Redmi Watch 4 tem jeito de relógio da Apple, mas com bateria bem melhor
Rodrigo Lara
Colaboração para o Guia de Compras UOL
04/07/2024 04h00Atualizada em 04/07/2024 12h11
Um smartwatch retangular, com cantos arredondados e apenas um botão giratório: assim é o Redmi Watch 4. Novidade da Xiaomi no Brasil, é inegável que o relógio se inspira bastante no Apple Watch, ao menos no visual.
Mas será que o desempenho é bom? E, mais do que isso, será que o conjunto de funções torna o modelo uma boa companhia para o dia a dia? Confira a seguir os resultados dos nossos testes.
O que gostei
Design bonito. É inegável que o Redmi Watch 4 é um smartwatch que marca presença. Ele tem dimensões bastante próximas das do Apple Watch Series 8, e isso significa que ele é relativamente discreto no pulso e leve. Há, porém, um detalhe: ele tem tamanho único, diferentemente dos modelos da Apple. Pessoas com pulso mais fino podem não curtir tanto.
Boa estrutura. A construção do relógio usa plástico na traseira e alumínio, e os comandos são feitos por meio de uma coroa giratória com função de clique, além da tela sensível ao toque. Em geral, a navegação é simples e funcional. O Redmi Watch 4 é resistente à água e funciona em profundidades de até 50 metros.
Completo em recursos. Na parte esportiva, são mais de 150 modalidades que podem ser escolhidas diretamente do relógio - algumas, inclusive, bem peculiares, como xadrez e damas.
Já o monitoramento de saúde inclui medições do nível de oxigenação no sangue e frequência cardíaca, monitoramento do ciclo menstrual para mulheres cis, do sono (em diferentes estágios, como sono profundo, sono leve e REM) e de estresse, além de exercícios de respiração para relaxamento.
O relógio também é capaz de emitir alerdas de frequência cardíaca e de inatividade.
Tela com boa definição. O display Amoled de 390 x 450 pixels é capaz de mostrar ótimas imagens. As informações na tela se mostram legíveis até mesmo sob o sol, algo útil para quem vai praticar atividades ao ar livre.
A sensibilidade do painel ao toque é bem precisa, o que facilita bastante o uso. E, apesar de não ter testado o relógio em uma piscina, fiz isso durante o banho e, mesmo molhado, não houve problemas em selecionar as funções desejadas.
Bateria dura bastante. Uma crítica constante a smartwatches da Apple é a baixa autonomia da bateria, que por vezes dura menos de dois dias. Esse, definitivamente, não é um problema do Redmi Watch 4. Do início ao final do teste, período de 15 dias que incluiu monitoramento de atividades e também de parâmetros de saúde, não houve a necessidade de recarregar o gadget. A Xiaomi informa que a autonomia do relógio é de 20 dias.
Compatibilidade. Funciona com celulares Android e com o iPhone.
Pontos de atenção
Bugs no sistema. Ainda que a conexão entre o Redmi Watch 4 e o aplicativo Mi Fitness (da Xiaomi) tenha sido relativamente simples, houve momentos nos quais o pareamento simplesmente desapareceu. Neste caso, foi necessário reiniciar o processo. Felizmente os dados de atividades não foram perdidos, mas ter que refazer o pareamento foi algo incômodo.
Pulseira ruim. A primeira impressão ao se usar o Redmi Watch 4 não foi das melhores por culpa da pulseira. Ela é emborrachada, mas o problema reside na forma de fixação, que exige uma boa dose de contorcionismo para ser fixada e é bem pouco precisa até o usuário se acostumar.
O que mudou para mim?
Ter à disposição um smartwatch mais completo como o Redmi Watch 4 é sempre interessante, especialmente quando se tem a meta de sair do sedentarismo. Gosto bastante do viés de "gamificação" que esses gadgets dão ao processo de se exercitar, já que eles oferecem estímulos para determinar e cumprir metas de movimento como se fossem fases de um jogo.
Para mim o relógio da Xiaomi tem um ótimo diferencial que é a bateria duradoura, isso diminuiu consideravelmente a chance de ele estar descarregado justamente quando eu mais precisasse dele.
Nesse aspecto, o aparelho tem mesmo um jeitão de relógio da Apple, mas com bateria bem melhor.
E falando em produtos da empresa da maçã, usei o Redmi Watch 4 com iPhone. A integração entre eles funcionou bem, o que é mais um ponto de mudança, por permitir que diferentes perfis de consumidores consigam utilizar todos os recursos do relógio - os modelos de Apple Watch só funcionam com o celular da mesma marca.
Para quem eu indico
O Redmi Watch 4 é um smartwatch completo e se vale da versatilidade. Se a pessoa interessada não estiver decidida a ter um smartwatch de ponta (que custa muito mais), certamente será bem atendida por esse modelo — e pagará consideravelmente menos por isso.
Ficha técnica - Redmi Watch 4
Sistema Operacional: HyperOS
Tela: Amoled de 1,97 polegada, 450 x 390 pixels
Bateria: 470 mAh
Funções: mais de 150 modalidades esportivas, monitoramento cardíaco, de oxigênio no sangue, de estresse e de sono, GPS integrado, entre outras.
Resistência à água: sim, 5 ATM (50 m de profundidade)
Dimensões: 47,6 mm x 41,1 mm x 10,5 mm (C x L x E); 31,5 gramas
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.