Topo

'Leitura fácil e te prende': o que diz quem leu o livro 'Pessoas Normais'

Livro 'Pessoas normais' de Sally Rooney Imagem: Reprodução Amazon/ Giovanna.

Amanda Marques

Colaboração para o Guia de Compras UOL

04/08/2024 05h30

O primeiro amor entre dois jovens, embates de classes sociais e problemas familiares estão mesclados no livro '"Pessoas Normais", da irlandesa Sally Rooney. Para quem gosta de enredos com a promessa de fisgar os leitores, o Guia de Compras UOL encontrou o título com desconto de 27%, custando R$ 47,52 na Amazon.

Segundo a editora Companhia das Letras, a obra traz uma narrativa ágil do século XXI, envolvendo jogos de poder e de classe. Confira detalhes sobre a obra e o que diz quem já leu.

Por dentro da história

O romance de Sally Rooney acompanha a relação complexa dos jovens Connel e Marianne, que vivem no interior da Irlanda. Na escola, ambos vivem em cenários opostos: ele é popular e um dos melhores atletas do time de futebol e ela é solitária e reservada. Contudo, uma conexão profunda entre eles é desenvolvida.

Já universade em Dublin a vida dos personagens muda drasticamente. Marianne encontra seu lugar e se destaca socialmente, enquanto Connell sente muita insegurança. Assim, o enredo se desdobra em temas como identidade, dificuldades e desafios sociais, mas também aborda a profundidade de uma ligação entre os dois.

O que diz a Companhia das Letras

Gênero romance e ficção literária.

Possui 264 páginas.

1ª edição (30 setembro 2019).

Livro foi adaptado para uma minissérie lançada pela BBC e Hulu.

Disponível na versão kindle (R$ 18,95), audiolivro, capa comum e flexível.

O que diz quem leu

Com mais de 10 mil avaliações na Amazon, o livro tem a média de 4,4 estrelas (máximo de cinco). Os leitores elogiaram a escrita da autora e o enredo envolvente. Confira os comentários:

É um romance bem atual, retrata como complicamos tudo. Principalmente no ensino médio,nos colocamos em situações tão simples,mas a ansiedade a as paranoias da idade não permitem que sejam simples. É muito doloroso e ao mesmo tempo reconfortante ver como eles amadurecem ao longo das suas jornadas individuais ou não. Ao mesmo tempo que o livro é uma xícara de café quentinho, ele também um vento gélido e cortante. Vale muito a pena ler! Zoe.

Um dos melhores livros de romance moderno, na minha opinião. Pessoas normais segue a premissa do próprio título: um romance que conta a história de um casal "normal". Embora os assuntos sejam cotidianos, o amor entre Conell e Marianne não é algo comum. [...] Amo o jeito como a Sally Rooney toca na ferida de cada um e é abertamente sincera até nos defeitos dos personagens. Assisti a série antes de ler, e é impressionante como os atores conseguiram captar a essência dessas pessoas que se comunicam mal e de forma muito introspectiva. Luiza F.

Gostei bastante do livro, a leitura fácil e te prende. Terminei em 4 dias e fiquei com a sensação de "dever cumprido". É real que algumas pessoas têm o dom de mudar as outras e nos fazer bem de verdade. Acho que é um livro que vale a pena. Acredito que Connel e a Marianne, hoje, estão muito bem e felizes. Recomendo. Tracy Rocha

A escrita de Rooney é direta, concisa e carregada de emoção, criando personagens realistas e tridimensionais. Ela aborda as inseguranças e os conflitos internos de forma autêntica, fazendo com que os leitores se identifiquem e se conectem com as experiências dos protagonistas. "Pessoas Normais" é uma leitura envolvente que retrata com sensibilidade as lutas internas e externas enfrentadas pelos jovens adultos. Rooney nos lembra de que todos nós carregamos nossas próprias bagagens e que as conexões genuínas podem ser complexas e transformadoras. Este livro é uma exploração perspicaz e comovente das interações humanas, destacando a importância do amor, da amizade e da empatia na jornada da vida. Julia Dicarlo Braga

Pontos de atenção

Alguns leitores ainda comentaram que o livro 'Pessoas normais' proporcionou uma leitura cansativa e um desenvolvimento de história lento.

O livro em si tem uma boa edição, capa e diagramação de qualidade. Porém é uma leitura rasa, não prende, diálogos comuns e relacionamentos tóxicos em uma tentativa frustrada de não romantização. Não desenvolve a história, e quase nem termino de ler. Não me convenceu nem a tentar ler outros livros da autora. Pamella Barcelos

Um livro de desenvolvimento lento, não é uma leitura para todos, definitivamente. Eu pessoalmente gostei do livro, uma história muito interessante, mas se você não é acostumado com uma leitura mais monótona diria para pular para o próximo da lista. Maria

Não foi um livro que me prendeu muito, confesso que comprei pelo hype e de fato coloquei muitas expectativas. Talvez seja o fato de gostar mais de ler coisas irreais, acredito que esse livro seja uma realidade, nada de extraordinario acontece... só duas pessoas com falhas, traumas, medos, inseguranças, na incerteza da permanência na vida um do outro. Emily

Apesar de acompanharmos a transição de adolescência para vida adulta dos personagens, sinto a história um pouco cansativa, repetitiva, eles mudam, mas suas relações não mudam muito. [...] Não é uma leitura fácil, leve, ou simpática, porém bela. Camila Azambuja

Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Leitura fácil e te prende': o que diz quem leu o livro 'Pessoas Normais' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Livros