade. Apesar de ser um produto PlayStation, o Pulse Explore é compatível tanto com PCs quanto com celulares.

No primeiro caso, ele usa o mesmo adaptador USB que o usuário pluga no PS5 para que haja a transmissão de dados. Já no caso dos celulares, a comunicação é feita via Bluetooth. Em ambos os casos, os fones funcionam bem e sem dificuldades.

Pontos de atenção

Design e ergonomia. Se o próprio PlayStation 5 tem um design controverso para alguns, não é surpresa que periféricos oficiais também sigam essa linha. O Pulse Explore adota um formato, no mínimo, fora do convencional.

A parte externa é feita com uma superfície curva e grande e, de início, confesso que tive receio de ela ficar raspando na orelha, o que, felizmente, não ocorreu.

Ainda assim, a marcação que indica o lado correto de cada fone é minúscula e difícil de ser vista. E mesmo com as várias opções de ponteiras, a impressão foi de que o fone nunca ficava na posição ideal.

Fone tem botões pequenos para controlar volume e fazer pareamento Imagem: Rodrigo Lara

Por fim, cada um dos fones tem botões minúsculos que servem para controlar o volume e o pareamento — quando mantidos pressionados. No fim, eles são ruins de serem acessados e, na hora de jogar, a melhor opção acaba sendo fazer esse controle pela interface do PlayStation 5.

Ausência de app dedicado. Ainda que no PlayStation 5 exista formas de controlar alguns detalhes do funcionamento do Pulse Explore, a ausência de um aplicativo dedicado limita um bocado o uso dos fones nas demais plataformas com as quais ele é compatível. Não é possível, por exemplo, controlar nuances como equalização.

Bateria. A autonomia do fone é de cinco horas de uso, com o estojo de recarga garantindo dez horas adicionais antes de precisar ser recarregado. Definitivamente não é muito.

Por mais que essa limitação seja notada apenas por quem faz sessões longas de jogo, é possível encontrar outros fones do mesmo estilo com autonomia superior e preço menor.

Para quem eu indico?

O PlayStation Pulse Explore deve agradar quem busca um fone gamer "oficial" e não tem qualquer tipo de restrição de orçamento. Entre acertos e erros, ele é um gadget competente.

Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fone gamer PlayStation Pulse Explore me envolveu em um jogo em outro nível - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eletrônicos