Como atualizar iPhone com iOS 18? Veja passo a passo e modelos compatíveis
Bruna Souza Cruz
Do Guia de Compras UOL
17/09/2024 09h00Atualizada em 17/09/2024 09h59
A Apple liberou ontem (16) a nova versão do sistema operacional do iPhone: iOS 18.
Com ele, os usuários dos modelos mais recentes da marca poderão customizar a tela inicial, esconder apps em uma pasta secreta e enviar mensagens mais interativas.
Como atualizar o iOS 18
Caso o seu celular não esteja com as atualizações automáticas ativadas, vá em:
Relacionadas
Ajustes > Geral
Atualização de Software. Informações sobre o iOS 18 aparecerão na tela.
Encontre a opção "Atualizar agora" e siga os passos seguintes exibidos no telefone.
Quais modelos não serão atualizados?
Modelos mais antigos não vão receber o novo sistema operacional. São eles:
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- Todos os anteriores
O que muda nos celulares?
A mudança não significa que os celulares mais antigos serão inutilizados.
O que ocorre é que esses iPhones não vão receber os novos recursos do iOS 18 e nem as atualizações de segurança do sistema. Eles continuarão funcionando normalmente com o iOS 17 e, com o passar dos anos, alguns apps podem parar de funcionar.
Recentemente, a Netflix divulgou, por exemplo, que vai deixar de atualizar o seu aplicativo em celulares da Apple com a versão iOS 16.
Por que Apple não lança o iOS para todos os iPhones?
A empresa informou a Tilt, em uma conversa exclusiva realizada no ano passado, que diferentes fatores são levados em consideração nesse processo, como:
- Dar suporte para que o máximo possível de usuários possam ter a melhor qualidade em termos de tecnologia;
- Garantir a melhor experiência do consumidor que usa um iPhone;
- Manter a segurança de atualizações do dispositivo.
Além do aspecto de software, os componentes de hardware do smartphone também entram no processo de decisão, disse a Apple, pois o sistema operacional é como se fosse um cérebro, que faz tudo funcionar no celular, mas depende dos novos componentes integrados ao dispositivo.
Sabe-se que processadores atuais, por exemplo, conseguem executar trilhões de operações por segundo, um volume muito superior aos chips de cinco, dez anos atrás — nos últimos anos, o processador da Apple também ganhou integração com inteligência artificial para executar tarefas cada vez mais rápidas.
As baterias também são peças físicas que ficam para trás com o passar do tempo. No caso do iPhone, o iOS é desenvolvido e otimizado para consumir menos energia a cada geração.
Meu iPhone é antigo. O que fazer?
Se você não quer esperar a chegada do iPhone 16 no Brasil, mas já pensa em investir em um celular com a certeza de que ele receberá atualizações de sistema por alguns anos, encontramos alguns modelos com descontos hoje:
*Com texto publicado em 9 de setembro de 2024
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.