Moto tag: rival da Apple localiza objetos perdidos e tem botão para fotos

Os dispositivos de rastreamento de objetos AirTag, da Apple, e Galaxy SmartTag, da Samsung, terão nos próximos meses um novo concorrente. A Motorola apresentou o seu rastreador moto tag durante o lançamento dos novos celulares dobráveis da linha razr 50 e razr 50 Ultra, realizado em Nova York (EUA).

O aparelho pode ser usado dentro de carteiras, de bolsas, de mochilas, de malas de viagem, conectado a chaveiros, entre outros usos. Em caso de perda de um objeto, é possível usar o celular para monitorar a localização da moto tag.

Um recurso extra interessante é que existe um botão dedicado no aparelho. Ele pode ser usado para tirar fotos à distância, sem precisar tocar no smartphone, ou ainda para ajudar a encontrar o celular a que ela foi vinculada.

Ainda não há data para a chegada dela ao Brasil. Nos Estados Unidos ela custará a partir de US$ 29.

Moto tag verde
Moto tag verde Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Como a moto tag é e como funciona

Compacta. Tem o formato circular do tamanho de uma moeda maior. Será vendida em duas cores: azul escuro e verde. A reportagem teve a oportunidade de manusear as duas versões durante o lançamento, e as moto tags são bem leves. Assim como o dispositivo da Apple, elas podem ser usadas dentro de acessórios (vendidos separadamente), como chaveiros. É só encaixar.

Rastreio. Usa o serviço "Encontre meu dispositivo" do Android, do Google, para exibir a localização do dispositivo por meio de um mapa e do trajeto com a distância até ele.

Localização mais precisa. Por meio da tecnologia Ultra Wideband, presente em alguns celulares - como no motorola edge 50 ultra e o Galaxy S24 Ultra, o aparelho permite uma geolocalização ainda mais exata, identificando mais detalhes do local em que a moto tag está.

Continua após a publicidade

Customização. Outras informações podem ser personalizadas na tag, como identificá-la com um nome (exemplo: mochila, chave de casa, carteira), ajustar volumes de alerta e ver o consumo da bateria.

Botão para encontrar o celular perdido ou capturar fotos. Basta apertar a moto tag para que um som comece a sair do smartphone perdido, facilitando assim a sua localização. É preciso ter ativado o rastreador no respectivo celular. Esse mesmo botão pode ser usado para acionar o obturador da câmera do telefone.

Compatibilidade. Segundo a Motorola, o aparelho funciona com a maioria dos celulares com sistema operacional Android. Não funciona com o iPhone, da Apple.

Bateria. A empresa estima duração de um ano. Ao acabar, pode ser substituida por outra do tipo CR2032. É a mesma média do rastreador AirTag.

Privacidade. A Motorola afirma que os dados são protegidos por criptografia (simplificando, ficam embaralhados para dificultar o acesso a eles).

Resistência à água. Tem certificação IP67, o que promete proteção contra poeira e imersão em até um metro de água doce durante até 30 minutos.

Continua após a publicidade

*A jornalista viajou a convite da Motorola

Rastreadores de objetos vendidos no Brasil

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Rodrigo Lara

Rodrigo Lara

O UOL escolhe cada produto de forma independente e verifica os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Deixe seu comentário

Só para assinantes