Xiaomi 14T chega ao Brasil com câmeras avançadas e muita IA; veja preço
Na semana passada, a Xiaomi lançou em Berlim, na Alemanha, três novos smartphones: 14T, 14T Pro e o dobrável MIX Flip. O primeiro —e provavelmente único— a chegar ao Brasil é o 14T. Ele já está à venda por R$ 5.999,99 nos canais da marca chinesa e em varejistas parceiros.
Entre seus destaques, estão os recursos de fotografia, principalmente as câmeras com qualidade Leica, marca alemã centenária que é referência no ramo. Também há um grande pacote de inteligência artificial, seja para processamento e edição de imagens ou para tarefas do dia a dia, incluindo o Google Gemini e o tradutor de conversas.
Quem comprar o aparelho recebe 100 GB de Google One por seis meses e três meses de YouTube Premium.
O que o 14T tem de bom?
O Xiaomi 14T é considerado pelo mercado como "quase top de linha", trazendo recursos avançados, mas com algumas concessões de hardware. Ele chega para concorrer com modelos S24, da Samsung, e Edge 50, da Motorola.
O Guia de Compras UOL teve acesso antecipado ao 14T, desde o lançamento em Berlim. Confira a seguir nossas impressões sobre o novo celular.
Câmeras versáteis. São três lentes traseiras desenvolvidas pela empresa Leica:
- Grande angular 50 MP (principal)
- Teleobjetiva 50 MP (zoom óptico 2x e digital 20x) - sensor para aproximar objetos e pessoas mais distantes
- Ultra angular 12MP - ajuda a registrar cenas com o campo de visão mais amplo
O conjunto oferece quatro distâncias focais, entre 15 mm e 100 mm (0.6x, 1x, 2x e 4x), que são bem versáteis para diferentes cenas e situações. Achei bonito o equilíbrio de cores, contraste e textura das fotos.
Lembrando que não é só o número de megapixels que importa para uma boa foto. A claridade e construção das lentes, o tamanho do sensor, o processamento da imagem e outros detalhes fazem muita diferença.
Boa parceria com a Leica. Toda a óptica foi desenvolvida pela empresa alemã, com lentes Summilux, que são boas para condições de pouca luz. Ela também incluiu no aparelho seus estilos fotográficos (chamados vibrante e autêntico), uma estética especial para o modo retrato, filtros, marca d'água e até um som de obturador de câmeras antigas.
A parceria da Xiaomi com Leica não é novidade, esteve presente em seus modelos mais avançados nos últimos dois anos, mas nenhum deles chegou oficialmente à América Latina devido a restrições comerciais. Esse lançamento amplia os recursos fotográficos, fortalece o aspecto de qualidade das lentes dos celulares da marca e é uma estreia no Brasil.
Berlim é uma cidade um pouco "escura", mas com muita arte urbana colorida e locais históricos cheios de detalhes. Os dias nublados prejudicaram um pouco minha experiência fotográfica, mas os resultados, no geral, foram bem satisfatórios em diferentes condições de luz.
A câmera de selfie, com 32 MP, também entregou boas fotos.
Processamento de imagens. O aparelho conta com a Xiaomi AISP, uma plataforma computacional de fotografia com inteligência artificial. A promessa é de levar mais nitidez, claridade e cores vibrantes às fotos, principalmente as noturnas, além de permitir o formato Ultra HDR e aprimorar o modo retrato, com o novo estilo Master Portrait.
Na prática, vi um bom alcance dinâmico (capacidade de registrar áreas mais claras e mais escuras em uma imagem, seja em foto ou vídeo, com detalhes e fidelidade). A noite parece noite, com céu escuro e luzes bem definidas. Já os retratos ficam com camadas de desfoque mais bonitas e naturais, em diferentes distâncias focais.
Modo filme. Há uma nova aba para gravação de vídeo, com possibilidades mais cinematográficas, incluindo desfoque de fundo (Cinematic Blur) e troca de foco entre as pessoas de uma cena (Rack Focus). Já o Modo Diretor permite um controle mais avançado, com suporte a gravação 4K a 30 FPS (quadros por segundo) e formato log (melhor para pós-produção).
Muita IA. O aparelho vem recheado de inteligência artificial do Google, incluindo recursos como:
- Assistente Gemini (para pedidos e conversas por texto, voz ou imagem)
- Circule para pesquisar (facilita buscas no Google)
- Intérprete (traduz conversas e palestras em tempo real)
- Transcrição de áudios
- Resumo e formatação de textos
- Apagador de objetos, editor de céu e mais funções para edição de imagens.
Para reforçar a parceria, o Xiaomi 14T vem com 100 GB de armazenamento em nuvem do Google One por seis meses e três meses de YouTube Premium.
Tela. De 6,67 polegadas com tecnologia AMOLED CrystalRes, com resolução de 1,5K (2712 x 1220), densidade de pixels de 446 ppi, taxa de atualização de até 144 Hz e brilho máximo de 4000 nits.
Existe um recurso de IA que ajusta a temperatura da cor e o brilho do display com base no seu uso e na hora do dia. Uma boa tela, bem brilhante e responsiva e que deve dar conta de jogos, mas ainda não tive a oportunidade de testar.
Processador. MediaTek Dimensity 8300-Ultra com litografia de 4nm. No meu uso, rodou bem, sem travamentos ou grandes aquecimentos, mesmo com um acionamento intensivo das câmeras. Testei a versão com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno, que é o maior possível.
Design. Segue o padrão Xiaomi, mais minimalista elegante. A moldura é de plástico e a traseira é de vidro com textura e brilhos sutis que lembram metal.
Cores. Chega ao Brasil nas opções titan black (preto) ou titan gray (cinza). Em outros países, há azul e verde limão.
Bateria. 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W.
Resistência. IP68 contra água e poeira.
Ficha técnica Xiaomi 14T
Processador: MediaTek Dimensity 8300-Ultra
Memória RAM: até 12GB
Armazenamento interno: até 512GB
Sistema operacional: Xiaomi HyperOS
Câmeras traseiras: wide 50 MP (23mm f/1,7); telephoto 50 MP (50mm f/1.9 - 2x zoom óptico 20x zoom digital); ultrawide 12MP (15mm f/2.2)
Câmera selfie: 32MP
Bateria: 5000mAh; carregamento rápido 67W
Resistência: IP68
Dimensões: 16,05cm x 7,51cm x 0,78cm
Peso: 195g
Veja outros modelos da marca que estão com desconto hoje:
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.