De castelo a casa flutuante: 10 hospedagens mega instagramáveis no Airbnb
Gabriela Erbetta
Colaboração para o Guia de Compras UOL
13/09/2024 05h30
Quem viaja quer fotos, e o Guia de Compras UOL fez uma seleção de casas altamente instagramáveis para aluguel no Airbnb.
Uma, por exemplo, é feita com terra de cupinzeiro e parece estar suspensa sobre a colina —olhando bem, o formato até que lembra o antigo avião 14 Bis. Outra está ancorada no meio de uma represa, como se fosse uma ilha deserta à espera dos visitantes.
Relacionadas
Nem a arquitetura medieval ficou de fora: construído na década de 1950, o castelo de paredes vermelhas próximo de Curitiba parece ter saído de um livro de contos de fadas.
Distribuídas por cidades de cinco estados brasileiros —São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina—, as casas receberam notas acima de 4,1 dos usuários do Airbnb, num máximo possível de 5. Os preços foram checados em 12/09/24, mas podem mudar conforma a data da reserva.
Mairiporã (SP)
Em forma de cúpula, o Domo da Mata oferece uma trilha sonora particular: o canto dos passarinhos, habitantes da vegetação que rodeia o chalé. Dentro de um condomínio fechado, tem varanda com banheira, chuveiro e rede suspensa.
Nota no Airbnb: 4,98
Palavra do hóspede: "Local exatamente como nas fotos! Tivemos a sorte de receber a visita de saguis durante o dia e à noite pudemos ver um gambá se alimentando da comida que deixamos na casa dos pássaros. Domo extremamente aconchegante, atendeu todas as nossas expectativas! Com certeza voltaremos ao local. Não sentimos falta de utensílios de cozinha, banheiro e chuveiro muito bons, cama confortável e banheira funcionando perfeitamente." (Eric, agosto de 2024)
Joanópolis (SP)
Construída com madeira de reflorestamento e abastecida com energia solar, a casa flutuante fica ancorada no meio das águas da Represa de Joanópolis. No deque que cerca a cabana há churrasqueira, guarda-sol e espreguiçadeiras.
Nota no Airbnb: 4,93
Palavra do hóspede: "Recomendamos fortemente, especialmente para quem quer se desligar do cotidiano. O silêncio, a paz, o balanço levinho das águas, tudo isso é um convite à contemplação e à renovação de espírito." (Ricardo, julho de 2024)
Bocaiuva do Sul (PR)
No Vale do Ribeira, a 42 quilômetros de Curitiba, o castelo erguido na década de 1950 tem seis quartos e seis banheiros para acomodar até catorze hóspedes. No interior, camas com dossel e mobiliário de madeira escura acompanham o estilo medieval.
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Nossa estadia foi ótima! Estávamos em catorze pessoas e todos gostaram muito de todo o espaço. O castelo é muito lindo e a cozinha bem servida de utensílios." (Maria, janeiro de 2024)
Garopaba (SC)
Empoleirada sobre as árvores, ao lado de um bosque e próxima de uma cachoeira, a cabana para até três pessoas tem vista para o mar. A hospedagem dá direito ao uso de jardim, deque, espreguiçadeiras, área para fogueira e bicicleta de spinning.
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Lugar aconchegante com uma vista incrível, ótimo para recuperar as energias. Recomendo!!" (Luiz Carlos, maio de 2024)
São José dos Campos (SP)
O domo geodésico próximo à cachoeira do Roncador recebe até quatro pessoas com uma cama de casal na sala e outra no mezanino. Entre as comodidades há lareira, ar-condicionado e banheira de hidromassagem.
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Ótimo lugar para casais, principalmente para quem busca contato com a natureza e paz." (Rogerio, agosto de 2024)
São Pedro (SP)
Em forma de triângulo, a Cabana Maitrî foi feita para acolher casais em clima de romantismo no alto da serra, a 9 quilômetros do centro da cidade. Da cama queen-size, no mezanino, é possível contemplar o nascer do sol.
Nota no Airbnb: 4,99
Palavra do hóspede: "A cabana é excelente, ótima para relaxar e curtir um visual incrível! Tudo muito organizado e de muito bom gosto. Super recomendo!" (Vanessa, agosto de 2024)
Paraty (RJ)
A arquitetura futurista da casa se integra à paisagem da Serra da Bocaina, a 10 quilômetros de Paraty, dentro de um condomínio com piscinas naturais formadas por cachoeiras. Com um quarto e duas camas, para até quatro pessoas.
Nota no Airbnb: 4,95
Palavra do hóspede: "Se você quer curtir Paraty com tranquilidade e paz, este é o local. Recomendo fortemente a experiência. Cozinha muito bem equipada e extremamente limpa, assim como o banheiro. Nos dias mais frios, leve casaco: a casa pode ficar bem fria." (Giulia, julho de 2024)
Itatiaiuçu (MG)
No meio do caminho entre Belo Horizonte e Inhotim, a Casa Igarapé foi construída com madeira, palha, aço, cobogós cerâmicos e terra de cupinzeiro, que confere um aspecto rústico ao local. Do lado de fora, parece estar suspensa no espaço.
Nota no Airbnb: 4,93
Palavra do hóspede: "Muito bom! Entrada tranquila, acomodação confortável, atendeu as expectativas. Lugar incrível para passar o fim de semana com tranquilidade. Cozinha equipada, deu para cozinhar todos os dias. Banheiro com água superquente, não passamos frio. Roupa de cama limpa e confortável. Jacuzzi funcionou perfeitamente. Para quem ama arquitetura, é um bônus!" (Laura, agosto de 2024)
Tapiraí (SP)
Cores, formas, decoração: difícil dizer o que é mais inusitado nesta casa, imersa em meio à vegetação da Mata Atlântica e próxima de várias cachoeiras. No espaço em forma de cúpula com 4 metros de diâmetro há quarto, banheiro e minicozinha.
Nota no Airbnb: 4,94
Palavra do hóspede: "Eu e meu namorado tivemos uma estadia maravilhosa! O local é perfeito para quem quer se desconectar da correria do dia a dia e se reconectar com a natureza, além de conseguir fazer muitas fotos lindas!! Conseguimos descansar a mente e aproveitar a tranquilidade ao máximo. O local é limpo, organizado e confortável, me senti acolhida." (Heloisa, agosto de 2024)
Ubatuba (SP)
O telhado de linhas curvas destaca-se na paisagem de Itamambuca, a cerca de 300 metros da praia. Das três suítes, duas têm banheira de hidromassagem. Na área externa ficam a churrasqueira a gás e uma pequena piscina aquecida, tipo spa.
Nota no Airbnb: 4,95
Palavra do hóspede: "Casa deslumbrante em uma bela área litorânea. Adoramos ficar lá!" (Amy, agosto de 2024)
Ao reservar uma hospedagem pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.