Testamos o tênis Skechers Max Cushioning Elite 2.0: 'conforto é ponto alto'
Nos últimos três meses uma das minhas metas de saúde tem envolvido a prática da corrida. Ainda sou iniciante e faço curtas distâncias, mas já consigo sentir os frutos da atividade na liberação do estresse e sensação de limites do corpo ressignificados.
Como a fascite plantar (simplificando, inflamação aguda em parte do pé) às vezes marca presença, preciso ter cuidado redobrado ao usar um tênis. Por isso fiquei curiosa com o lançamento do Max Cushioning Elite 2.0 Feminino, da Skechers.
Segundo a empresa, ele foi criado com uma palmilha com infusão de cobre que melhora o amortecimento, além de manter os pés mais frescos durante o uso. Confira a seguir o teste completo e as minhas impressões.
O que gostei
Confortável demais. Usei o tênis com frequência nos últimos quase 45 dias, com uma média de 35 km rodados no processo de evoluir a prática da corrida. Logo nas primeiras vezes já percebi a sua leveza (o peso varia conforme a numeração; usei o tamanho 36) e a pisada fica bem suave, sem forçar nenhuma parte pontual do meu pé.
Mesmo nos dias em que a fascite plantar decidiu incomodar, o uso do tênis ajudou a dar um certo alívio ao caminhar e, principalmente, não agravou o problema.
Testei o Max Cushioning Elite 2.0 nas seguintes condições:
- Caminhadas de até 1h na rua em média de três dias por semana.
- Corridas de até 20, 25 minutos a cada dois, três dias semanais (parte do tempo caminhando e outra parte correndo; fui aumentando gradativamente esses intervalos para ganhar velocidade). Desse total, a maioria das atividades foi na esteira. Contudo, a melhor sensação de conforto que senti foi ao utilizar o tênis para correr e caminhar num parque. Pode parecer exagero para alguns, mas senti em alguns momentos que meus pés estavam flutuando diante do conforto e amortecimento. Ao longo de cerca de 40 dias, calculo ter corrido uma média de 30km, 35km.
- Dança de até 45 minutos de uma a três vezes por semana. Aproveitei algumas aulas da academia que frequento para testar o modelo também com essa atividade. Não é o objetivo do tênis, mas também senti o conforto dele nesse caso.
Estabilidade. Por ser um tênis mais robusto, ele envolve o pé como um todo. O lado bom é que não resulta naquela sensação de pés presos. Isso me deu segurança para usá-lo em diferentes atividades físicas. O cadarço também não desamarrou nenhuma vez em quase 45 dias de uso, o que é um bom sinal para quem vive precisando arrumar o tênis no meio da corrida.
Mantém os pés frescos. A gente sabe que usar tênis durante longos períodos, principalmente em dias quentes, pode gerar aquela sensação de "pé sufocado", que fica molhado com o suor. Não percebi isso em nenhum dos dias que usei. Para evitar essa questão, a empresa afirma ter colocado no modelo uma palmilha respirável, para deixar os pés mais secos e diminuir a chance de odores.
Tecnologias para diminuir o impacto. Segundo a Skechers, o modelo possui uma espuma perfurada criada para aumentar ainda mais a sensação de conforto, ventilação e o amortecimento durante o exercício. A tecnologia é chamada de Air Cooled Goga Mat.
Além dela, existe a NRT (Natural Rocker Technology), para que a transição do calcanhar para a ponta do pé consiga ser mais suave.
Pontos de atenção
É um tênis robusto, por mais que seja leve. Então ele vai sim chamar a atenção. Ele tem 19mm de altura e 7mm de drop — diferença entre a altura em que seu pé fica apoiado na base do calcanhar e a altura do apoio da planta do pé dentro do tênis.
Suja fácil. Eu amei as cores do modelo, mas elas são bem claras. Então é natural que ele fique sujo conforme o uso. Após correr no parque, por exemplo, ele ficou cheio de marcas marrons em sua estrutura. O lado bom é que, segundo a fabricante, é possível lavá-lo na máquina.
Preço. Tênis de corrida não são baratos. Com o Max Cushioning Elite 2.0 não é diferente. O preço sugerido da marca é de R$ 699,99. Não é dos mais caros nessa categoria, mas ainda exigirá um alto investimento. Ao menos, encontramos ele na faixa de R$ 450 em alguns revendedores online.
O que mudou para mim
O conforto é sem dúvida o ponto alto. Como sou corredora iniciante, o meu medo sempre foi o receio de investir caro num tênis que não me garantisse segurança para a prática.
Após quase 45 dias usando o modelo do teste com bastante frequência (quase todo dia; até mesmo em dias sem atividade física), sinto que o Max Cushioning Elite 2.0 me convenceu de que ele será um bom aliado nessa jornada me aventurando pela corrida e também poderá contribuir para que eu alcance os meus primeiros 5km correndo direto.
Me senti segura de usá-lo mesmo nos dias sem atividade física e por conta da inflamação gerada pela fascite plantar. Para ser sincera, foi o tênis que mais conseguir usar durante os dias de dores mais intensas.
Para quem vale a pena?
Basicamente, para pessoas que estão iniciando a prática da corrida e possuem um orçamento médio para investir num tênis para esse propósito.
Os meus testes foram focados em distâncias curtas, mas acredito que ele oferece sim um bom conjunto para quem está na fase de evoluir e correr maiores distâncias em um menor espaço de tempo.
Quer saber mais sobre produtos de beleza, de casa, eletrônicos e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol ???Testamos o Nimbus 26 da ASICS e podemos confirmar: a promessa de conforto é real! O modelo se destaca pelo seu design com base larga e a maciez na medida certa ?? Curtiu? Link na bio. #nimbus26 #guiadecomprasUOL #TikTokMadeMeBult #corrida #asics #tenisdecorrida #review ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.