Sem custar tanto, Galaxy Tab S6 Lite é honesto e tem plus de vir com S Pen
Rodrigo Lara
Colaboração para o Guia de Compras UOL
06/08/2024 05h30Atualizada em 06/08/2024 14h04
Originalmente lançado em 2020, o Galaxy Tab S6 Lite, da Samsung, ganhou uma nova versão em abril de 2024. O destaque dele é o preço atual: é possível comprá-lo por menos de R$ 2.000, valor abaixo da média de outros bons tablets do mercado.
O Guia de Compras UOL testou o aparelho por algumas semanas e detalha a seguir como foi a experiência. O modelo ocupa hoje a base da linha Galaxy Tab S, que contempla os tablets mais avançadas da marca.
O que gostei
Vem com capa magnética e caneta S Pen. O Galaxy Tab S6 Lite é vendido com os dois acessórios juntos, extremamente úteis. O que é ótimo, pois não será preciso gastar mais comprando os dois separadamente.
A S Pen abre uma grande gama de possibilidades de uso, que passam por permitir anotações escritas diretamente na tela do tablet e facilidade para desenhos. Ela também pode ser usada para simplesmente navegar por aplicativos e, o melhor, não precisa ser carregada na tomada para ser usada.
No caso da capa, além de ser fácil de ser instalada, ela permite que o tablet fique "em pé", com dois níveis de instalação. É algo útil para que ele possa ser utilizado junto com teclado e mouse e ainda na hora de assistir a vídeos.
Bom para estudo. A tela de 10,4 polegadas é boa para leitura, assistir a vídeos, navegar na internet e fazer anotações. Contudo, o desempenho, com o novo chipset o Exynos 1280, tem suas limitações para programas mais pesados.
Resistente e não esquenta. O Galaxy Tab S6 Lite usa uma construção robusta, com traseira e estrutura em alumínio, o que transmite uma dose extra de confiança em caso de impactos. Ao menos foi o que senti durante o uso. Outro ponto é que ele não esquentou demasiadamente, mesmo quando mais exigido ao rodar programas mais pesados.
Bateria dura mais de um dia. A Samsung afirma que a bateria do tablet permite 14 horas de reprodução de vídeo ininterrupta. Na prática, com uso frequente, observei que a bateria do tablet durou por mais de um dia.
Reprodução sonora. Tanto com celulares quanto com tablets, o ideal é sempre utilizar fones de ouvido na hora de assistir a vídeos ou ouvir música. Ainda assim, a qualidade sonora do Galaxy Tab S6 Lite é ótima e, por mais que os alto-falantes não sejam tão potentes, o sistema oferece sons claros e definidos em ambientes mais silenciosos.
Funciona com mouse e teclado. O Galaxy Tab S6 Lite é compatível com o Samsung DeX, um modo no qual ele se comporta de forma similar a um computador, com os apps sendo executados em janelas flutuantes. É útil para quando ele é usado com teclado e mouse.
Ele também é capaz de se integrar com outros dispositivos Samsung Galaxy.
Pontos de atenção
Bateria demora para carregar. Ele não oferece suporte a recarregamento rápido. Levar a bateria do 0 a 100% é algo que demora mais de duas horas. Então será preciso calcular bem os momentos em que você utilizará o tablet considerando esse tempo longo.
Não é ideal para games. Testamos títulos como "Diablo Immortal", "Genshin Impact" e "Asphalt 9" e, além de necessário usar configurações de qualidade visual mais baixas, também há queda notável de taxa de quadros. A tecnologia da tela também não é a mesma vista nos modelos mais avançados (e caros). Ou seja, a experiência de intensidade de brilho e cores ficam apenas na média.
Armazenamento. De fábrica, o Galaxy Tab S6 Lite vem com 64 GB de memória interna (há uma versão dedicada a estudantes com 128 GB), o que é bem pouco para os padrões atuais. Felizmente há a possibilidade de expandir esse armazenamento por meio de um cartão micro SD.
O que mudou para mim
Experimentar o modo Dex foi bem interessante e permitiu que eu usasse o tablet para trabalhar remotamente, usando um teclado e um mouse bluetooth como complemento. Geralmente, isso só seria possível de ser feito com um notebook, que invariavelmente seria um aparelho maior e mais pesado.
Em um dos testes utilizei o tablet para trabalhar fora de casa. Usei a suite Google Docs, navegador e aplicativos de integração corporativa, como o Slack. Tudo fluiu bem para esse uso.
Quem pode gostar
Por ser o modelo mais barato da linha Galaxy Tab S, é natural que ele "converse" mais com o bolso de quem quer um aparelho da linha gastando o menos possível. É um tablet, de fato, mais acessível.
No fim, o Galaxy Tab S6 Lite é um dispositivo útil, funcional para tarefas cotidianas e que conta com uma boa capa e a caneta S Pen. Não vai muito além disso, porém.
Ficha técnica
- Sistema operacional: Android 14 com One UI 6.1
- Tela: TFT LCD de 10,4 polegadas, WUXGA+ (1200 x 2000 pixels), 60 Hz de taxa de atualização
- Câmera traseira: 8 MP (grande angular)
- Câmeras frontais: 5 MP (grande angular)
- Bateria: 7.040 mAh
- Processador: Exynos 1280 (octa-core de 2,4 GHz)
- Armazenamento: 64 GB (aceita expansão com cartão microSD)
- Memória RAM: 4 GB
- Resistência à água: não possui
- Dimensões: 244,5 mm x 154,3 mm x 7 mm (A x L x P); 465 gramas
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.