Criar emoji e apagar pessoas em fotos: conheça recursos de IA do iPhone 16
Amanda Marques
Colaboração para o Guia de Compras UOL*
10/09/2024 05h30Atualizada em 11/09/2024 08h52
O pacote de recursos com inteligência artificial Apple Intelligence será lançado nos Estados Unidos no próximo mês a partir dos sistemas operacionais iOS 18.1 (iPhone), iPadOS 18.1 (iPad) e macOS Sequoia 15.1 (computadores da marca).
A atualização acontecerá primeiro nos Estados Unidos, no idioma inglês. Em dezembro, a IA chega na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido. Em 2025 o sistema receberá mais idiomas, como chinês, francês, japonês e espanhol. Não há previsão de suporte para português.
O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (9) como parte do evento "Its Glowtime", no Steve Jobs Theater, na Califórnia (EUA), onde também foram lançados os novos iPhones 16, Apple Watch Series 10 e AirPods 4, além da divulgação da data para liberar os novos recursos do iOS 18.
Os recursos de IA da Apple estavam limitados até então a uma versão beta para iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max, iPad e Mac com chip M1 e posterior.
O que é Apple Intelligence?
A Apple Intelligence é um sistema com recursos de inteligência artificial. Entre suas funções estão: gerenciamento inteligente de notificações, resumos automáticos de emails, criação de emojis, remover pessoas e objetos no fundo de imagens e uma assistente de voz (a Siri) com respostas mais naturais, que permitem compreender melhor os usuários.
A Apple também anunciou a integração do ChatGPT, famoso robô de conversas da OpenAI, para funcionar de forma integrada com a Siri e ferramentas de escrita em todo o ecossistema da Apple.
Há também o novo recurso Visual Intelligence, que dá aos usuário informações instantâneas sobre qualquer item que visualizar, sendo habilitado pelo novo botão de controle de câmera. Basta apontar a câmera para um folheto e detalhes como data e local são registrados automaticamente no celular.
No quesito privacidade, a empresa combina o processamento de IA nos dispositivos com o uso de computação em nuvem em situações específicas. Esse modelo ligado ao chatGPT é utilizado principalmente para tarefas que demandam mais dados.
Segundo a empresa, em ambos os casos existem camadas de segurança que mantêm a privacidade das informações de cada usuário.
Quais iPhones vão receber a IA?
iPhone 16
iPhone 16 Plus
iPhone 16 Pro
iPhone 16 Pro Max
iPhone 15 Pro
iPhone 15 Pro Max
Confira outros dispositivos da Apple que também vão receber a Apple Intelligence:
iPad Pro M4
iPad Pro M2
iPad Pro M1
iPad Air M2
iPad Air M1
MacBook Air M3
MacBook Air M2
MacBook Air M1
MacBook Pro M3/M3 Pro/M3 Max
MacBook Pro M2/M2 Pro/M2 Max
MacBook Pro M1/M1 Pro/M1 Max
iMac M3
iMac M1
M2/M2 Pro Mac mini
M1 Mac mini
Mac Studio M2 Max/M2 Ultra
Mac Studio M1 Max/M1 Ultra
M2 Ultra Mac Pro
*Com informações do MacRumors e The Verge.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.