Samsung, LG e TCL: conheça quais são as novidades das smart TVs de 2024
Eduardo Bonjoch
Colaboração para o Guia de Compras UOL
05/08/2024 05h30
Os primeiros modelos da linha 2024 de smart TVs estão chegando agora ao mercado. Pelo menos três dos principais fabricantes, Samsung, LG e TCL, estão com novidades em aparelhos 4K de 50 polegadas, por exemplo, sonho de consumo de muitos brasileiros.
Além disso, a gigante chinesa Hisense também acaba de ingressar no setor de televisores, com produção no Brasil. Confira alguns detalhes das novidades e veja se vale a pena comprar agora.
- Processador AiPQ com AI, que otimiza brilho, contraste e nitidez de acordo com a imagem na tela;
- Roda o sistema operacional Google TV, evolução do Android, e vem com Chromecast integrado e controle remoto que aceita comandos de voz (Google Assistente);
- Dolby Vision/Atmos, para melhorar a imagem e a imersão sonora em conteúdos compatíveis;
- Três entradas HDMI, Game Master (para jogabilidade mais fluida), Game Bar (menu para jogos) e conectividade Bluetooth;
- Taxa de atualização de 60 Hz.
- Roda o sistema operacional Vidaa, também utilizado nas TVs Toshiba;
- IA para adaptação de profundidade, criando uma sensação de distância mais definida; e AI Sports, para melhorar o som e a imagem das partidas de futebol;
- Dolby Vision e HDR10+, com ajustes automáticos e contínuos de brilho, cores e contraste;
- Taxa de atualização de 60 Hz, três entradas HDMI e conectividade Bluetooth;
- Controle remoto com comando de voz e compatibilidade com Alexa.
- Processador com IA, que economiza energia;
- Roda o sistema operacional Tizen, oferece conectividade Bluetooth e traz Bixby e Alexa integrados;
- Com plataforma Gaming Hub, que dá acesso a jogos do Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now sem precisar de videogame;
- Três entradas HDMI e taxa de atualização de 60 Hz;
- Controle remoto com comando de voz e que funciona sem pilhas.
- Tecnologia QLED, com painel de pontos quânticos para um maior volume de cores;
- Processador com IA, que economiza energia;
- Roda o sistema operacional Tizen, oferece conectividade Bluetooth e traz Bixby e Alexa integrados;
- Taxa de atualização de 60 Hz com opção de tela super ultrawide;
- Menu de jogos e plataforma Gaming Hub, que dá acesso a jogos do Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now sem precisar de videogame, e três entradas HDMI;
- Controle remoto com comando de voz e que funciona sem pilhas.
- Tecnologia Nanocell, que deixa as cores mais puras (próximas às que vemos na vida real);
- Novo processador Alpha5 Gen7 com IA, que ajusta automaticamente o som e o brilho da imagem para uma melhor imersão;
- Sistema operacional webOS Re:New Program, com quatro atualizações em cinco anos;
- Três entradas HDMI, taxa de atualização de 60 Hz;
- Painel e otimizador de jogos com acesso a jogos na nuvem (Nvidia GeForce Now) e conectividade Bluetooth;
- Controle Smart Magic com comandos de voz (assistentes ThinQ AI e Alexa integrados) e suporte a Apple AirPlay 2.
O que mudou nas novas TVs?
Em geral, as TVs de 2024 básicas e de categoria intermediária, como os modelos acima, são bem parecidas com as do ano passado. O principal avanço está nos recursos de IA (inteligência artificial), que estão mais eficientes, até mesmo nos modelos mais baratos.
Na prática, são feitos ajustes cada vez mais precisos de brilho, contraste e nitidez de acordo com as imagens na tela (e as características do ambiente, dependendo da TV), e tudo de maneira automática.
Para economizar energia, por exemplo, o sensor das TVs 2024 da Samsung detecta o nível de iluminação da sala ou do quarto para regular melhor o brilho, diminuindo o consumo.
O segredo está nos processadores, que passam por atualizações praticamente anuais nas TVs dos principais fabricantes, e também melhoram a experiência smart e para jogar, segundo JC Rodrigues, professor de Plataformas Digitais e Comportamento do Consumidor na ESPM.
Com os processadores mais novos, a responsividade da TV melhora, proporcionando uma navegação mais rápida nos menus e uma resposta mais ágil ao trocar de aplicativos e fontes. Os serviços de streaming carregam mais rapidamente e funcionam de maneira mais suave, especialmente aqueles que demandam mais recursos, como jogos e aplicativos de realidade aumentada. JC Rodrigues
O processo de upscaling, que simula imagens 4K em conteúdos com resolução mais baixa, também vem melhorando nas novas TVs. Isso deixa a qualidade dessas imagens mais próximas a de uma atração original em UHD (Ultra High Definition).
Nas TVs 2024 da LG, vale destacar o sistema operacional webOS Re:New Program. Com ele, o consumidor terá direito a quatro atualizações em cinco anos, evitando que a plataforma fique ultrapassada.
É melhor comprar uma TV 2024 agora?
Com tantas opções, surge a dúvida: será que vale mais a pena comprar uma TV da linha 2024 ou investir em modelos anteriores?
Para Paulo Sérgio Correia, técnico em manutenção de TVs e projetores com 45 anos de experiência e diretor da Personal Video Service, a decisão entre comprar uma TV da linha 2024 ou um modelo anterior varia de acordo com o bolso e o nível de exigência de cada consumidor.
Não há grande benefício em comprar uma TV 4K moderna se as fontes de imagem que você mais usa ainda forem todas Full HD, como TV aberta, DVD e videogames antigos. Se você tem uma TV com anos de uso, certamente vai ficar muito satisfeito ao substituí-la por um modelo de 2022 ou 2023. E quase não irá notar diferença para o modelo do ano, como acontece com a maioria das pessoas. Paulo Sérgio Correia
Rodrigues, da ESPM, sugere fazer algumas perguntas antes de definir o televisor ideal.
O consumidor precisa saber como pretende usar a TV: em qual contexto, ambiente, finalidade e com que frequência. Assim, fica mais fácil descobrir se modelos não tão atuais, mas com preço atraente, serão capazes de entregar o que você precisa. JC Rodrigues
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.