Aprenda como fazer 'cura': método para a frigideira antiaderente durar mais
Julia Guglielmetti
Colaboração para o Guia de Compras UOL
11/09/2024 05h30
Suas panelas antiaderentes não vão durar para sempre. O revestimento da camada antiaderente costuma ter uma ótima performance no início, quando o utensílio ainda é novo, mas, com o passar do tempo, vai se perdendo. Por outro lado, há algumas ações e cuidados que precisam ser tomados para ajudar a estender a vida útil da sua panela.
Antes de tudo, se você quer ter uma utensílio durável, é preciso investir em modelos de boa qualidade. Dê preferência para o inox, em vez do alumínio. Recentemente comprei essa frigideira antiaderente da Electrolux:
- Feita aço inoxidável escovado;
- Tem fundo triplo, o que garante uma cocção mais uniforme;
- Pode ser levada ao forno até 180°C;
- Tem cabo de silicone.
Comece com a "cura"
A primeira coisa que deve ser feita assim que você compra a sua panela antiaderente é a "cura", que é um procedimento simples e rápido, que leva menos de dez minutos e só exige um pouco de óleo e um pedaço de papel-toalha ou pincel culinário.
- Primeiro, lave a sua panela com água e detergente, usando o lado macio da esponja, e seque muito bem;
- Em seguida, unte a parte interna da panela com um pouco de óleo de cozinha. Utilize um papel-toalha ou um pincel culinário para espalhar bem a gordura --que você vai perceber que vai ser quase todo absorvida;
- Leve ao fogo médio por três minutos, desligue o fogão e espere esfriar completamente;
- Lave novamente com água e detergente.
Esse processo potencializa a proteção e a durabilidade da camada antiaderente. É recomendado que seja repetido a cada três meses.
Outros cuidados
Além da cura, é extremamente importante tomar outros cuidados com a sua panela para que o revestimento antiaderente dure ainda mais:
- Sempre lave-a com o lado macio da esponja;
- Não use materiais abrasivos, como esponja de aço;
- Nunca use utensílios de metal para cozinhar com ela. Prefira os de silicone;
- Sempre cozinhe em fogo baixo e médio. A camada antiaderente não resiste às altas temperaturas;
- Não deixe-a pré-aquecendo sem óleo ou sem ingredientes dentro.
O que mudou para mim?
Eu só comecei a cozinhar de verdade há cerca de dez anos. Antes disso, eu diria que apenas sobrevivia na cozinha e nunca cuidei bem dos meus utensílios ou sequer me interessava em saber mais sobre isso. Até então, eu só tinha panelas baratinhas de alumínio e elas acabavam ficando desgastadas, riscadas e sem o revestimento antiaderente muito rapidamente.
Hoje eu faço questão de ter panelas e frigideiras boas e duráveis, que vão realmente me ajudar a preparar os alimentos e a realizar um cozimento mais certeiro. Por isso, abandonei o alumínio por completo e, hoje, basicamente só tenho itens de inox.
As panelas e frigideiras de aço inoxidável e com fundo triplo mantém a temperatura mais uniformemente, deixam a comida mais bem preparada e, claro, duram anos e anos.
Vou ser sincera, o antiaderente não dura para sempre, mas fazendo a cura e tomando os cuidados necessários, ele com certeza vai viver bem mais do que os das frigideiras baratinhas que eu comprava antes.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.