Galaxy Z Fold6 tem recursos exclusivos de IA; confira os 5 mais divertidos
O Galaxy Z Fold6 e o Galaxy Z Flip6, os novos celulares dobráveis da Samsung, contam com recursos exclusivos de inteligência artificial. Com eles é possível, por exemplo, incluir imagens em uma cena, transformar um desenho em arte ou uma fotografia em 3D, e até traduzir conversas.
Testamos essas novas funções no maior dos aparelhos, o Fold6 (que, aberto, parece um tablet) e separamos cinco das mais divertidas.
1. Desenhar coisas novas nas fotos
Com o recurso Esboço para Imagem (Sketch to Image), é possível incluir novos elementos em suas fotos. Basta rabiscar o que deseja, usando o dedo mesmo — pode ser um cachorro, uma bola, uma garrafa, uma estrela e até um chapéu na cabeça de alguém. Ao tocar no ícone de estrelinhas da inteligência artificial e selecionar o efeito, serão geradas quatro opções para você escolher sua preferida e salvar.
Nas duas imagens abaixo eu acrescentei, respectivamente, a abelha e o gato. Dá para notar que o elemento ficou bem realista, com detalhes e sombras.
Só é possível desenhar uma por vez, então se quiser incluir outras coisas na mesma imagem, terá de repetir o processo. A função é bem divertida e impressionante, passei um bom tempo brincando com minhas fotos.
2. Transformar esboços em arte
Aqui também usamos o recurso Esboço para Imagem (Sketch to Image), mas desta vez dentro do aplicativo Notas. É só desenhar qualquer coisa, clicar nas estrelas e escolher em qual estilo você quer a sua arte: aquarela, ilustração, esboço, pop art ou desenho animado 3D.
Nesta função, é preciso desenhar com um pouco mais de cuidado, porque a inteligência artificial vai respeitar bem os traços — se tiver uma uma caneta S Pen, fica melhor. Dá para gerar quantas vezes quiser e incluir as suas favoritas na nota ou salvar na galeria. Achei bem bonitinho.
3. Criar retratos com IA
Com o Studio Retrato (Portrait Studio) dá para criar versões artísticas dos seus retratos. É só ir em qualquer foto que tenha uma pessoa em primeiro plano, pode ser uma selfie ou uma foto de mais longe, tocar nas estrelinhas da IA e escolher entre quatro opções de estilo: gibi, desenho 3D, aquarela e esboço.
Nem todas ficam super parecidas, mas gostei do resultado com as minhas selfies. É só ir salvando as favoritas na galeria e gerar quantas vezes quiser para que venham novas opções. O recurso é parecido com o que alguns sites e aplicativos oferecem. Contudo, o processo é feito diretamente no celular, sem depender de programas extras.
4. Efeito 3D nas fotos
Com o Efeito com Movimento (Live Effect), um dos meus favoritos, é possível deixar suas fotos com uma aparência 3D. O processo é um pouquinho diferente: é preciso abrir a imagem e arrastar para cima para acessar o menu.
Ele funciona com qualquer foto estática, não precisa ter sido tirada de nenhuma maneira especial. Ela vira um pequeno vídeo bem bonito, com o fundo se movimentando atrás de você.
5. Papel de parede que muda com o clima
O papel de parede também pode ser customizado com ajuda de IA. Na opção generativa, é possível criar imagens e texturas do zero, usando palavras-chave ou com base em uma foto. Mas a novidade é o Ambiente da Foto (Photo Ambient), que muda a tela de bloqueio de acordo com a hora do dia e o clima de onde você estiver — vai chover ou nevar na sua foto, por exemplo.
Mais recursos com IA
As cinco funções acima são, por enquanto, exclusivas do Galaxy Z Fold6 (que testei) e de seu irmão menor, o Z Flip6. Mas os telefones também contam com outras funções de IA, novas e antigas, algumas delas adaptadas para o uso com a tela dobrável.
Ainda no tema de imagens, há os recursos de edição que já vemos há um tempo em outros aparelhos da Samsung, como:
- Plano de fundo desfocado: deixa incluir e controlar esse efeito em retratos.
- Remasterizar: dá uma melhorada geral nas suas fotos, mudando contraste, equilíbrio de cores e outros quesitos.
- Apagador de objetos: serve para remover coisas indesejadas das imagens, como pessoas ao fundo.
Para além das fotos e dos recursos mais divertidos, há outras funções com inteligência artificial que podem ser bem úteis no dia a dia:
- Traduzir conversas: o Intérprete traduz falas de pessoas de línguas diferentes em tempo real, exibindo a transcrição nas duas telas (a interna mostra o idioma original e a externa o outro, para que os interlocutores consigam ver); este é o modo conversa (para diálogos) e há também o modo escuta (para tradução contínua em eventos como palestras).
- Traduzir chamadas telefônicas: o Assistente de Chamada também traduz em tempo real, em diversas línguas.
- Traduzir mensagens: o Assistente de Conversa oferece tradução em aplicativos de mensagens (como WhatsApp e Google Meet), conforme elas chegam.
- Escreva melhor: o Compositor dá sugestões de textos completos para mensagens, com base em pequenos trechos ou solicitações, e de acordo com o contexto.
- Assistente de transcrição: converte gravações de áudio em texto e, se quiser, resume e/ou traduz o conteúdo.
- Assistente de notas: ajuda a organizar grandes blocos de texto, com formatação automática, organização de tópicos e correção ortográfica.
- Leitura de texto longo: resume e/ou traduz páginas da web.
- Circule para pesquisar (Circle to Search): facilita buscas no Google; basta circular ou tocar em uma imagem ou texto para saber mais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.