Depois de 14 anos, iPad ganha calculadora e faz muito mais que conta
Entre os anúncios da Apple na WWDC 2024 (Worldwide Developers Conference), conferência anual de desenvolvedores da empresa que começou ontem (10), está a nova atualização do sistema operacional do tablet da marca.
O iPadOS 18, previsto para ser liberado a partir de setembro, chegará com um recurso aguardado desde o lançamento do primeiro iPad, em 2010: o aplicativo Calculadora.
Ela será ainda mais poderosa que a dos iPhones, incluindo a possibilidade de fazer cálculos à mão. E uma nova função com IA será capaz de resolver exercícios de física e matemática.
Como vai funcionar
Da mesma maneira que já acontece nos iPhones. Com o iPad na vertical, abre a calculadora básica; na horizontal, a científica completona.
E para quem tiver o lápis inteligente Apple Pencil, basta escrever a conta que o app resolve.
Duas novidades são as funções histórico (para voltar para cálculos anteriores) e conversor de unidade.
Math Notes
Além da calculadora, o iPad vai ganhar outro recurso de matemática muito interessante, que usa inteligência artificial: o Math Notes.
Ele funciona dentro de aplicativo de Notas, onde será possível escrever qualquer expressão matemática e até desenhar ilustrações, usando uma Apple Pencil Pro, que o problema é resolvido.
O resultado aparece assim que você colocar um sinal de igual. E se precisar ajustar algo na equação depois, o resultado muda diante de seus olhos.
É como um caderno ou lousa inteligente, que funciona como assistente para exercícios de matemática e de física, mesmo os mais complexos. E, como funciona exatamente como uma nota, o exercício fica salvo para você voltar lá a qualquer momento.
Na apresentação, foi exibido um exemplo de um problema de física para calcular a altura máxima de uma bola de tênis quando atinge a mesa com diferentes velocidades e ângulos.
Também dá para exibir o resultado visualmente, já que o Math Notes é capaz de gerar gráficos. Para isso, é preciso tocar no sinal de igual da sua expressão, e então na opção "inserir gráfico". Um controle deslizante te deixa brincar com as variáveis para ver como isso altera a curva do gráfico.
"Os usuários também podem atribuir valores a variáveis ao aprender novos conceitos em sala de aula, calcular um orçamento e muito mais", explica a Apple, em comunicado.
Smart Script
O iPadOS 18 também inclui um recurso com IA chamado Smart Script, que torna a escrita à mão mais legível, mantendo o formato da caligrafia do usuário.
Na prática, após escrever, o sistema suaviza e endireita o texto de modo que ele fique mais legível — e isso em tempo real, em segundos, como mostrado na demonstração durante o evento.
Para apagar um trecho, basta riscá-lo e o iPad reconhece que é o comando para excluir aquela parte.
Personalização de apps e central de controle
O iPad ganhará algumas das novas possibilidades de personalização vistas no iOS 18, dos iPhones. Entre elas:
Customização da tela inicial: a pessoa poderá posicionar os ícones dos apps e widgets livremente em qualquer lugar da tela, com o espaço que desejar entre eles. Além disso, será possível mudar a cor dos ícones, para combinar com o papel de parede.
Nova central de Controle: vai oferecer mais opções de configurações. O usuário poderá fixar diversos apps que mais usa nessa área, como alarmes, tradutor, lanterna, gravador de tela e calculadora.
Fotos mais organizadas: o app Fotos exibirá tudo em uma mesma tela, com uma grade superior com as fotos e vídeos, e as coleções, memórias e pastas embaixo. Será mais fácil visualizar só as fotos recentes, só fotos de pessoas, fotos de pets, de viagens etc.
Mensagens mais interativas: no mensageiro nativo do iPad, será possível reagir com qualquer emoji ou sticker, formatar textos (negrito, itálico, sublinhado), incluir novos efeitos animados nas palavras e agendar mensagens para o envio posterior. Além disso, nos iPhones a partir do 14, serão liberadas as mensagens por satélite, em locais sem sinal de celular.
Quais modelos receberão o iPadOS 18?
- iPad Pro (M4)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração e posterior)
- iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração e posterior)
- iPad Air (M2)
- iPad Air (3ª geração e posteriores)
- iPad (7ª geração e posteriores)
- iPad mini (5ª geração e posteriores)
A data de atualização não foi divulgada, mas será em algum momento do segundo semestre, possivelmente em setembro.
Abaixo, o Guia de Compras UOL selecionou alguns modelos de iPad com desconto que são compatíveis com o novo sistema.
O UOL escolhe cada produto de forma independente e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário