Mite Cleaner: aspirador antiácaros da WAP melhorou minhas crises de rinite
Desde que me lembro por gente, sofro bastante com alergias respiratórias, então vivo uma batalha eterna para respirar melhor. Meus grandes inimigos são, na verdade, microscópicos: os ácaros. Eles vivem na poeira e podem desencadear tosses, espirros, coceira na garganta e disparar crises de rinite, sinusite e asma.
Recentemente, encontrei um aspirador portátil que promete ajudar a combater esses microrganismos. É o Mite Cleaner, da WAP, que vibra e emite luz UV, para remover a sujeira invisível que se acumula profundamente na cama, nos travesseiros e no sofá. E ele está em promoção, com 27% de desconto.
Nossos testes
O Mite é pensado para uso em itens que temos contato direto no dia a dia, especialmente os de tecido e estofados, que acumulam mais poeira e ácaros. Quem é alérgico precisa ter cuidado redobrado com a higienização.
Utilizei o pequeno aspirador regularmente (pelo menos duas vezes na semana) por cerca de um mês, em coisas como:
- colchão
- sofá
- travesseiros
- almofadas
- mantas
- cobertores
- tapetes
É bem simples de usar, basta plugar o aparelho na tomada, apertar o botão de ligar e passar lentamente sobre o que quiser. Deve-se aplicar certa força para baixo, como se fosse um ferro de passar, para que todas as rodinhas toquem a superfície — o que ativa a vibração e a luz UV.
O que mais gostamos
Várias funções. Aspira, vibra e emite luz UV. A tecnologia ultravioleta é germicida e esterilizante, capaz de matar microorganismos que causam doenças e alergias, como fungos e bactérias, além dos ácaros. Não tenho como comprovar que isso de fato aconteceu, mas é um recurso bem-vindo.
Vibração. Dois pads que vibram na parte debaixo do aparelho ajudam a soltar e "levantar" a poeira que está mais profunda e impregnada nos tecidos e estofados. Segundo a empresa, ele limpa até 2 cm de profundidade.
Remove muita poeira. Logo nas primeiras passadas, dá para ver uma sujeira que você nem imaginava estar ali sendo sugada. É impressionante a quantidade de pó cinza, bem fino e denso, que sai do nosso colchão, travesseiro ou edredom. Na verdade, é uma combinação de poeira, células mortas da nossa pele (e dos pets, no meu caso), ácaros e seus excrementos.
Fato curioso: segundo estudo da Unicamp, o colchão é o local com a maior concentração de ácaros em uma casa, seguido pelo sofá e tapetes. Em um colchão usado pode haver mais de um milhão de ácaros; após dois anos, um terço do peso do travesseiro é formado por essas criaturas.
400 watts de potência. Para um aparelho compacto, isso é potente. Dá até pra sentir ele puxando tecidos (como manta do sofá, lençol da cama ou tapete) com essa força.
Dois filtros. O sistema de filtragem é duplo, sendo a primeira camada um filtro metálico, chamado filtro SS, que pega as partículas maiores (como farelos, emaranhados de poeira e pelos de animais). Dentro dele, há um filtro HEPA, que retém a poeira mais fina e também impede que elas voltem pro ambiente no ar que sai do aspirador.
Fácil limpeza. O reservatório de sujeira é pequeno mas, considerando que vai aspirar só poeira, é um bom tamanho. É simples abrir para esvaziar, basta desencaixar as partes e limpar usando a escovinha inclusa ou passar tudo na água corrente. A caixa também inclui duas unidades extra do filtro HEPA, para ser substituído quando estiver desgastado.
Pontos de atenção
Melhor em superfícies planas. A aspiração fica ligada o tempo todo, mas a função vibratória e a luz UV funcionam melhor em lugares mais retos e densos, como o colchão e o sofá, pois depende que todo o aparelho esteja fazendo contato com a superfície. Em almofadas ou áreas enrugadas elas nem sempre são ativadas (é preciso pressionar bem). Para higienizar uma cortina, por exemplo, o ideal é colocá-la sobre uma superfície, para usar todo o potencial do aparelho. É um sistema de segurança, para evitar que a luz atinja a pele ou os olhos de alguém.
Tem fio. Ele não tem bateria embutida, então o cabo de energia precisa estar ligado na tomada durante todo o tempo de uso. Mas ele é bem longo, com 3 metros e meio, então há bastante mobilidade para aspirar a cama ou o sofá.
Não é bivolt. Verifique a voltagem antes de comprar o produto, é preciso escolher 110V ou 220V.
Não substitui o aspirador de pó comum. A proposta do produto não é de aspirar o chão da casa, mas sim de ser um complemento para uma limpeza mais profunda de tecidos e estofados. Ele não é ideal para resíduos maiores de sujeira — sobre farelos, por exemplo, é preciso passar algumas até sugar tudo.
Para quem vale a pena
O Mite Cleaner, da WAP, consegue fazer uma limpeza profunda em coisas que usamos bastante no dia a dia e nem percebemos que estão sujas. É levemente assustador ver a quantidade de resíduos que ele retira da nossa cama.
Apesar do estranhamento, o acúmulo de poeiras e ácaros é um processo normal, que não tem como ser evitado — mas pode ser reduzido, principalmente por quem sofre de alergias respiratórias (meu caso).
Por isso, este aspiradorzinho se tornou um ótimo aliado na minha casa. Ele remove muito da sujeira que não sai só passando um pano, e também os pelos de gato que grudam na roupa de cama e no sofá. O curioso é que o aparelho me fez criar o hábito de aspirar esses locais com maior frequência.
Com seu uso constante, deu pra perceber que o ambiente ficou mais limpo e minhas crises de rinite diminuíram, com menos espirros e menos tosse. Para mim, foi transformador.
Também pode ser uma boa opção para quem tem crianças pequenas, mais sensíveis a alérgenos. É um produto com potencial de levar mais qualidade de vida para muita gente.
Só é preciso pensar se, para sua casa, faz sentido investir em um segundo equipamento, já que ele não substitui o aspirador comum.
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.