'Incrível e profundo': o que diz quem já leu 'Tudo Sobre o Amor'
Juliana Almirante
Colaboração ao Guia de Compras
30/07/2024 04h00
O livro "Tudo Sobre o Amor: Novas Perspectivas" (em inglês, "All About Love: New Visions") é a primeira obra da Trilogia do Amor, da escritora estadunidense bell hooks (1952-2021). O título em inglês entrou na lista de best-sellers do New York Times e se tornou um sucesso.
A seguir, explicamos sobre o que essa obra fala, o que diz quem já a leu e quais são os pontos de atenção indicados por leitores.
Relacionadas
O que o livro "Tudo Sobre o Amor" fala?
"Tudo Sobre o Amor: Novas Perspectivas" aborda os aspectos éticos e sociais do amor. São 13 capítulos, que falam sobre pontos como a clareza, a justiça, a honestidade, o compromisso, a espiritualidade, os valores, a reciprocidade e a cura. A autora vai além das relações românticas e trata de relacionamentos familiares, de amizade e da vivência religiosa.
A escritora defende que o amor é mais do que um sentimento, e sim uma ação, que pode ser capaz de transformar a obsessão pelo poder. Por meio da construção de uma ética amorosa, seríamos capazes de sustentar uma sociedade mais igualitária, considerando o compromisso com o bem-estar coletivo.
Da Editora Elefante, "Tudo Sobre o Amor" foi publicado em português em 2021, traduzido por Stephanie Borges. Tem 272 páginas. Já o prefácio é assinado por Silvane Silva, doutora em história social. A trilogia do Amor se completa com os títulos "Salvação: Pessoas Negras e o Amor" e "Comunhão: a busca das mulheres pelo amor".
Sobre a autora
Nascida com o nome Gloria Jean Watkins, a escritora e ativista bell hooks adotou esse pseudônimo (em letras minúsculas) em homenagem à sua bisavó materna, Bell Hair Hooks. Com doutorado em literatura, a autora de "Tudo Sobre o Amor" foi professora em instituições de ensino como a Universidade de Yale, situada na cidade de New Haven, no estado de Connecticut.
Já escreveu mais de 40 obras, traduzidas para 15 idiomas, entre ensaios, poesia e livros infantis, passando por assuntos como feminismo, racismo, cultura, amor, política e espiritualidade. Ela morreu em 2021, aos 69 anos, em sua casa, nos Estados Unidos.
O que diz quem já leu "Tudo Sobre o Amor"?
Na Amazon, o livro tem mais de 5.000 avaliações e nota média de 4,8 (do total de cinco). Veja alguns comentários de leitores.
bell hooks nos guia através de uma exploração profunda e sincera do amor em suas várias formas, desde o amor romântico até o amor-próprio e o amor comunitário. A escrita é fluida, a linguagem é clara e a mensagem é tocante. Aprendi muitas coisas novas e estou animada para ler a trilogia completa. Em certo momento do livro, bell hooks fala sobre seus anjos —escritores que permitiram que ela entendesse a vida com mais complexidade. Ela também se tornou um anjo para mim, pois a sua obra colocou em palavras coisas em que sempre acreditei e me deu ânimo para continuar acreditando. A forma como ela amplia nossa visão ética, política e social é inspiradora. Katarina Nascimento
É uma grande aula sobre o amor. E sim, o amor não é um sentimento, é uma ação. Com belíssimas reflexões sobre como aprendemos a amar e sobre todo o tipo de amor. Super-recomendo. Delvira de Paula Rigon
Leitura densa e inspiradora. Recomendo muito. É uma leitura densa, confronta o que pensamos sobre o amor com o que de fato ele é —ou deveria ser— e inspira caminhos para chegarmos numa prática consciente de amar. Incrível e profundo. Analu
Um despertar misturado com aconchego. A autora escreve de forma fluida e não é uma leitura cansativa. Eu tive que me esforçar para não terminar tão rápido esse livro, porque, ao mesmo tempo em que queria ler mais e mais, não queria que acabasse. O livro me trouxe muitas reflexões importantes e pautas para minha terapia (risos). Me ajudou a revisitar muitos sentidos dentro de mim e a questionar muita coisa. Uma leitura bastante construtiva. Recomendo. Juliana
Pontos de atenção
Por outro lado, há leitores que criticam a suposta falta de profundidade do conteúdo e se referem à obra como de auto-ajuda. Outras avaliações citam defeitos físicos no livro, a exemplo de avarias e problemas na cola da brochura.
Ideias e argumentos sem profundidade. Na minha visão, a autora estrutura o livro de forma repetitiva, usa argumentos infantis e entrega uma auto-ajuda de baixa qualidade. Decidi interromper a leitura na metade. Raul
Eu amo bell hooks, mas o meu livro veio cheio de avarias. Fiquei muito chateada. Stefane
A edição é bem mal feita para o preço que cobram. A cola das páginas é toda falhada, muito provavelmente vai descolar. A diagramação veio torta, o corte que deixa as páginas redondas muito mal feito e inacabado. Infelizmente, é a única tradução disponível. Melissa Vitória
O livro é ótimo, mas a cor da fonte que escolheram foi péssima. Esse roxo é horrível, deveria ter sido preto. Para ler de noite e dependendo da luz, fica muito ruim. Lisiele
Muito bom o conteúdo, mas a cola da brochura tava ruim e soltando desde a primeira vez em que eu abri o livro. Vale a pena comprar o livro, mas fica de olho se não veio com esse defeitinho na cola. Laura C.
Com informações de matéria publicada em 15/12/2021.
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.