Brasil cria função que identifica apneia a partir de smartwatch da Samsung
Aurélio Araújo
Colaboração para o Guia de Compras UOL
19/06/2024 04h00
Profissionais do centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Samsung no Brasil encontraram uma forma de fazer os smartwatches da marca detectarem a apneia do sono, quando as vias aéreas ficam obstruídas.
A tecnologia foi desenvolvida pela divisão da empresa na cidade de Campinas (SP). O recurso foi aprovado em maio para uso nos Estados Unidos, a partir da autorização da agência governamental que regula sobre assuntos de saúde e alimentação no país, o FDA (sigla para "Food and Drug Administration").
Relacionadas
"O Brasil foi escolhido para desenvolvê-la devido à sua experiência no desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao monitoramento de sono e a saúde em geral", explicou ao UOL o brasileiro Otavio Penatti, gerente sênior de inteligência artificial da área de P&D da Samsung.
Segundo a companhia, o recurso também recebeu aprovação junto ao Ministério de Segurança Alimentar e Medicamentos da Coreia do Sul, país de origem da empresa.
Impacto da tecnologia na saúde
O processo de concepção e desenvolvimento da tecnologia levou mais de dois anos. Penatti destacou que a sua equipe trabalhou primeiramente na coleta de dados relacionados à apneia do sono. A partir disso, eles usaram as informações para treinar algoritmos de inteligência artificial para que eles se tornassem capazes de identificar padrões dessa condição de saúde.
A apneia do sono é um distúrbio caracterizado por pausas na respiração enquanto se dorme. Elas podem ocorrer várias vezes por hora e podem durar de segundos a minutos.
Existem dois tipos principais dessa condição: a apneia obstrutiva do sono (AOS), em que as vias aéreas superiores relaxam e isso leva ao estreitamento ou obstrução temporária da passagem do ar, e a apneia central do sono (ACS), relacionada a falhas de comunicação entre o cérebro e os músculos responsáveis pela respiração.
A AOS, mais comum, tem como sintomas o ronco alto, a fadiga, a irritabilidade e a dificuldade de concentração. Já a ACS está ligada a condições médicas subjacentes, como insuficiênca cardíaca ou acidente vascular cerebral.
Ambos os tipos podem acarretar em problemas graves de saúde, como aumento do risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
"Nosso algoritmo considera informações fisiológicas obtidas pelos sensores de luz do Galaxy Watch, chamado de fotopletismografia ou PPG (em inglês)", afirmou Penatti. Basicamente, o dispositivo usa a luz para medir o fluxo sanguíneo.
"O treinamento do algoritmo envolveu uma grande quantidade de dados de pessoas saudáveis e de pessoas com diferentes níveis de apneia do sono. Portanto, o algoritmo aprendeu a detectar esses sinais que diferenciam as condições fisiológicas da apneia do sono medidas pelo sensor de fotopletismografia", complementou.
Quando o recurso será liberado?
A Samsung não deu maiores informações sobre isso. Ela também não divulgou quais modelos de smartwatches da marca receberão a atualização para identificar e monitorar a apneia do sono.
"Por ser uma parte estratégica, não podemos comentar", disse Penatti.
Outros dados que os relógios monitoram
Dentro da série Samsung Galaxy Watch, o modelo Watch 6 e o Watch 6 Classic são os mais atuais. Eles foram lançados em agosto de 2023 e monitoram mais de 100 modalidades esportivas, como corrida, musculação, caminhada e ciclismo.
Em termos de saúde, os dois medem batimentos cardíacos, oxigenação do sangue, pressão arterial e nível de estresse.
Em relação ao sono, os dispositivos estimam ainda quanto tempo a pessoa ficou acordada durante a noite, quanto tempo ela teve de sono leve ou profundo, e também o período em que ela manteve o sono REM (uma das fases do ciclo do sono nos seres humanos, caracterizada pelo aumento da atividade cerebral).
Outros sensores incluem medições de gordura corporal e outros dados relativos à saúde e detecção de quedas, o que pode ser útil para acionar um pedido de ajuda em caso de emergência.
Abaixo você pode conferir os principais modelos de relógios inteligentes que a Samsung ainda comercializa no Brasil:
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.