Água quente no chuveiro e na torneira: como escolher aquecedor a gás ideal
Uma das vantagens do aquecedor a gás é que a água quente pode circular por outros ambientes além do banheiro, como na torneira da cozinha. Além disso, os aparelhos registram uma vida útil longa.
Modelos manuais chegam a durar uma década, enquanto os digitais digitais duram em média de mais de 15 anos, segundo especialistas consultados pelo Guia de Compras UOL. Se você está em busca de um aquecedor a gás, confira a seguir dicas para escolher o melhor para o seu dia a dia e entenda como funciona.
Tipos de aquecedor a gás
Também conhecidos como "aquecedores de água de passagem a gás", esses aparelhos esquentam a água conforme a demanda. Isso significa que eles começam a funcionar automaticamente quando uma torneira ou um chuveiro são ligados. Atualmente há dois tipos disponíveis no mercado:
- Exaustão forçada: conta com uma ventoinha que ajuda na exaustão dos gases da combustão. Esses modelos costumam ser elétricos (são ligados na tomada para a ignição) e podem ser mecânicos ou digitais. A principal diferença é que os primeiros não costumam contar com ajuste automático de potência para compensar variações na vazão e temperatura da água.
- Exaustão natural: Gases são direcionados para fora por um duto. Normalmente são mecânicos, mas existem alguns modelos digitais desse tipo. Podem funcionar com pilhas ou eletricidade.
O que observar ao comprar?
- Antes de comprar, verifique se sua casa é abastecida por GN (gás natural ou encanado) ou GLP (gás liquefeito de petróleo, vendido em botijão).
- Cheque também se o local onde ficará o aquecedor dispõe das instalações necessárias. Caso contrário, a recomendação dos especialistas é contratar um engenheiro civil para ser o responsável pelo projeto.
- Se os dois primeiros itens estiverem acertados, o passo seguinte é definir a capacidade necessária do aparelho. Considere: quantos banheiros e pontos (chuveiros, torneiras e duchas higiênicas) ele precisará atender? Para chegar ao valor, multiplique o número de itens que serão ligados simultaneamente por suas vazões, em litros por minutos.
- Se você mora em apartamento, considere ainda que os localizados no último ou no penúltimo andar e casas podem não ter a pressão de água suficiente. Para compensar, é possível que você tenha de utilizar pressurizadores (chamados de "bombas").
- Mora em um local de clima frio? Você pode precisar de um aparelho com vazão maior.
- Com o aparelho comprado, contrate um profissional habilitado para realizar a instalação. Também é recomendada uma manutenção preventiva anual para limpeza, lubrificação e verificação do sistema de exaustão.
Confira abaixo alguns modelos disponíveis:
- De exaustão natural;
- Possui ignição automática e funciona assim que a torneira é ligada;
- Conta com painel de controle analógico;
- Ideal para uma ducha;
- Tem capacidade de acionamento com baixa pressão de água;
- Funciona com gás natural.
- Alimentado a bateria;
- Indicado para locais com pouca pressão de água;
- Para o uso com até 1 ducha;
- Cor branca;
- Gás natural.
- De exaustão forçada;
- Digital;
- Com ícones animados que mostram as funções gerais do aparelho;
- Com sistema de ignição automático;
- Indicado para regiões quentes e frias;
- Ideal para uma ducha e uma torneira;
- Gás Natural.
- Controle mecânico;
- De exaustão natural;
- Alimentado a pilha;
- Funciona com GLP.
- Com painel digital;
- De exaustão forçada;
- Tem sensor de obstrução;
- Alimentação elétrica;
- Gás natural.
- Com controle eletrônico digital, tem sensores de temperatura e fluxo de água;
- Conta com modulação automática da chama;
- Programação para enchimento de banheira;
- Compatível com aquecimento solar e boiler;
- De inox;
- Gás natural.
- Com painel digital;
- Conta com identificação digital de falhas;
- Timer de segurança;
- Função solar;
- Cor prata;
- Gás natural.
- Digital;
- De exaustão forçada;
- Com dispositivos e sensores que interrompem o funcionamento em caso de detecção de falha;
- Branco;
- Funciona com gás natural.
Fontes: Carlos Alberto Guimarães Garcez, vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), e Lígia Mackey, engenheira e presidente do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo).
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Adeus, pano e balde: testamos este mop spray e ele realmente tornou a limpeza mais fácil. Curtiu? Link na bio. #mop #mopspray #flashlimp #faxina #dicaslimpeza #TikTokMadeMeBult #guiadecomprasuol ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.