Café sem gosto de queimado: moer grão mudou (para melhor) sabor da bebida
Moer o próprio café virou febre entre os apreciadores da bebida—e eu não quis ficar de fora. Por já não gostar tanto do sabor do café já moído que compramos no mercado, resolvi testar o moedor de café da marca norte-americana Hamilton Beach, e gostei tanto, que já usamos há mais de dois anos aqui em casa.
O produto é pequeno e parte dele é feito de aço inoxidável, o que dá mais resistência e facilita a limpeza. Com ele, é possível preparar pó para até 41 xícaras de café. Veja como foi o teste e o que gostei nele:
O que eu gostei
É pequeno, leve e rápido. O produto tem 24 centímetros de altura - tamanho similar a de uma garrafa de água de 500 ml, e 11 centímetros de largura. Ele pesa apenas 1 kg, sendo fácil de transportar, o que é ideal para quem prepara o café no trabalho ou em viagens. Além disso, o aparelho também é rápido, moendo os grãos em poucos segundos.
Conta com cinco opções de moagem. É possível escolher entre grosso, médio e fino - e outras duas intermediárias entre elas. O grosso é indicado para quando o grão fica mais tempo em contato com a água, como ocorre na prensa francesa. Já o médio é para o café tradicional, enquanto o fino é recomendado para espressos.
Moe café para até 41 xícaras de 50 ml. A escolha ocorre por uma alavanca que fica logo abaixo do botão de ligar. Também é possível escolher quantidades menores, como 35, 23 ou 11 xícaras pequenas, ou 14, 12, 8 ou 4 xícaras grandes.
É de aço inoxidável. Tanto as lâminas do moedor quanto o compartimento de moagem são de aço inoxidável, o que dá mais durabilidade ao produto e facilita a limpeza. A tigela pode ir na máquina de lavar louças, de acordo com a fabricante. O restante do aparelho é de plástico.
Pode moer outros tipos de grãos. Além de café, já experimentei moer linhaça e gergelim e deu muito certo. Minha recomendação é limpar bem o produto antes de usar para tirar qualquer resíduo - e cheiro - de café.
Fio pode ficar escondido. A base do moedor é móvel, sendo possível guardar o fio ali, o que reduz a desordem na bancada.
Vem com escova de limpeza. O acessório é pequeno e é muito útil para quem não quer desperdiçar nenhum grão de café deixado no compartimento de moagem. Para evitar que a peça se perca, há um espaço atrás do aparelho, onde é possível prender a escova.
Só funciona com a tampa completamente encaixada. A funcionalidade dá mais segurança no uso do aparelho, principalmente em casas onde há crianças pequenas. Há uma indicação na parte de trás do produto que mostra quando o produto está travado ou não.
Pontos de atenção
Preço. Há outros moedores de café de outras marcas mais baratos. Na Amazon, o produto da Hamilton Beach pode ser encontrado por R$ 299.
Barulho. O produto é, de fato, barulhento. Eu particularmente não me incomodo porque é um processo rápido. Mas se tiver alguém dormindo enquanto o café for moído, provavelmente vai acordar com o ruído.
É preciso segurar a trava de segurança. Na hora de apertar o botão de ligar, é preciso segurar a tampa para que o processo seja realizado. Porém, isso não interfere no resultado final.
O que mudou para mim
O sabor do café mudou. Uma das principais diferenças que a gente sentiu é no gosto da bebida. O café comprado já moído produzia uma bebida com um gosto que puxava para o queimado. A gente até ficava na dúvida se não tinham colocado outro ingrediente no café, além do próprio grão. Já no café moído em casa não há essa dúvida - você vê literalmente o grão antes de moer - e consequentemente a bebida fica mais gostosa. Hoje há uma oferta grande de marcas de café em grão - então, se não gostar de um, pode testar um outro. Uma dica: compre primeiro as embalagens de 250 gr e, se gostar, aposte nas de 1 kg (volumes maiores costumam ter um custo/benefício melhor).
Rende bem. Eu uso o moedor todos os dias e costumo passar uma térmica de 1,5 litro, tomando ao longo da manhã. Para isso, eu costumo encher a tigela de moagem - mas sempre sobra um pouco de pó para o dia seguinte.
Para quem eu indico?
Indico o produto para pessoas que - como eu - viraram adeptos de moer o café na hora, pouco antes de beber. Também é um bom produto para quem tem pouco espaço na cozinha.
É uma boa escolha também para quem gosta de variar o preparo do café durante a semana, já que pode ser moído para prensa francesa, tradicional e até espresso.
Quer saber mais sobre produtos de casa, de beleza, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Caneca Mixer Automática: bebida misturada em segundos! ? Com tampa térmica e portátil. Ideal para café, sucos, chás e mais. Curtiu? Link na bio. #bebida #mixer #canecamixer #review #guiadecomprasUOL #TikTokMadeMeBult ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário