Melhor que MacBook? ASUS turbina novo Zenbook S 16 com IA e 'cutuca' Apple
A ASUS acaba de lançar um grande portfólio de notebooks com recursos avançados de inteligência artificial, incluindo um modelo da linha Zenbook.
Além de potente, o S 16 está mais leve e fino do que nunca, com acabamento diferenciado em alumínio com toque cerâmico. O objetivo é rivalizar com o MacBook, da Apple.
Equipado com o novo processador AMD Ryzen AI 300, que hoje tem a NPU (unidade de processamento neural) mais rápida do mercado de PCs, ele é uma evolução da linha lançada no ano passado — que o Guia de Compras UOL testou.
O anúncio do novo Zenbook S 16 aconteceu em Taipei (Taiwan), durante a programação da Computex 2024, a maior feira de tecnologia da Ásia. Ele já está em pré-venda, a partir de US$ 1.399 (cerca de R$ 7.500, em conversão direta sem impostos), mas ainda não há data de chegada ao Brasil.
O que o Zenbook S 16 tem de diferente?
"Nossa missão era criar os processadores mais poderosos do mundo para laptops super leves e finos. Mais rápidos que o MacBook Pro, mais finos que o MacBook Air. E fizemos isso hoje com a ASUS com o Zenbook S 16", disse Jack Huynh, vice-presidente da AMD, durante o evento de apresentação.
Ainda é cedo para dizer que a performance dele será superior à de um MacBook mas, de fato, o Zenbook S 16 tem especificações mais robustas, incluindo memória, armazenamento e gráficos. Também é extremamente leve e fino para um modelo de 16 polegadas.
Veja os principais destaques:
- 1,1 cm de espessura
- 1,5 kg de peso
- Até 32 GB de memória RAM
- Até 2 TB de armazenamento
- Processador AMD Ryzen AI 9 HX 370
- iGPU AMD Radeon 890M
- NPU integrada de 50 TOPs
- Recursos de IA Copilot+
- Tela OLED de 16 polegadas touch screen
- Resolução 3K com taxa de atualização 120 Hz
- Webcam Full HD com infravermelho para biometria facial
- Sistema de som com 6 alto-falantes Harman Kardon
- Grande trackpad (16:10) com controle por gestos
- Novo sistema de refrigeração com câmera de vapor
- Bateria de 78 Wh
- Corpo em peça única de alumínio com revestimento Ceraluminum
- Cores: branco (Scandinavium White) ou cinza (Zumaia Gray)
Novo processador de IA
PCs Copilot+, como o Zenbook S 16, são hoje os computadores Windows mais rápidos e "inteligentes" do mercado, com chips de última geração. A presença de uma NPU, dedicada às tarefas de IA, é o que possibilita experiências mais avançadas, que rodam dentro do próprio computador, sem depender da nuvem. Isso também ajuda a economizar tempo e bateria.
A série de processadores AMD Ryzen AI 300, também anunciada na Computex, tem pico de desempenho de 50 TOPs (trilhões de operações por segundo). Atualmente, é a mais poderosa NPU para integração com Windows Copilot+ (o rival Snapdragon X, da Qualcomm, chega a 45 TOPs).
Newsletter
Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.
Quero receberSegundo Huynh, que apresentou gráficos comparativos, o Zenbook S 16 tem desempenho 1,7x melhor que o do MacBook Pro e 2,8x mais TOPs que o chip Apple M3.
Durante a Computex 2024, a Asus também lançou notebooks com IA das linhas ProArt (robustos, focados em criadores de conteúdo, editores de vídeo e artistas), Vivobook (versátil para o usuário mais "comum"), TUF Gaming (para quem joga mas precisa de portabilidade e resistência) e ROG Zephyrus (o mais potente, da marca especializada Republic of Gamers).
*A jornalista viajou a convite da ASUS.
Quer saber mais sobre produtos de casa, de beleza, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Odeia celular grandão? O Zenfone 10 da Asus, com tela de 5,92", é compacto, poderoso e tem câmeras traseiras duplas de alta qualidade que capturam fotos nítidas em qualquer iluminação. Curtiu? Link na bio. #zenfone10 #asus #zenfone #techtok #review #comprinhas #guiadecomprasUOL ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário