Bastão, gloss, lip tint: descubra qual batom combina mais com você
Danielle Sanches
Colaboração para o Guia de Compras UOL
29/07/2024 04h01
Cremosos e líquidos, com efeito gloss ou matte, hidratantes ou que dão o efeito de mais volume. Hoje, 29 de julho, é celebrado o Dia do Batom, um item histórico criado no formato de bala em 1870, a partir de um castiçal.
Para não ficar de fora da comemoração, o Guia de Compras UOL reuniu diferentes tipos de batons em promoção nesta segunda e separou dicas de como usá-los.
Batom em bastão
É um dos mais comuns, aquele que você tira a tampa, gira a parte de baixo e o batom sobe. Normalmente são feitos a partir de ceras e óleos vegetais.
O acabamento pode variar: com efeito matte (mais sequinho), cremosos, cintilantes ou metálicos. Confira algumas sugestões:
Batom líquido
Vem em um frasco com aplicador e tem a fórmula mais fluida (daí o nome "líquido"). Também costuma ter secagem rápida.
Muitos batons com efeito matte têm essa formulação, mas ela também pode ser usada para versões com acabamento cintilante e vinil.
Lip tint
Os modelos "lip tints" vieram na onda da "K-Beauty", como é chamada a rotina de beleza propagada pelas sul-coreanas, e fazem sucesso por proporcionarem um visual mais natural.
Nada mais é do que um pigmento para lábios, sem acabamento de brilho ou textura, e que oferece um efeito "cor de boca". Veja algumas marcas com esse tipo de produto:
"Lip gloss" para quem quer brilho
"Lip gloss", ou brilho labial, é um produto que proporciona acabamento brilhante com uma cor suave. A diferença dele para o batom líquido é que o primeiro costuma ser mais pigmentado.
Essa versão pode ser apenas para criar uma cobertura cintilante ou ter cores suaves, criando um visual mais natural. Algumas opções de brilho labial:
Atenção com batom vencido
É difícil dar adeus a sua cor de batom preferida, mas é necessário tomar cuidado para evitar o uso de produtos vencidos. Além da possibilidade de alteração na textura, cor e cheiro, usar o produto fora do prazo de validade pode causar alergia, sensibilidade nos lábios e irritações.
De acordo com os especialistas, a validade costuma ser de 24 a 36 meses. Por isso, mesmo que não exista data limite de uso na embalagem, a recomendação é que eles sejam descartados após esse período.
*Com informações de reportagens publicadas por Karina Hollo em 13/08/2021, Rafaela Polo em 29/07/2022 e Danielle Sanches em 29/07/2023.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.