Ecológico e sem alergia: testei absorvente orgânico e redescobri meu corpo
Rebecca Vettore
Colaboração para o Guia de Compras UOL
25/09/2024 05h30
Vamos combinar que a vida de pessoas que menstruam não é fácil —e eu não sou exceção. É cólica, indisposição, dor nas costas, mau-humor e, para completar, aquele desconforto ao usar absorvente. Desde quando comecei a menstruar, me habituei a comprar o mesmo modelo: externo, feito de plástico e cheio de odores artificiais.
Cansada de utilizar esse tipo de produto, resolvi procurar um modelo alternativo e achei o absorvente externo da Amai. Feito de algodão orgânico, ele não marca a roupa e ainda tem uma pegada ecológica, já que, após o descarte, ele se decompõe mais rápido do que os modelos convencionais.
O produto é vendido em quatro formatos:
- Protetor Diário, com 15 cm de comprimento e sem abas, para fluxo leve (até 5 ml)
- Protetor Diário Max, sem abas, com 18 cm de comprimento e com capacidade de absorver até 10 ml
- Absorvente Fluxo Regular, com abas, 24 cm e capacidade de absorver até 60 ml
- Absorvente Fluxo Intenso, com abas, 29 cm e absorção de até 80 ml
Para o Guia de Compras UOL, testei a versão Fluxo Regular, com embalagem que vem oito unidades.
O que gostei
Confortável. Fino e com um bom encaixe, o absorvente se adequa muito bem entre a calcinha e a região íntima. Também não marcou nem quando eu usei calça legging.
Ecológico. Feito com algodão orgânico e celulose, não leva aditivos químicos e, uma vez descartado, vai de decompor em apenas seis meses, segundo o fabricante —muito mais rápido do que os modelos convencionais, que podem levar até 400 anos. Também não gera microplásticos após sua decomposição.
Hipoalergênico. Por não ter cheiro, corantes e outros componentes químicos, não senti incômodo ou coceira em ficar com o absorvente, mesmo após muitas horas de uso.
Seca rápido. Com uma absorção rápida, não senti a região íntima úmida, mesmo nos dias com mais fluxo.
Tempo de uso. Com a rápida absorção, consegui ficar por cerca de seis horas com absorvente nos dias com menos fluxo. Nos dias de maior fluxo, fiquei entre três e quatro horas.
Pontos de atenção
Preço. Mais caro do que os absorventes comuns, dependendo da sua condição financeira, adquirir o produto todo mês pode pesar no orçamento.
Abas. Essa versão não tem abas que ficam grudadas na calcinha por muito tempo.
O que mudou para mim
Depois que comecei a usar o absorvente da Amai, minha relação com a menstruação mudou bastante. Após quase duas décadas usando absorventes feitos com camadas de plástico, eu nem sabia direito qual era a cor ou o cheiro da minha menstruação, além de ficar incomodada com o tamanho e com a marcação que eles deixavam na roupa.
A transição para o produto da Amai me fez descobrir mais sobre o meu próprio corpo e me acostumar com essa realidade. Hoje, consigo me sentir mais confortável usando absorvente.
Para quem é esse produto?
Indico o absorvente da Amai para quem gosta de conforto, quer ter uma nova relação com sua menstruação e ainda deseja ajudar o meio ambiente. Também pode ser interessante para quem tem pele sensível e alergia aos absorventes comuns, já que ele não tem corantes nem fragrâncias.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.