Organização da tela, pasta secreta e modo game: conheça novidades do iPhone
A Apple acaba de revelar uma grande atualização para seus sistemas operacionais, incluindo funções com inteligência artificial para os dispositivos iPhone, iPad, Apple Watch, computadores Mac e o óculos Vision Pro.
Entre os recursos que chegarão aos iPhones com o iOS 18, estão novas possibilidades de customização da tela inicial, organização de e-mails e categorização de fotos, além do recurso para esconder ou trancar apps sensíveis.
Os anúncios aconteceram hoje (10), durante a WWDC 2024, conferência anual de desenvolvedores da empresa, em Cupertino, Califórnia.
iOS18 vem aí
O novo sistema operacional deve chegar em setembro, junto com o lançamento do iPhone 16. Entre as novidades, focadas em personalização, estão:
- Customização da Home Screen: a tela inicial poderá ser organizada livremente, colocando os ícones dos apps e widgets em qualquer lugar, deixando espaço entre eles. Algo que os usuários desejavam há muito tempo, e que existe no Android há anos. Também haverá um visual diferente para o modo escuro e a opção de colorir os ícones para combinar com o papel de parede.
- Pasta secreta: será possível "esconder" apps que você não quer que apareçam na tela inicial, como os de bancos ou de relacionamentos. Também vai dar para trancar aplicativos com Face ID ou código de bloqueio.
- Nova visualização de fotos: o app Fotos receberá o maior redesenho da história, para ficar mais organizado e fluido. Em vez de diversas abas, agora haverá uma visão em tela única, com o grid de fotos em cima e na parte de baixo a biblioteca, com memórias, coleções e pastas (que podem ser criadas com pessoas, animais ou viagens, por exemplo). Ao deslizar para a direita, haverá um carrossel com fotos em destaque, e a função "Dias Recentes" organizará as últimas imagens para que fiquem mais fácil de visualizar.
- Categorização de e-mails: o app Mail terá diversas categorias automáticas de agrupamento, como transações, atualizações, promoções e mailing de lojas específicas. Tipo o que já acontece no Gmail, mas com mais organização e possibilidades, inclusive a de ver todos os e-mails em um só lugar, se desejar.
- Mensagens mais interativas: o mensageiro nativo do iPhone ganhará recursos como reação (tapback) com qualquer emoji ou sticker, novos efeitos visuais (tremer, agitar, saltar), formatação de texto (negrito, itálico, sublinhado) e agendamento do envio para qualquer dia ou horário. Além disso, será possível mandar mensagens via satélite (a partir do iPhone 14) em locais onde não houver sinal de celular.
- Modo Game: minimiza as atividades em segundo plano para alcançar taxas de quadros máximas e aumentar a capacidade de resposta sem fio, para controladores e fones.
- Apps na tela de bloqueio: será possível escolher os atalhos, entre diversos aplicativos -- atualmente, há apenas lanterna e câmera. Também haverá mais opções para o botão de ação dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max.
- Nova Central de Controle: além de visual mais limpo com ícones mais arredondados, a central poderá exibir mais atalhos quando for "puxada", incluindo grupos de apps e comandos de casa inteligente, reprodução de áudio e vídeo e até aplicativos terceiros.
Newsletter
Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.
Quero receberMeu iPhone vai receber as atualizações?
O iOS 18 chegará aos iPhones a partir do XR e XS, de 2018. Os modelos abaixo são compatíveis:
- iPhone 15
- iPhone 15 Plus
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12 mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone SE (2ª geração ou posterior)
Se você tem um aparelho mais antigo e quer investir em um novo, com a certeza de que ele receberá atualizações de sistema por alguns anos, encontramos alguns modelos em promoção:
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.