Conforto fora do comum? Testamos tênis da Asics feito para quem quer correr
Do Guia de Compras UOL
28/06/2024 04h00Atualizada em 23/08/2024 09h22
Após sete meses do meu primeiro tênis de corrida, que já estava com a sola quase toda lisa, resolvi fazer um upgrade e adquiri o Gel-Nimbus 26 TR, da Asics. A marca promete um "conforto fora do comum", que foi confirmado, na minha avaliação.
Tive a oportunidade de testar alguns modelos da marca em uma esteira, correndo, antes de comprar. Entre três opções, a minha escolha foi, de fato, baseada no conforto, que é o mais importante para mim em qualquer vestimenta ou calçado.
Desde que comecei a praticar corrida, há dez meses, ouço bons comentários sobre os tênis da Asics, o que me motivou a buscar algum modelo que me agradasse. E cá estou com quase 70 km percorridos com o Nimbus 26 TR, entre treinos e provas de rua.
O que eu gostei
É realmente confortável. Esse é o ponto alto: maciez na medida certa e alto amortecimento com uma pisada suave. Nada de tênis fofão que te desequilibra ou dá sensação de instabilidade. O cabedal (parte de cima do tênis) em malha macia traz conforto térmico também. Não senti uma super ventilação, mas também não esquentou meus pés durante a corrida. O acolchoado interno protege bem os calcanhares —desde que use as meias adequadas.
Dá para sentir a impulsão. É como se o tênis te ajudasse a ir para frente, dando um empurrãozinho para tirar o pé do chão a cada passada. A sensação é atribuída à tecnologia FF BLAST da espuma, que torna o calçado mais responsivo. Ou seja, o impacto da pisada no chão retorna com mais energia. Senti isso na rua e na esteira e foi perfeito para eu bater meu RP (recorde pessoal) numa prova de 5 km.
Senti estabilidade e segurança. A altura do solado me assustou à primeira vista, mas, apesar de alto, a base larga dá estabilidade nas passadas. A sola tem boa aderência e me senti segura ao correr no asfalto molhado após a chuva. O modelo que eu uso, inclusive, também é indicado para trilhas. Para mim, que torci o pé correndo com um tênis mais baixo, é um ponto importante.
É bonito e dá para compor looks no dia a dia. Se você não separa o tênis de sair do tênis de correr, o Nimbus 26 TR se adequa às duas ocasiões. É bem possível encontrar um modelo que te agrada entre as quase 20 opções de cores.
Pontos de atenção
Numeração maior. Eu calço 39, mas tive de escolher o número 40 do Nimbus 26 TR. No teste de corrida com minha numeração padrão, senti que meus dedos encostavam na ponta do tênis conforme as passadas. Preferi seguir na linha do conforto com um número acima. Em um site de artigos esportivos, vi que indicavam um número acima também.
O cadarço pode desamarrar. Um nó e um laço não foram suficientes para manter os longos cadarços presos enquanto eu corria. Eles desamarraram nas duas primeiras vezes que usei para correr, na esteira e no parque, e enquanto eu caminhava. Para evitar acidentes, a dica é dar dois nós e um laço.
Use meias adequadas. Com meu tênis anterior, o Olympikus Corre 3 (veja nosso teste), não senti diferença de conforto quanto ao tipo de meia usada: podia ser de algodão mesmo e cano curto. Mas com o Nimbus 26 TR, talvez pelo cabedal mais encorpado, preferi usar meias feitas majoritariamente de poliamida, que são mais finas e respiráveis, e de cano médio ou alto para a etiqueta da lingueta não me incomodar e para proteger bem os calcanhares. Sem isso, era bolha na certa.
Tecido frágil?
No site da Asics, um consumidor comentou que a parte interna do tênis rasgou com menos de um mês de uso, duas vezes. Eu tive um problema parecido após um mês e meio: o cabedal rasgou na região dos dedos, formando um pequeno furo.
Solicitei a troca pelo site em que comprei no mesmo dia em que notei o dano. No dia seguinte, fui até a loja para concluir o processo, entregando meu par de tênis.
Como o conforto do Nimbus 26 TR me conquistou, até comparado com outras marcas que testei, troquei pelo mesmo modelo: a diferença é que o anterior tinha detalhes rosa e lingueta na cor creme (teoricamente, feminino), e o atual é com preto e laranja (indicado como masculino).
Não temos estatísticas para saber se esses casos são isolados ou não, mas como aqui estamos dando pitacos a partir de uma experiência individual, vale a transparência de pontuar o que aconteceu.
Quem pode gostar?
Indico para quem preza muito pelo conforto e prefere tênis macios aos mais firmes ou rígidos. A questão do custo-benefício é relativa e não está ligada somente ao preço. Para mim, estar confortável enquanto corro é essencial, então o investimento valeu muito a pena.
Ainda de olho no bolso, considero que o Nimbus 26 TR é um modelo para fazer um upgrade, depois de já ter usado tênis considerados de entrada, que podem chegar a um terço do preço. Mas claro que ele pode ser seu primeiro companheiro de jornada se você quiser, gostar, estiver confortável e puder pagar.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.