Quer TV nova para ver Olimpíadas? Modelos de 32" estão a partir de R$ 1.000
Eduardo Bonjoch
Colaboração para o Guia de Compras UOL
01/07/2024 04h00Atualizada em 04/07/2024 12h11
Se você está empolgado para ver os Jogos Olímpicos de Paris em uma TV nova, mas não tem muita grana, uma opção é investir em um modelo de 32 polegadas.
Por cerca de R$ 1.000, dá para levar para casa uma smart TV com boa qualidade de imagem e ainda contar com recursos de aparelhos de tela grande.
- Resolução HD;
- Sistema operacional Roku TV;
- Duas entradas HDMI e wi-fi 2.4/5 GHz;
- Comando de voz pelo aplicativo de celular.
- Resolução Full HD, pouco comum nesta faixa de preço;
- Sistema operacional Android 11;
- Duas entradas HDMI, Chromecast integrado, conectividade Bluetooth e wi-fi 2.4/5 GHz;
- Controle remoto com comando de voz (Google Assistente).
- Resolução HD;
- Sistema operacional Roku TV;
- Três entradas HDMI e wi-fi 2.4 GHz;
- Comando de voz pelo aplicativo de celular.
- Resolução HD;
- Roda o sistema operacional Tizen;
- Acessa o serviço Samsung TV Plus, com mais de 90 canais gratuitos;
- Duas entradas HDMI e wi-fi 4.
- Resolução HD;
- Sistema operacional Google TV, evolução do Android;
- Três entradas HDMI, Chromecast integrado, conectividade Bluetooth e wi-fi 2.4/5 GHz;
- Controle remoto com comando de voz (Google Assistente).
- Resolução HD com sistema operacional WebOS;
- Duas entradas HDMI, conectividade Bluetooth e wi-fi 2.4/5 GHz;
- Traz recurso de Alerta Esportivo, que envia notificações antes das partidas mais importantes, painel e otimizador de jogos, que reúne as configurações para games em um único menu;
- Controle remoto convencional.
Como escolher a melhor smart TV
O primeiro item que o consumidor deve observar ao trocar de televisão é a qualidade da imagem. A resolução é uma das características que influencia na nitidez, como explica Alex dos Santos, especialista em TVs há 20 anos.
Claro que existe diferença entre TVs com resolução HD e Full HD, mas ela só fica evidente em um modelo pequeno, de 32 polegadas, por exemplo, quando o telespectador chega bem perto da tela. À medida que o consumidor se afasta, ficando a 1,50 m ou 2 m de distância, essa diferença praticamente desaparece. Alex dos Santos
Por serem mais simples e baratas, as TVs de 32 polegadas também apresentam certas limitações, afirma Paulo Sérgio Correia, especialista em vídeo com 45 anos de experiência.
Não adianta esperar que um televisor dessa categoria traga o mesmo processador de uma linha mais sofisticada. Por isso, se os filmes e séries no streaming começarem a travar, cogite adquirir um dispositivo adicional para fazer essa função, conectado à porta HDMI do televisor. Paulo Sérgio Correia
Quais recursos uma TV de 32 polegadas pode ter?
Entre os mais bacanas está o controle remoto que aceita comandos de voz para buscar séries e filmes nos serviços de streaming. Com isso, você não vai mais precisar digitar letra por letra o nome de cada atração, um processo lento e chato.
Para os fãs de games, a dica é procurar modelos que oferecem um menu de jogos com as principais configurações.
A resolução também é importante. Dê preferência às TVs Full HD, que permitem jogar mais perto da tela, preservando uma boa qualidade da imagem. Essa também é a resolução dos canais abertos e de boa parte do conteúdo disponível nos serviços de streaming.
E para ouvir o som do televisor em fones de ouvido sem fio, a conectividade Bluetooth é indispensável.
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.