Topo

Testamos a parafusadeira Bosch: 'sem dor no braço e ainda economiza tempo'

Do Guia de Compras UOL

01/08/2024 05h30

O Dia dos Pais está chegando, e o Guia de Compras UOL traz uma opção de presente que deve agradar a muitos pais: a parafusadeira Bosch GSR 1000 Smart.

Uma vantagem desse modelo é que ele também funciona como furadeira, então você tem dois aparelhos em um. A seguir detalhamos como foram os nossos testes, principais pontos de atenção e se o custo-benefício vale a pena.

Relacionadas

Nossos testes

Na minha casa, tenho usado a parafusadeira para pequenos trabalhos, como montar um arranhador para meus gatos e uma prateleira para organizar os brinquedos da minha filha.

Já no estúdio, testamos o aparelho para colocar parafusos em uma placa de madeira mais fina e outra mais grossa. Nos dois casos ela se saiu muito bem. Com a madeira mais fina, nem foi preciso muito esforço para parafusar.

Na madeira mais grossa, colocamos quatro parafusos de tamanhos diferentes e, quanto maior era o parafuso, mais força foi preciso fazer. Ainda assim, todos foram parafusados por completo.

Também testamos a função furadeira nas duas madeiras e não tivemos dificuldades para fazer os furos.

O que mais gostamos

Leve e prática. A parafusadeira pesa cerca de 900 gramas, então não vai doer o braço se você precisar usar o dia inteiro para montar uma cama ou um armário, por exemplo. E o formato com a bateria na base é super prático, você deixa ela em pé na bancada e na hora de usar já pega no jeito certo para usar.

Bom torque. O modelo tem torque (força exercida sobre o parafuso) mínimo de 6 Nm (Newton-metro) e máximo de 15 Nm, o que é suficiente para a maioria dos trabalhos em casa. O torque é ajustado no gatilho, ou seja, quanto mais você apertar, mais força a parafusadeira colocará sobre o parafuso. A dica, então, é você começar leve e ir apertando aos poucos para não espanar o parafuso nem danificar a peça com a qual está trabalhando.

Empunhadeira emborrachada. A parte onde você segura o aparelho é toda emborrachada, o que evita que a parafusadeira escorregue durante o uso.

Luz acionada pelo gatilho. Ao acionar o gatilho da parafusadeira, uma luz de LED ilumina a área onde você vai trabalhar. Isso é muito útil para quando você precisa apertar um parafuso dentro de um móvel e tem pouca luz do ambiente.

Maleta de transporte. O aparelho já vem em uma maleta transporte, que facilita bastante. Também acompanham um carregador bivolt e um kit com ponteiras para a parafusadeira. O meu veio com 32 ponteiras, mas já vi outras que vêm só com dez.

Bateria com boa duração. A bateria pode aguentar de 3 horas até um dia inteiro, dependendo do uso. E a recarga é bem rápida, em uma hora ligada na tomada ela já fica com a carga completa.

Parafusadeira Bosch em ação Imagem: Roger Melo/UOL

Pontos de atenção

Não indicada para furar alvenaria. Apesar de funcionar também como furadeira, a GSR 1000 Smart não tem a função impacto (o famoso martelete). Por isso, ela não deve ser usada para furar paredes. O fabricante indica o uso apenas para madeira, metal, cerâmica e plástico.

Só usa brocas menores. Nesse modelo só dá para usar brocas de até 6 milímetros. Então se você precisar fazer um furo com uma broca maior, não vai conseguir encaixar no mandril.

Bateria fixa. A bateria é fixa na base, então quando ela acaba, você tem de parar o que está fazendo e colocá-la para recarregar. Existem outros modelos que a bateria desencaixa, aí você troca por outra cheia e continua usando enquanto deixa a anterior recarregando.

Quem pode gostar?

Isso vai depender do uso que você vai dar. Indicamos para você ter em casa e usar de vez em quando para montar ou desmontar algum móvel, prender uma prateleira ou um quadro na parede.

Eu já tive outra parafusadeira, que era mais fraca, e gostei bastante da GSR 1000 Smart. O torque dela é muito bom, vai deixar os parafusos bem firmes e economizar bastante seu tempo e as dores no braço que você teria se fosse apertar tudo na mão.

Porém, se você for utilizar profissionalmente para montar móveis, há outros modelos mais apropriados, com torque maior, bateria desencaixável e mandril compatível com brocas maiores. Confira alguns abaixo:

Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Testamos a parafusadeira Bosch: 'sem dor no braço e ainda economiza tempo' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Casa e Cozinha