Fino e leve, Galaxy Book4 me convenceu como bom notebook para o trabalho

O notebook Samsung Galaxy Book4 chegou recentemente ao mercado brasileiro com a proposta de convencer consumidores pelo custo-benefício. O preço sugerido é de R$ 5.499 — mas ele já pode encontrado em lojas varejistas por menos de R$ 4.700.

Testamos o modelo equipado com o processador Intel Core i7 por 10 dias. Confira a seguir os destaques positivos e negativos do laptop.

Samsung Galaxy Book4

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

O que gostei

Bom para o trabalho e para o dia a dia. Usei o notebook principalmente para rotinas de trabalho. Elas envolveram navegar na internet, conferir/enviar emails, escrever matérias, roteiros, fazer planilhas e, eventualmente, usar o ChatGPT, além de assistir a vídeos no YouTube. O desempenho dele se mostrou bem rápido e não tive problemas com travamentos ou lentidão.

Isso, porém, se aplica a tarefas mais comuns. Para jogos, o Galaxy Book4 não é adequado, uma vez que falta uma placa de vídeo dedicada para rodar os títulos mais pesados, que exigem maior processamento de imagens.

O aparelho testado vem com um processador Intel Core i7 de 13ª geração, 16 GB de RAM (que ajuda no desempenho) e SSD de 512 GB (espaço de armazenamento).

Visual do notebook da Samsung
Visual do notebook da Samsung Imagem: Rodrigo Lara

Tela grande, porém leve. Ainda que se trate de um notebook com tela de 15,6 polegadas (que o coloca na categoria de dispositivos maiores), o Galaxy Book4 é compacto o suficiente para ser transportado por aí. Ele tem pouco mais de 1,55 kg e 1,54 cm de espessura, o que torna o aparelho bem prático de ser acomodado em uma mochila.

Continua após a publicidade

Visual. Assim como ocorre com os irmãos mais caros, essa versão do Galaxy Book4 traz uma aparência elegante, com carcaça de metal em cinza que mistura um ar moderno com sobriedade. O ponto negativo é que a carcaça tem uma tendência a acumular marcas de digitais. Ao menos, ela pode ser limpa facilmente.

Bateria dura bem. O desempenho nessa categoria segue o padrão do mercado. Dura em média 7h, 8h com um uso mais intenso. Utilizando menos ela pode chegar a 10h.

Pontos de atenção

Tela com resolução apenas "padrão". A tela é IPS, ao invés de Amoled (tecnologia mais avançada de qualidade e nível de brilho, basicamente), e isso acaba se traduzindo em imagens não tão vivas. Além disso, a resolução é a Full HD (1920 x 1080), no lugar de WQXGA+, configuração presente nos modelos mais caros da Samsung.

Sem processador focado para inteligência artificial (IA). O Galaxy Book4 é mais um modelo que consegue rodar recursos de IA, como o Copilot, da Microsoft, integrado ao Windows 11, e isso é ótimo atualmente. Você pode, por exemplo, solicitar um email sobre um determinando assunto utilizando uma linguagem mais formal. Em segundos, a IA responderá com um rascunho do que ela considerou importante.

Contudo, o dispositivo testado não possui uma unidade de processamento neural dedicada, conhecida pela sigla NPU - como os seus outros três irmãos. Sendo assim, tarefas gerais que dependem de IA para rodar são feitas pelo próprio processador, funcionando na própria máquina. Basicamente, quando esses processamentos ocorrem fora do notebook, na nuvem, as respostas são mais rápidas e consomem menos energia e memória do computador.

Continua após a publicidade

Não permite atualização de memória. O Galaxy Book4 traz uma baia livre para que seja instalado um novo SSD, permitindo ampliar o espaço de armazenamento. O mesmo, porém, não se aplica à memória RAM. Os 16 GB que vêm de fábrica são bem interessantes para tarefas cotidianas, mas a ausência de um slot (espaço) de expansão acaba limitando e impedindo que o aparelho consiga ser atualizado no futuro para rodar programas mais pesados.

Recursos adicionais

O Galaxy Book4 tem um sistema de som com Dolby Atmos, que promete uma experiência de som mais imersiva com sons nítidos. O modelo tem ainda quatro portas USB (duas USB-A 3.2 e duas USB-C), leitor de cartão Micro SD e saída HDMI.

Imagem
Imagem: Rodrigo Lara
Imagem
Imagem: Rodrigo Lara

Há ainda o pacote de aplicativos Samsung e integração nativa com celulares e gadgets da marca.

Continua após a publicidade

Samsung Galaxy Book4

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Para quem vale a pena?

Objetivamente, o Galaxy Book4 é um laptop bom, e ponto. Não tem destaques chamativos, mas é funcional. Por isso, ele tem qualidades para agradar quem procura um aparelho com tela grande para o uso diário e com o fôlego de um bom processador.

Por ser fino e leve, ele tende a conquistar quem precisa de um notebook que seja facilmente transportado sem pesar na mochila ou na bolsa.

É importante ressaltar que trata-se de um modelo dentro da categoria intermediária. A experiência de uma tela com tecnologia avançada e com recursos variados nativos de IA ficaram de fora.

Ficha técnica - Samsung Book4 Pro

Continua após a publicidade

Processador: Intel Core i7-1355U
Memória RAM: 16 GB LPDDR4x
Armazenamento: 512 GB (SSD NVMe, com slot adicional para expansão)
Sistema Operacional: Windows 11 Home
Tela: LED IPS de 15,6 polegadas, resolução Full HD (1920×1080)
Bateria: 54 Wh
Teclado: ABNT2
Conexões: 2x USB tipo A 3.2, 2x USB-C, 1x HDMI 2.1, 1x micro SD e conector para fone de ouvido/microfone
Dimensões: 35,7 x 22,9 x 1,54 cm (L x P X E); 1,57 kg

Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Deixe seu comentário

Só para assinantes