Testei o chá antioxidante Push Matcha e ele melhorou minha concentração
Victoria Theonilla
Colaboração para o Guia de Compras
18/06/2024 04h00Atualizada em 18/06/2024 10h37
Na saga de encontrar novas bebidas saudáveis para diminuir o consumo da cafeína e consequentemente seus efeitos colaterais, acabei descobrindo o Push Matcha, uma bebida feita a partir do broto do chá verde em pó. Dez vezes mais forte que o chá verde e diferente dos outros chás convencionais, esse promete entregar mais benefícios para o corpo, como a dose elevada de antioxidantes, aminoácidos e clorofila, ótimos aliados para a imunidade e na prevenção do envelhecimento da pele.
O Push Matcha também contém cafeína, mas promete entregar seus benefícios sem os efeitos rebotes como insônia, taquicardia e refluxo, além de dar mais energia, com redução de estresse e até ansiedade.
O matchá é extraído das folhas do chá verde e por isso vem em sua maior concentração e qualidade de nutrientes. Rico em cafeína, l-teanina e outros compostos, têm ação antioxidante, anti-inflamatória e estimulante. Com um sabor levemente amargo, é ideal para ser consumido com leite e suco ou até mesmo em receitas, como bolo, pão e sorvete. Mariela de Oliveira Silveira, diretora clínica e nutricionista do Kurotel
Apesar desses benefícios atribuídos ao matchá, não há estudos que comprovem tais efeitos. Como ele também é obtido da planta do chá verde, assume-se que ele teria os mesmos benefícios da bebida —já bastante estudados.
Entretanto, podem existir diferenças nas quantidades e proporções dos componentes do pó, dependendo do produto, e a quantidade de l-teanina, um dos principais compostos ativos do matchá, pode variar de acordo com a qualidade do chá e do tempo de exposição à luz solar.
Por esse motivo, é recomendado dar atenção especial aos locais de compra, para garantir a procedência do concentrado e suas partes benéficas. Características como a cor verde viva, o sabor umami e a textura fina do pó devem ser levadas em consideração na hora da aquisição do produto.
O que mais gostei no Push Matcha
O sabor é excelente. Nunca experimentei nenhuma bebida com o gosto parecido do matchá, e nem mesmo o chá verde lembra o sabor levemente amargo dessa bebida. A mistura feita com leite de aveia e gelo foi a minha forma favorita de consumir o produto, que acaba ficando com uma textura mais cremosa e tem feito parte da minha rotina da tarde, quando preciso de uma dose extra de energia.
O produto rende bem. Apesar da embalagem aparentar ser pequena, o Push Matcha rende muito bem— outro ponto positivo na minha opinião: são 60 gramas que proporcionam 30 doses, uma vez que o indicado são 2 gramas do produto para 200 ml de água. Uma embalagem é o ideal para o mês inteiro para mim. E o preço também foi outro ponto que me chamou atenção: uma embalagem custa em média R$ 118, o que pode parecer alto no primeiro momento, mas dividindo pelas 30 doses, cada uma sai por menos de R$ 4, ou seja, mais barato do que tomar um café na rua.
Sem rebotes da cafeína. A percepção de energia "limpa" e que consequentemente trouxe maior foco e concentração foi o benefício que mais notei e gostei ao consumir esse produto da Push. De fato não senti os efeitos rebotes que a cafeína me causava e mesmo consumindo o matchá na parte da tarde, não tive problemas para dormir horas depois. Outro ponto que me chamou a atenção foram as opções de consumo do produto, que pode ser misturado em outras receitas. Como não sou muito fã de doce, misturei o matchá com um sorvete mais leve e ficou igualmente saboroso e nada enjoativo.
Dá para consumir no café e no lanche. O consumo do matchá é versátil tanto no café da manhã ou até mesmo na hora do lanche da tarde. Inclusive, ele pode ser um ótimo pré-treino, já que garante uma dose extra de energia, melhora o humor e ainda traz uma sensação de saciedade. Rico em cafeína, o matchá estimula o metabolismo e, quando associado à dieta saudável, pode ajudar na queima de gordura corporal.
Pontos de atenção
No geral, o produto me agradou como um todo e já garanti duas novas latas para continuar consumindo. Contudo, alguns detalhes não me agradaram tanto em relação à embalagem. Isso porque, o matchá vem uma embalagem que vai dentro de uma latinha, mas, uma vez que você corta essa embalagem, ela não fecha mais, o que acaba dificultando um pouco o consumo do produto fora de casa e até em viagens.
Além disso, o tamanho da embalagem é um pouco desproporcional para a quantidade de produto que vem, então sempre acabo fazendo um pouco de sujeira, já que preciso colocar a mão inteira dentro da embalagem para pegar.
Outra coisa que senti falta foi um dosador para pegar as 2 gramas exatas de produto para o consumo diário.
Para quem é recomendado?
Eu recomendaria o uso do Push Matcha para pessoas que buscam ter mais energia ao longo do dia de forma saudável. E também para quem deseja diminuir o consumo do café convencional e não gosta de bebidas doces. O consumo do matchá pode ser bem rico a longo prazo, então é uma ótima opção para quem deseja cuidar do corpo de dentro para fora.
Por conter mais cafeína que o café, o matchá não é recomendado para pessoas hipertensas ou com hipertireoidismo, porque pode aumentar a frequência cardíaca. E por garantir uma dose de energia para o corpo, o consumo do produto também deve ser evitado no período da noite, para não causar insônia. Mariela de Oliveira Silveira
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.